A ansiedade é um reflexo natural do nosso corpo que auxilia na reação a momentos difíceis e de risco. No entanto, ela pode se tornar uma doença quando deixa o corpo em estado de alerta, mesmo quando não existe nenhum risco, como estava acontecendo com o cantor Wesley Safadão, que anunciou uma pausa na agenda após ter várias crises de transtorno ansioso.
Após as crises de ansiedade no último fim de semana, o cantor anunciou uma pausa em todos os seus compromissos para buscar acompanhamento médico.
De acordo com especialistas, pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade podem experimentar episódios agudos, conhecidos como crises. Esses episódios ocorrem devido a uma reação química no corpo:
- Durante a crise, uma parte do cérebro chamada amígdala libera uma quantidade elevada de adrenalina
- Em circunstâncias normais, o corpo trabalharia para reduzir o efeito da adrenalina ao perceber que não há perigo, mas como transtorno, essas defesas são desativadas
- Com toda essa carga de adrenalina, o corpo reage apresentando sintomas físicos característicos da crise, tais como coração acelerado, pupilas dilatadas, vômitos, formigamento nas pernas, mãos frias, entre outros.
Um país ansioso
De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, publicada em julho deste ano, a ansiedade é um problema de saúde que afeta quase 19 milhões de pessoas no Brasil, colocando o país entre os com os maiores índices em toda a América Latina.
Dartiu Xavier, professor de psiquiatria da Escola Paulista de Medicina, explica que a doença pode surgir devido a vários fatores, no entanto, o modo de vida atual, com a constante competição e comparação, torna as pessoas mais vulneráveis à ansiedade.
Para o psiquiatra, é criado em torno das figuras públicas um ideal de ser humano que não existe, mas ainda assim, as pessoas tentam alcançar, principalmente devido à exposição nas redes sociais, onde a competitividade é estimulada.