Como fazer óleo de abacate caseiro

Especialista da área:
atualizado em 17/12/2021

Como se não bastasse todos os benefícios do abacate, também é possível extrair um óleo de abacate caseiro da polpa ou da casca da fruta.

  Continua Depois da Publicidade  

O abacate é uma das melhores fontes de gordura saudável para a dieta. Ele também oferece nutrientes como vitaminas, minerais e antioxidantes indispensáveis para a saúde. Já o óleo obtido do fruto é rico em ácido oleico, um ácido graxo insaturado do tipo ômega 9 que diminui os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e faz bem para o coração. 

Além disso, o óleo (ou azeite) de abacate oferece muitos nutrientes e compostos ativos como a luteína, um carotenoide com ação antioxidante que traz benefícios para a visão. Aliás, o consumo de luteína pode diminuir o risco de doenças nos olhos como a catarata e a degeneração macular.

O óleo de abacate também é um ótimo anti-inflamatório e cicatrizante de feridas e ainda serve para nutrir a pele e o cabelo. Por isso, ele é encontrado em vários produtos cosméticos.

Existem várias formas de extrair o óleo do abacate. Confira a seguir algumas maneiras de obter seu óleo de abacate caseiro e escolha a sua preferida.

Como fazer óleo de abacate caseiro

Abacate
Abacates são a matéria-prima para as receitas do óleo

Certamente, você consegue encontrar o óleo de abacate para venda com facilidade. Mas que tal fazer o seu óleo caseiro? Todas as receitas sugeridas abaixo rendem cerca de 25 mL de óleo de abacate.

Receita 1 – utilizando o calor do forno

Ingredientes

  Continua Depois da Publicidade  

  • 2 abacates médios bem maduros

Modo de preparo

Nessa receita, você vai precisar usar o seu forno. Comece cortando os abacates ao meio e espalhando a polpa das frutas em uma assadeira. Depois de amassar e espalhar bem, leve a polpa de abacate para o forno em uma temperatura de 50ºC e deixe assando por 5 horas. Quando a polpa estiver marrom escura, significa que ela está pronta para a próxima etapa.

Desligue o fogo e retire a assadeira do forno. Em seguida, raspe todo o abacate da forma e transfira para um recipiente.

Assim que a polpa esfriar um pouco, use um pano de algodão limpo e seco para coar a polpa e extrair o óleo de abacate. Faça isso espremendo a polpa dentro do pano e coletando o óleo em um recipiente de vidro com tampa hermética.

Receita 2 – utilizando o calor solar

Ingredientes

  • 2 abacates médios bem maduros

Modo de preparo

  Continua Depois da Publicidade  

Primeiramente, corte os abacates ao meio. Em seguida, retire toda a polpa das frutas e espalhe em cima de uma assadeira. Amasse bem a polpa para que você tenha uma camada bem fina e deixe a assadeira exposta ao sol por 5 dias ou até que toda a polpa fique seca.

Após esse tempo, a polpa do abacate vai ficar marrom escura e, neste momento, você pode raspar o conteúdo da assadeira e transferir toda a polpa para uma tigela.

Então, use um pano de algodão limpo e seco para espremer a polpa do abacate. Para isso, coloque a polpa no centro do pano, segure o pano pelas pontas e esprema o máximo que conseguir. Você pode coletar o óleo de abacate em um recipiente de vidro limpo e seco.

Por fim, é só fechar bem o recipiente e armazenar o seu óleo de abacate caseiro em uma local arejado.

Receita 3 – óleo retirado da casca do abacate

Ingredientes

  • 12 abacates

Modo de preparo

  Continua Depois da Publicidade  

Depois de higienizar as frutas, separe apenas as cascas. As polpas podem ser aproveitadas em uma receita de guacamole ou em uma vitamina.

Para retirar o óleo de abacate das cascas da fruta, você vai precisar de um espremedor para pressionar bem a casca e obter o óleo. Depois de extrair o máximo de óleo que conseguir, você pode usar um filtro de café para separar o óleo dos resíduos da casca de abacate. Esse processo pode demorar, então você pode deixar o óleo sendo filtrado durante a noite.

No dia seguinte, armazene o óleo obtido em um recipiente fechado.

Receita 4 – usando uma panela (opção mais rápida)

Ingredientes

  • 2 abacates médios maduros

Modo de preparo

Corte as frutas ao meio e retire toda a polpa com o auxílio de uma colher. Em seguida, coloque as polpas em um liquidificador ou processador de alimentos e bata bem até obter um “purê de abacate”.

  Continua Depois da Publicidade  

Agora, coloque a polpa batida em uma panela média e leve ao fogo médio para cozinhar. Com a ajuda de uma espátula, mexa a polpa de abacate pelo menos a cada 5 minutos para que ela não grude no fundo da panela. Assim que a mistura começar a ferver, você vai observar o óleo de abacate se separando da mistura e subindo para a superfície da panela.

Continue mexendo até que a mistura fique com uma cor marrom ou verde escura. Então, apague o fogo e transfira o conteúdo da panela para uma tigela.

Espere esfriar um pouco e comece a coar a mistura. Para isso, use um pano fino e limpo para envolver a pasta. Esprema bastante com as mãos para extrair todo o óleo de abacate. Armazene o óleo em um recipiente com tampa.

Como usar o óleo de abacate caseiro

Óleo
Há várias formas de utilizar o óleo de abacate e aproveitar seus benefícios

A beleza do óleo de abacate é que ele pode ser usado de forma oral ou tópica. Na sua alimentação, por exemplo, você pode adicionar uma colher de sopa do óleo em vários preparos, inclusive em vitaminas, saladas e em receitas de pratos frios.

Por ter um ponto de fumaça alto (estimado em pelo menos 250°C), o óleo de abacate pode ser usado para cozinhar em altas temperaturas sem perder suas propriedades e nem gerar radicais livres durante o cozimento. Assim, ele é excelente para refogar, grelhar ou assar alimentos.

Você também pode aplicar o óleo de abacate na pele ou nos cabelos para hidratação e fortalecimento.

Na pele, é possível aplicar o óleo de abacate no rosto para massageá-lo. Depois de 15 minutos agindo, enxague o rosto com água morna. Você também pode aplicar o óleo de abacate no resto do corpo antes de dormir para deixar a pele bem macia e hidratada.

Por fim, se você deseja hidratar os seus cabelos com óleo de abacate, aqueça de 3 a 5 colheres de sopa do óleo em banho maria ou por alguns segundos no microondas até que ele fique morno.

Em seguida, use o óleo para massagear o seu couro cabeludo. Deixe agir durante algumas horas ou enquanto você dorme e lave em seguida. Além de hidratar, o óleo de abacate pode ajudar no tratamento da caspa.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha pensado em fazer seu próprio óleo de abacate? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário