Quem deseja construir músculos no corpo provavelmente deseja fazer isso de maneira equilibrada e uniforme, sem desenvolver uma área mais ou menos do que a outra, de modo que o corpo não adquira uma aparência desproporcional.
Porém, malhar as pernas e o glúteo vai muito além das questões ligadas à estética, pois este treino permite uma melhoria da funcionalidade e do condicionamento físico. Então, independentemente de qual seja seu objetivo, o treino dos membros inferiores é fundamental.
Entretanto, na hora de programar os treinos da semana, podem surgir dúvidas a respeito da melhor forma de dividir o treinamento dessas regiões. Por exemplo, você sabe como dividir o treino de pernas e glúteos durante a semana?
Quando trabalhar a parte inferior do corpo uma vez por semana não é suficiente
Se o objetivo é o crescimento muscular nas regiões dos quadríceps e dos isquiotibiais (posteriores das coxas), que se localizam nas pernas, e também da região dos glúteos, pode ser necessário malhar estas partes inferiores do corpo duas vezes por semana.
Trabalhar os quadríceps um pouco mais forte em um treino, os glúteos e os isquiotibiais no outro, e adicionar uma certa variedade de exercícios, pode promover uma mudança necessária na rotina, aliviando a monotonia física e mental, além de construir os músculos com tempo de recuperação mais viável.
Para quem não deseja aumentar a quantidade de dias para treinar os membros inferiores, o conselho é alternar esses treinos dentro do dia já agendado para o treino de perna. Por exemplo, em uma semana a pessoa trabalha mais os quadríceps, e na outra, ela foca mais nos glúteos e nos isquiotibiais.
O treino de pernas e glúteos deve ser separado?
Alguns exercícios como o agachamento e a passada utilizam toda a região inferior, incluindo os glúteos e os músculos das pernas, como os quadríceps e posteriores de coxa, o que dificulta dividir esses exercícios em uma série de glúteos ou pernas, já que eles trabalham ambas as regiões.
Muitos instrutores e especialistas não usam mais o conceito de trabalhar um músculo em especial, mas sim trabalhar em movimento.
Dentro dos membros inferiores, o que se tem em relação ao movimento é uma prioridade de joelho e uma prioridade de quadril. Uma prioridade de joelho clássica é o agachamento, e uma prioridade de quadril seria um exercício stiff, por exemplo.
Se a pessoa malha pesado, não é recomendado fazer muitos treinos por semana. O ideal seria fazer no máximo dois ou três treinos de membros inferiores, distribuí-los ao longo da semana e priorizar a área que a pessoa mais queira desenvolver. E esses treinos devem acontecer em dias alternados, não em dias consecutivos.
Porém, para que ocorra a hipertrofia (ganho muscular), o treinamento semanal não pode ser executado de maneira exagerada para não prejudicar a recuperação dos músculos.
Cuidados com o treino de pernas e glúteos
Antes de dar início a qualquer tipo de treinamento, o que inclui um treino para pernas e glúteos, é fundamental consultar o médico para se certificar sobre a aptidão física para iniciar a atividade em questão e em que nível poderá começar a treinar.
A melhor alternativa para quem busca como dividir o treino de pernas e glúteos na semana é ter a orientação de um bom professor de educação física. Isso porque somente este profissional é capacitado para montar um treino adequado às necessidades e objetivos de cada praticante e também ajudar a evitar lesões.
Precisamos ter em mente que os treinos exigem abordagens personalizadas para que eles sejam eficientes e seguros.
Bom dia tenho serio poblema na lombar ernia mastreino com cuidado preciso aprender dividir treino de perná e gluteo pode me envia dicas….
Essa explicacoes eu entendi,mas como e quais exercicios para conseguir dividir,c a maioria dos exercicios para quadriceps tambem atingem o gluteo?estou estudando,mas nao consigo entender essa ideia*!!!
Excelente conteúdo??