Comer Tarde da Noite Faz Mal ao Aprendizado e a Memória, Mostra Estudo

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você é daqueles que enrola e vai jantar tarde ou que não resiste e assalta a geladeira antes de dormir? Pois saiba que hábitos desse tipo não fazem muito bem. É que de acordo com um estudo feito por um professor da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, comer tarde da noite, quando deveria estar dormindo, pode trazer prejuízos ao aprendizado e a memória.

Veja também: O Que Comer Antes de Dormir: 9 Alimentos Para Evitar

O professor de psiquiatria da instituição de ensino americana, Christopher Colwell, responsável pela pesquisa e seus colegas especialistas fizeram a descoberta ao estudarem o funcionamento do relógio biológico. O experimento que fez com que a equipe chegasse a essa conclusão foi feito com ratos, mas segundo o professor Colwell, os princípios gerais observados nos animaizinhos também podem ser aplicados a pessoas.

Durante o estudo, os cientistas dividiram os ratinhos em dois grupos. Enquanto um deles comia no horário habitual, o outro se alimentava no período em que normalmente estaria dormindo. Os dois grupos de ratos receberam a mesma quantidade de comida e dormiram o mesmo número de horas, apenas fizeram essas atividades em horários diferentes.

Depois de algumas semanas dessa primeira etapa, os animaizinhos foram submetidos a testes de aprendizado. Foi aí que os estudiosos perceberam que aqueles que tinham se alimentado no horário em que deveriam estar dormindo tiveram a capacidade de lembrar o que tinham acabado de aprender severamente comprometida, apresentaram maior dificuldade para reconhecer um novo objeto e sofreram mudanças no hipocampo, uma região do cérebro envolvida no aprendizado e na memória.

O pesquisador explicou que apesar das exigências e os horários malucos de trabalho que os tempos modernos demandam de grande parte das pessoas, o corpo humano ainda precisa trabalhar de acordo com determinado ciclo para permanecer saudável.

“Nós temos essa ilusão que podemos trabalhar a qualquer hora e parte disso significa comer a qualquer hora. Mas os nossos sistemas biológicos não funcionam dessa maneira. Eles trabalham tendo como base um ritmo diário”, afirmou o professor.

Ainda de acordo com o professor Colwell deixar o ciclo natural do corpo desregulado traz outros prejuízos à saúde como o surgimento de diabetes do tipo 2 e problemas no sistema imunológico.

Para ele é importante lembrar que o organismo humano foi desenvolvido para trabalhar em determinado ritmo. O professor também ressaltou que trabalhar em um ambiente em que o relógio biológico é constantemente exposto a desregulações é sinônimo de problemas.

Tomemos o exemplo de quem trabalha em turnos. Depois de certo tempo, o corpo até se acostuma ao novo horário, no entanto, o efeito que ocorre quando a pessoa volta ao horário normal em seus dias de folga ou nos finais de semana, é bastante negativo. Segundo o professor, o trabalho em turnos está ligado a problemas de saúde como fadiga, depressão, doenças cardiovasculares e câncer.

O que você fica mais tentado a comer de noite? Já notou algum prejuízo para sua saúde ou performance no trabalho ou estudo, ligado a esse ataque à geladeira? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário