Como Fazer Uma Dieta Para Ganhar Peso Rápido

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Há algumas formas de fazer uma dieta para ganhar peso rápido que não são caras, fáceis de incorporar na sua rotina e funcionam muito bem, mas todas elas requerem um certo nível de planejamento, dedicação e intencionalidade. Se você não segue planos, vai ser difícil para você.

Vamos falar sobre estas formas de fazer uma dieta para ganhar peso rápido, e iremos oferecer algumas das melhores práticas para adicionar quilos ao seu corpo. Tenha em mente que essas são apenas sugestões, e o conselho de um médico ou nutricionista pode ser importante para você.

A maioria de nós pede ideias de como perder peso, mas algumas pessoas na verdade tentam ganhar peso, e não é tão relativamente fácil como pode parecer. Há pessoas que são forçadas a ganhar peso por causa de seu trabalho, e eles te dirão como é incrível comer potes de sorvete, saladas, pães, hambúrgueres e doces. Essa é uma forma de ganhar peso, mas não é a mais saudável e eficaz.

Em alguns casos, pessoas perdem peso devido a cirurgias dentais, transtornos digestivos, estresse ou problemas de saúde, e estão tentando voltar a um peso saudável. Na maioria dessas situações, a intenção é ganhar peso e ao mesmo tempo melhorar a saúde, e há um sistema para isso. Afinal, o velho ditado “Você é o que você come” é verdade – nutrientes essenciais de alimentos que você come são as matérias primas que seu sistema precisa para produzir novas células.

Uma dieta cheia de gordura e com poucos nutrientes não dá ao seu corpo um bom material para trabalhar – é similar a construir uma casa usando papelão e fita adesiva ao invés de tijolos e cimento. Para colocar de forma diferente, não trata-se simplesmente de calorias.

Vamos começar e dar uma olhada em como fazer uma dieta para ganhar peso rápido!

Formas Fáceis de Ganhar Peso: Alimentos Baratos

A alimentação é o componente primário do ganho de peso. Enquanto isso pode parecer autoexplicativo, é geralmente ignorado por pessoas que tendem a focar em exercícios, ou por alguém que acha que está consumindo nutrição suficiente quando na verdade está matando o corpo de fome.

A melhor forma de ganhar peso rápido é criar um plano de refeições e segui-lo. Você precisará tomar cuidado com o que está comendo e as calorias associadas àquele alimento, assim você tem uma ideia de quantas calorias seu corpo está recebendo.

1. Coma a Cada Poucas Horas

Seu corpo precisa de uma fonte de energia constante, principalmente porque ele é comparável a um motor que está sempre ligado (seu coração continua batendo, sangue está circulando, seu cérebro e músculos estão trabalhando). Se você não comer, você tira a fonte de energia do seu corpo. O efeito é uma queda na sua reserva de energia, o que geralmente inclui massa muscular. A forma mais eficaz de evitar que seu corpo perca massa muscular é comer de forma regular, a cada três a cinco horas.

Se você esta planejando ganhar massa muscular, a hora das refeições é muito importante. Frequentemente as pessoas comem o tempo todo, mas uma vez que realmente começam a fazer um diário alimentar, elas aprendem quão inadequada é sua alimentação. Consistência é significante.

2. Coma Alimentos Diferentes Juntos

Certifique-se de incluir pelo menos três grupos alimentares na sua dieta pra ganhar peso rápido. Além de algumas castanhas e fatias de banana, cubra pedaços de torrada integral com manteiga de amêndoa e banana, combinado com um copo de leite desnatado. Uma variedade maior dá ao seu corpo uma ótima combinação de nutrição para operar o dia todo.

3. Coma Refeições Saudáveis, Mas Ricas em Nutrientes

A forma correta de ganhar nutrientes a mais sem a necessidade de comer porções maiores de alimentos ou de recorrer a alimentos não saudáveis é escolher alimentos ricos em nutrientes com muitos carboidratos, proteína ou gordura para a sua dieta para ganhar peso rápido.

Frutas secas são o melhor exemplo disso, reunido em uma pequena porção. Com a água retirada, a porção diminui em cerca de 75%, assim uma xícara de uvas vira um quarto de xícara de uvas passas. Certifique-se de que você compra frutas secas sem açúcar adicionado ou aditivos artificiais. Para outro lanche nutritivo e cheio de energia, misture aveia, gotas de chocolate amargo e frutas secas picadas em manteiga de amêndoa – separe em pequenas quantidades, faça pequenas bolas, embrulhe-as e coma durante o dia.

4. Inclua Sucos de Fruta Nutritivos

Bebidas não são tão saciantes quanto alimentos sólidos, então quando você planeja ganhar peso, elas têm a habilidade de adicionar nutrientes sem fazer com que você se sinta cheio demais. Escolhas saudáveis são sucos 100% de fruta, leite desnatado e vitaminas. Vitaminas são excelentes porque você pode colocar qualquer tipo de frutas e pós, como gérmen de trigo, fatias de banana, manteiga de castanhas, suco de maçã e proteína em pó.

5. Coma Corretamente Antes de Dormir

Uma grande parte de nossa recuperação, reparo e recarga acontece enquanto dormimos. Nosso corpo se torna uma avenida lotada de células gerando novos músculos e tecidos, então comer o lanche certo antes de dormir garante uma nova fonte de nutrientes importantes facilmente disponíveis para serem usados pelo corpo. Uma boa opção que não vai te fazer se sentir muito cheio é comer uma pequena porção de salada de macarrão com macarrão integral, vinagrete feito com azeite de oliva extra virgem, folhas verdes e uma proteína saudável, incluindo legumes, peito de frango e queijo orgânico ralado.

Essas dicas resumem o melhor “o que, por que, quanto e quando” para promover um corpo saudável.

Exemplos de Alimentos

Há alguns alimentos que podem ajudar e devem estar na sua dieta para ganhar peso rápido. Você deve incluir alimentos baratos que também sejam saudáveis. Aqui estão alguns exemplos.

  • Leite

O leite é frequentemente considerado um ótimo alimento para ganhar peso porque ele é barato e fácil de encontrar. Ele também é rico em calorias, especialmente se você compra as variedades integrais.

Uma xícara de leite integral contém pouco menos de 150 calorias, e também tem 8 gramas de proteína e cerca de 30% da sua quantidade recomendada de cálcio. Isso quer dizer que ele é uma fonte de energia rica em nutrientes.

O melhor sobre o leite é que é fácil adicioná-lo à sua dieta sem se sentir inchado ou muito cheio. Beber um litro de leite por dia irá adicionar cerca de 600 calorias à sua dieta, o que geralmente é o bastante para te fazer ganhar peso.

O leite também é uma forma fácil de ganhar peso rápido porque ele não é caro. Um litro de leite custa cerca de dois reais, fazendo dele um alimento sustentável comparado a suplementos nutricionais. O leite contém um pouco de gordura saturada, então não beba muito, e inclua alguns exercícios na sua rotina.

  • Arroz

Outro ótimo alimento para adicionar à sua dieta para ganhar peso rápido é o arroz. O arroz é um dos grãos mais nutritivos do planeta, e ele tem uma densidade enérgica praticamente sem comparação. Ele também é barato, e é fácil de adicionar a praticamente todas as refeições.

Uma xícara de arroz branco cozido tem cerca de 240 calorias. Ele também contém ferro e um pouco de proteína, mas é primariamente um carboidrato, então certifique-se de comer uma boa proteína e vegetal com ele.

Comer arroz é uma das formas mais rápidas de ganhar peso porque ele é muito fácil de preparar e guardar, e é uma ótima adição a praticamente qualquer refeição, então não há desculpa.

Formas Rápidas de Ganhar Peso: Quantas Calorias?

Então quantas calorias extra você precisa para ganhar peso rápido? Primeiro, entenda que todas as pessoas são diferentes e que as coisas podem ser diferentes para você.

A ideia básica é que, para ganhar um quilo, você precisa adicionar 7700 calorias à sua dieta. Então isso é cerca de 500 calorias por dia em uma semana.

Vamos dizer que você está consumindo exatamente o que gasta. Isso quer dizer que você só precisa adicionar dois copos de leite e duas colheres de sopa de manteiga de amendoim à sua dieta todos os dias e você ganha cerca de meio quilo por semana!

Suplementos Nutricionais para Engordar Rapidamente

Outra opção muito eficaz é adicionar um suplemento nutricional à sua dieta. Eles vêm em várias formas e estilos, e encontrar um que funciona para você é uma questão de experimentar até encontrar um que você goste.

Apesar do que você pode pensar, suplementos de ganho de peso em pó não são tão ruins! Alguns deles são deliciosos, e algumas vitaminas podem acabar sendo a melhor parte do seu dia.

Há muitos tipos de suplementos nutricionais, e todos eles são formas eficazes para ganhar peso rápido. Aqui estão algumas categorias.

  • Substitutos de Refeições

Substitutos de refeições são feitos para replicar o valor nutricional de uma refeição completa, ou pelo menos chegar perto.

Não pode-se afirmar que qualquer substituto de refeição chegue perto o bastante de substituir uma refeição equilibrada, mas se você tratá-los como o que eles são, um suplemento para aumentar seus hábitos alimentares normais, eles podem ser muito eficazes.

Suplementos de substituição de refeição são cheios de calorias. Eles também devem conter uma boa quantidade de proteína, fibras, vitaminas e minerais, mas eles não devem ser tratados como uma “proteína em pó”, porque esse não é seu foco. Eles são feitos para aumentar sua ingestão total de calorias.

  • Proteína em Pó e Shakes

Shakes de proteína são bem conhecidos, e eles são uma prática comum para pessoas que se exercitam para ganhar peso rápido. Eles são ótimos porque aumentam a quantidade de proteína que você ingere diariamente, o que significa que seus músculos têm os blocos de construção para se repararem.

Whey Protein não é uma forma muito boa de ganhar peso rápido, mas ela ajuda se você já faz exercícios. Se seu corpo não tem proteína suficiente, será difícil para seus músculos crescerem.

Se você já faz exercícios, definitivamente recomendamos os shakes de proteína como um suplemento para a sua dieta para ganhar peso rápido. Se você não se exercita, deve começar!

  • Suplementos Adicionais

Há alguns outros suplementos que fisiculturistas tendem a adicionar em suas dietas. Coisas como creatina, que ajuda a ligar água às suas células de proteína, pode te ajudar a engordar e aumentar sua energia, mas você deve continuar tomando para que ela funcione.

Se você faz exercícios regularmente, você pode tomar alguns suplementos de aminoácidos que podem ajudar. Eles são feitos para ajudar a sintetizar proteína rapidamente e são incluídos em muitas proteínas em pó.

Também é recomendado tomar alguns suplementos de vitaminas, já que deficiências de vitaminas podem impedir seu progresso.

Crie uma Rotina de Ganho de Peso Rápida e Siga!

Qualquer que seja o caso, você precisa criar uma rotina que funcione e segui-la com sua dieta para ganhar peso rápido. Se você não está comendo de forma regular, ou se você está apenas “seguindo a corrente”, você não será capaz de ganhar peso tão rápido quanto se usasse uma dieta.

Crie uma tabela simples com todos os dias da semana, separada em café da manhã, almoço e jantar. Siga como um maníaco! Não escreva apenas o que você comeu, veja quantas calorias você consumiu! Certifique-se de que você está passando da sua quantidade recomendada de calorias em uma quantia considerável.

Quais são as dificuldades que você tem passado na sua dieta para ganhar peso rápido? Por que você tem ou adquiriu essa necessidade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

61 comentários em “Como Fazer Uma Dieta Para Ganhar Peso Rápido”

  1. Emagreci 8 kls em 12 meses.Quero recuperar.Gosto de lanche e Refrigerante.Nesse periodo diminui ou pouco.Pode ser isso?Como faço para recuperar os 8 kls?

  2. Olá me chamo Ana Carolina tenho 28 anos, peso 47 kgs e tenho 1.65. tenho muita difilculdade de engorda e preciso de ajuda.

  3. Meu peso é 52kilos, e pelos cálculos que fiz preciso ingerir 2.600 kcal por dia para ganhar peso. Quando elaboro uma tabela nutricional os valores não se equilibram entre si, pois ao atingir a meta de carboidratos, o valor de proteínas e de gorduras acabam excedendo o limite diário. Como faço para que cada macro atinja a quantidade certa sem interferir no valor do outro?

  4. Olá me chamo Juliana e preciso de ajuda
    Tenho 19 anos, atualmente peso 44,70 para 1,63 de altura

    Faço exercícios para engordar e ingiro muito leite com sustagen, iogurte com grãos, proteínas mas não está adiantando muito, o que posso estar fazendo ?

  5. bom dia,sou magro me mato na academia e ganho massa mas tambem perco muito facil,como bem me alimento tomo suplemento ate hipercalorico pra ganho de peso,mas tem hrs que eu ganho e fica na quilo nao tenho mais ganhos,ai tem hrs que perco mesmo me alimentando direito,o que pode ser isto ou tem uma dieta mais rigorosa pra ganhos e nao perca?se puder dar uma dica agradeço

  6. Pra ganhar peso precisamos de comer, mas Eu não consigo sabe, se Eu como qualquer coisa cedo já me tira fome do almoço e tal, às vezes sinto fome mais não tenho apetite já tomei varias vitaminas q promete abrir o apetite mais n adianta.já tomei buclina, apevitim, biotonico com scot leite condensado,mais um monte. O que Eu Faço obg.

  7. Será que pode me ajudar? Eu 21 anos, 1,68 e trabalho a noite 22:00h até 07:00h emagreci mt pesava 59kg no começo agora devo tá com 48kg . Não sei mais o que faço pra chegar aos 64kg