Para quem vira a cara para o pão branco por ter receio que a farinha de trigo faz mal ou que o pão engorda, vale a pena saber que existem alternativas a ele. Há uma série de pães feitos com farinhas e outros ingredientes mais saudáveis.
Por exemplo, o pão de sementes com trigo sarraceno. Ao contrário do que se pode imaginar, o trigo sarraceno é uma semente livre de glúten, que não tem relação alguma com o trigo da farinha branca.
Nutritivo, o trigo sarraceno possui antioxidantes, além de fibras e proteínas, que são muito importantes para a saúde e promovem saciedade ao corpo. Do mesmo modo, as sementes presentes no pão também contribuem com a saciedade, pois são fontes de fibras.
Além disso, as sementes também contém nutrientes necessários ao organismo. Assim, o pão de sementes com trigo sarraceno se apresenta como um pão mais saudável e melhor para a boa forma que o pão branco.
Afinal, com mais nutrientes que concedem saciedade, ele sustenta mais e ajuda mais a controlar a fome ao longo dia. Com o apetite sob controle, fica bem mais fácil não consumir calorias demais e resistir às guloseimas e besteiras que aparecerem na frente.
Como se não bastasse, o pão de sementes de trigo também é uma opção de pão vegano, sem glúten e sem lactose para o café da manhã ou lanche da tarde.
Mas, sabia que você pode fazer o seu próprio pão de sementes com trigo sarraceno em casa? A receita com todas as instruções está logo abaixo:
Pão de sementes com trigo sarraceno
Equipamento
- Tigelas
- Forma de pão
- Papel-manteiga
Ingredientes
- 200 gramas farinha de trigo sarraceno
- 100 gramas farinha de amêndoa
- 4 colheres de sopa semente de chia
- 450 ml água
- 4 colheres de sopa azeite de oliva
- ⅙ xícara semente de girassol
- ⅙ xícara semente de abóbora
- ⅙ xícara semente de linhaça
- 1 colher de chá sal
- 12 gramas fermento em pó sem glúten
Instruções
- Juntar as sementes de chia em uma tigela com 250 ml de água. Deixar descansar por 15 minutos até formar um gel.
- Então, misturar a farinha de trigo sarraceno, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal em uma tigela grande. Completar com o restante da água e o gel de chia. Mexer bem, com o auxílio de uma espátula.
- Adicionar as sementes de girassol, abóbora e linhaça, mas reservar um pouquinho de cada para decorar o pão antes de assar. Misturar bem novamente.
- Deixar a massa descansar por 10 minutos. No meio tempo, preaquecer o forno em 170º C.
- Forrar uma forma de pão com papel-manteiga e salpicar as sementes reservadas por cima da massa.
- Levar ao forno para assar por aproximadamente uma hora e 10 minutos. Esperar esfriar antes de fatiar o pão.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose.
- Você pode substituir a farinha de amêndoa por mais farinha de trigo sarraceno.
- As sementes de linhaça, abóbora e girassol podem ser trocadas por outras sementes de sua preferência.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?