Receita de pão de sementes com trigo sarraceno – Saudável e sem glúten

Especialista:
atualizado em 17/11/2020

Para quem vira a cara para o pão branco por ter receio que a farinha de trigo faz mal ou que o pão engorda, vale a pena saber que existem alternativas a ele. Há uma série de pães feitos com farinhas e outros ingredientes mais saudáveis.

Por exemplo, o pão de sementes com trigo sarraceno. Ao contrário do que se pode imaginar, o trigo sarraceno é uma semente livre de glúten, que não tem relação alguma com o trigo da farinha branca.

Nutritivo, o trigo sarraceno possui antioxidantes, além de fibras e proteínas, que são muito importantes para a saúde e promovem saciedade ao corpo. Do mesmo modo, as sementes presentes no pão também contribuem com a saciedade, pois são fontes de fibras.

Além disso, as sementes também contém nutrientes necessários ao organismo. Assim, o pão de sementes com trigo sarraceno se apresenta como um pão mais saudável e melhor para a boa forma que o pão branco.

Afinal, com mais nutrientes que concedem saciedade, ele sustenta mais e ajuda mais a controlar a fome ao longo dia. Com o apetite sob controle, fica bem mais fácil não consumir calorias demais e resistir às guloseimas e besteiras que aparecerem na frente.

Como se não bastasse, o pão de sementes de trigo também é uma opção de pão vegano, sem glúten e sem lactose para o café da manhã ou lanche da tarde.

Mas, sabia que você pode fazer o seu próprio pão de sementes com trigo sarraceno em casa? A receita com todas as instruções está logo abaixo:

Pão de sementes

Pão de sementes com trigo sarraceno

Um pão delicioso que nutre e sacia. Opção saudável para o café da manhã.
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 1 hr 10 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 12
Calorias 192 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Forma de pão
  • Papel-manteiga

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar as sementes de chia em uma tigela com 250 ml de água. Deixar descansar por 15 minutos até formar um gel.
  • Então, misturar a farinha de trigo sarraceno, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal em uma tigela grande. Completar com o restante da água e o gel de chia. Mexer bem, com o auxílio de uma espátula.
  • Adicionar as sementes de girassol, abóbora e linhaça, mas reservar um pouquinho de cada para decorar o pão antes de assar. Misturar bem novamente.
  • Deixar a massa descansar por 10 minutos. No meio tempo, preaquecer o forno em 170º C.
  • Forrar uma forma de pão com papel-manteiga e salpicar as sementes reservadas por cima da massa.
  • Levar ao forno para assar por aproximadamente uma hora e 10 minutos. Esperar esfriar antes de fatiar o pão.

Notas

  • Você pode substituir a farinha de amêndoa por mais farinha de trigo sarraceno.
  • As sementes de linhaça, abóbora e girassol podem ser trocadas por outras sementes de sua preferência.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 192kcalCarboidratos: 17gProteína: 6gGordura: 13gGordura Saturada: 1gSódio: 305mgPotássio: 151mgFibras: 5gAçúcar: 1gCálcio: 117mgFerro: 2mg
Palavras Chave pão de sementes, pão de trigo sarraceno, pão sem farinha de trigo, Pão sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário