Comida mexicana engorda? Calorias e dicas

Especialista da área:
atualizado em 01/06/2021

Embora a comida brasileira seja saborosa, algumas pessoas também gostam de culinárias de outros países, como a comida japonesa, italiana ou mexicana, por exemplo. Você é fã da última e está preocupada com o ganho de peso? Então, vamos entender se a comida mexicana engorda.

  Continua Depois da Publicidade  

O total de calorias da comida mexicana engorda?

Calorias - Comida mexicana engorda?

Em primeiro lugar, para começar a analisar se a comida mexicana engorda, vamos conhecer as calorias dos alimentos que podemos encontrar em um restaurante mexicano. Por exemplo:

  • Guacamole (genérico): 157 calorias em 100 gramas ou 366 calorias em uma xícara.
  • Tortilha de trigo integral (genérica): 92 calorias em uma tortilha de 35 gramas ou 263 calorias em 100 gramas.
  • Tortilha de milho (genérica): 94 calorias em uma tortilha grande de aproximadamente 20 cm de diâmetro ou 218 calorias em 100 gramas.
  • Burrito de frango com requeijão (marca Nacho Loco): 217 calorias em uma porção de 113 gramas.
  • Mini tacos de carne ou de frango (marca Nacho Loco): 106 calorias em uma unidade de 50 gramas.
  • Burrito de costelinha com barbecue (marca Nacho Loco): 319 calorias em um burrito de 130 gramas.
  • Burrito Supreme Beef (marca Taco Bell): 408 calorias em uma unidade de 224 gramas.
  • Taco ou tostada de frango, queijo, alface, tomate e salsa (genérico): 142 calorias em um taco ou tostada, 180 calorias em 100 gramas e 220 calorias em uma xícara.
  • Nachos com carne de vaca e queijo (genérico): 306 calorias em uma xícara.
  • Quesadilla com carne de aves e queijo (genérico): 563 calorias em uma quesadilla de 184 gramas.
  • Cheese Quesadilla (marca Taco Bell): 432 calorias em uma unidade de 135 gramas.
  • Nachos de frango ou peru e queijo (genérico): 249 calorias em uma xícara ou 538 calorias em um pedido.
  • Enchilada com carne de vaca, feijões e queijo (genérico): 231 calorias em uma enchilada de 129 gramas ou 383 calorias em uma xícara.
  • Enchilada com queijo (genérico): 319 calorias em uma enchilada.
  • Nachos com carne de vaca, feijões, queijo e creme azedo (genérico): 525 calorias em uma xícara ou 1598 calorias em um pedido.
  • Enchilada com carne de vaca: 213 calorias em uma enchilada ou 114 gramas ou 400 calorias em uma xícara.

Então, o que podemos concluir com essa quantidade de calorias?

Não submetemos os pratos acima a análises para checar as suas calorias. Só reproduzimos as informações nutricionais disponíveis em bancos de dados. Portanto, os valores são apenas uma estimativa, para nos dar uma ideia se a comida mexicana engorda.

Aliás, a ideia de que as quantias são uma estimativa é reforçada pelo fato de que cada prato mexicano pode trazer variações e levar diferentes ingredientes. Como resultado, cada versão pode apresentar um valor calórico diferente.

De qualquer maneira, o que podemos concluir com o número de calorias que se estimou é que, para não ganhar peso, é preciso ter moderação com a comida mexicana. Afinal, alguns pratos podem ser bem calóricos e justificar a ideia de que a comida mexicana engorda.

As melhores e as piores alternativas de comida mexicana para a dieta

Boa parte dos pratos mexicanos são preparados com óleo, banha e sal e aparecem cheios de queijo e creme azedo (sour cream). Assim, é possível consumir a cota de um dia inteiro de calorias, gorduras e sódio em uma única refeição mexicana.

Isso não ajuda em nada, pelo contrário, atrapalha a vida de quem quer perder ou controlar o peso corporal. Então, podemos bater o martelo e dizer que comida mexicana engorda?

  Continua Depois da Publicidade  

Não necessariamente, pois existem alternativas mais saudáveis dentro da culinária do país. Pensando nisso, veja as melhores e as piores opções de comida mexicana.

No grupo das piores estão:

  • Burritos deluxe. Ou seja, com muitas porções de arroz, feijão e carne, cobertos por conchas de queijo e creme azedo e embalados em uma tortilha gigante.
  • Feijões incrementados com banha.
  • Salada de taco que vem com uma base frita, carne, queijo e creme azedo.
  • Quesadilla com uma pilha de carne e queijo, tortilhas enormes de farinha e conchas de guacamole, creme azedo e salsa.
  • Nachos.

Por outro lado, no grupo das melhores aparecem:

  • Tacos, menores em tamanho que outros pratos mexicanos, recheados com frango grelhado ou peixe grelhado em uma tortilha de milho assada, sem chorizo ou carnes fritas.
  • Feijões pretos dentro do taco ou como acompanhamento de outros pratos.
  • Sopas, como o caldo de camarão, com feijão preto, camarão e tortilha de frango; ou pozole, um guisado com vegetais, carne de porco e canjica.
  • Ceviche, peixe marinado com suco de limão, cebola, tomate e coentro.
  • Fajitas com fontes magras de proteínas como peixe ou frango e muitos vegetais.
  • Enchiladas de vegetais ou de frango sem muito queijo ou molhos com creme.

Guacamole

Guacamole - Comida mexicana engorda?

O guacamole sozinho, feito à base de abacate, que é uma reconhecida fonte de gorduras boas, também é uma opção saudável da culinária mexicana.

Tanto que ele foi citado como um dos pratos que os nutricionistas pedem quando vão comer comida mexicana. As gorduras do guacamole podem ajudar a saciar a fome antes do jantar.

Entretanto, acompanhe o guacamole com vegetais e não com chips. Além disso, controle a porção, para não se entupir de gorduras e calorias.

Burrito com vegetais

Outra opção é o burrito com vegetais. Ele é uma ótima alternativa para quando a pessoa está muito faminta, pois vem cheio de vegetais ricos em fibras, nutriente que contribui com a saciedade.

Além disso, o burrito com vegetais deve ser acompanhado de arroz integral no lugar do arroz branco e de feijão preto em substituição ao feijão incrementado com banha.

  Continua Depois da Publicidade  

Salada mexicana

Uma salada mexicana composta por uma base de verduras e frango grelhado pode ser uma boa opção para o lugar de carne bovina e feijão ou arroz (somente um dos dois para diminuir o teor total de carboidratos).

Além disso, entre as opções de acompanhamento – guacamole, queijo, molho e creme azedo – escolha apenas duas. Menos acompanhamentos = menos calorias.

Peça para o garçom ou garçonete colocar os acompanhamentos ao lado do prato, para que possa controlar a quantidade que colocará na sua salada.

Entender se a comida mexicana engorda não basta

Quem quer perder peso ou manter o peso sob controle para não engordar não pode preocupar-se somente com a comida mexicana, pois outros fatores também importam.

É preciso garantir que a sua dieta como um todo seja saudável, equilibrada e nutritiva, sem exagerar na quantidade de calorias por dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Para isso, vale a pena contar com o acompanhamento de um bom nutricionista, que saberá indicar uma dieta para atingir os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo necessita para funcionar direitinho.

Vídeo

Você também gosta da culinária oriental? Então, aprenda com a nossa nutricionista se a comida japonesa engorda!

Fontes e referências adicionais

Você costuma comer comida mexicana? Acha que ela te engorda? Então, comente abaixo:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário