Enquanto alguns querem emagrecer, muitas outras pessoas podem querer engordar. Enquanto alguns queriam ter pernas mais finas, outros queriam ter pernas mais grossas e por aí vai. Não acontece diferente com os braços.
Não há nada de errado em querer mudar e melhorar, contanto que isso aconteça de maneira saudável, sem se tornar uma obsessão ou desencadear um distúrbio psicológico.
Veja a seguir como engordar os braços de forma saudável, com dicas de alimentação e exercícios que podem ajudar a ganhar massa no local. Lembrando que o termo “engordar os braços” é entendido como uma maneira de ganhar mais volume muscular que faça com que o braço fique com aparência maior.
Mas antes, se você quer ganhar peso, confira algumas maneiras de engordar de forma saudável quando se está abaixo do peso e veja também os melhores exercícios para braços para fazer em casa ou na academia.
Como engordar os braços?
Uma maneira de aumentar os braços é por meio da prática de exercícios focados no desenvolvimento dessa região.
Alguns dos exercícios mais eficientes para quem quer ficar com os braços maiores estão nestes links abaixo:
Bíceps
- 11 melhores exercícios para bíceps – Casa e academia
- Rosca bíceps direta com barra e pegada ampla
- Rosca bíceps direta com halteres
- Rosca bíceps martelo em pé com halteres
- Rosca bíceps em pé na barra EZ
- Rosca bíceps no cabo e usando a corda
- Rosca bíceps com halteres no banco inclinado
- Rosca bíceps martelo no banco inclinado com halteres
- Rosca bíceps apoiado no banco Scott e com a barra EZ
- Rosca bíceps concentrada unilateral com halter
- Barra fixa (chinup)
Tríceps
- 10 melhores exercícios para tríceps – Casa e academia
- Extensão de tríceps deitado ou inclinado (tríceps testa), com barra reta ou barra EZ
- Supino no banco reto com pegada fechada
- Mergulho no banco
- Tríceps apoiado no banco
- Extensão de halteres sob a cabeça
- Mergulho nas paralelas (com ou sem pesos)
- Tríceps na máquina
- Extensão de tríceps no cabo sob a cabeça com corda (sentado ou em pé)
- Tríceps na polia alta com barra reta
- Tríceps na polia alta com corda
Caso você ainda não esteja acostumado a praticar exercícios físicos, comece devagar e prestando bastante atenção à forma como os movimentos devem ser feitos. Além disso, não inicie os exercícios com uma carga pesada. Comece com pesos leves e vá aumentando gradualmente.
No entanto, antes de aderir a qualquer programa de treinamento físico para engordar os braços, é fundamental que você consulte o médico para se certificar de que você realmente pode praticar esse treino em questão e saber em qual nível de intensidade você pode iniciar a sua sessão de exercícios.
Além disso, é necessário contar com o acompanhamento de um educador físico durante os treinamentos, já que esse profissional vai ensinar a você as técnicas de cada exercício, montar um programa de treinamento personalizado e prestar socorro caso haja algum problema durante o treino, te mantendo livre de lesões.
O papel da alimentação
Quando analisamos como engordar os braços, não podemos deixar a alimentação de lado, já que os músculos precisam de uma nutrição apropriada para se desenvolverem. Dessa forma, para ter braços maiores, é necessário consumir alimentos que promovam o crescimento muscular.
Confira abaixo quais são os principais nutrientes e alimentos que devem fazer parte da dieta de quem quer ganhar massa magra:
Proteínas
Um dos nutrientes que não podem faltar na dieta de quem busca engordar os braços é a proteína, já que ela é importante para o crescimento muscular. As principais fontes desse nutriente são:
Carboidratos
Para aumentar os músculos nos braços, também é preciso investir em boas fontes de carboidratos para a dieta, já que, segundo os nutricionistas esportivos, esse nutriente fornece energia para o corpo.
Entretanto, não é qualquer tipo de carboidrato que deve entrar na dieta de quem quer ganhar massa magra, é preciso apostar em carboidratos de qualidade, chamados carboidratos complexos, e evitar os carboidratos simples.
Segundo a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), alguns exemplos de carboidratos complexos são:
- Nozes;
- Vegetais;
- Feijão;
- Arroz integral;
- Aveia;
- Milho.
Por outro lado, itens como doces, sobremesas, produtos feitos com farinha refinada, sucos concentrados, refrigerantes e arroz branco, não fazem parte do grupo dos carboidratos complexos.
Além disso, a ANAD afirma ainda que os carboidratos simples devem ser evitados, já que eles ajudam a promover o ganho de peso e podem aumentar o risco de algumas doenças, como diabetes.
No entanto, os carboidratos complexos são ricos em fibras, um nutriente conhecido por promover a saciedade e por regular os níveis de açúcar no sangue. Sendo assim, esse tipo de carboidrato deve fazer parte de uma dieta saudável.
- Veja também: Diferenças entre carboidratos simples e complexos
Gorduras
As gorduras também precisam estar inseridas na dieta de quem busca engordar os braços, já que o organismo também utiliza essa substância como fonte de energia.
No entanto, é necessário consumir fontes saudáveis de gorduras, como o azeite de oliva e os peixes. Já os óleos vegetais, as gorduras animais e a manteiga devem ser deixados de lado.
Outras fontes de gorduras saudáveis para a alimentação são:
Calorias
Se você quiser desenvolver seus músculos dos braços, você deverá ingerir mais calorias do que o habitual, já que o corpo precisa de mais combustível para executar o trabalho extra de ganhar massa magra.
Para saber a quantidade de calorias extras que você terá que ingerir para engordar os seus braços, assim como o teor de proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis, consulte um nutricionista. Esse profissional vai conseguir montar uma estratégia alimentar que vai te ajudar a aumentar o volume dos braços.
Além disso, é especialmente importante ter o apoio do nutricionista para não consumir calorias e nutrientes a mais ou a menos do que você precisa para conquistar a meta de engordar os braços e não correr o risco de ganhar peso na forma de gordura.
Fontes e referências adicionais
- Associação Nacional de Atenção ao Diabetes – Carboidratos Simples Versus Carboidratos Complexos
Fontes e referências adicionais
- Associação Nacional de Atenção ao Diabetes – Carboidratos Simples Versus Carboidratos Complexos
ESTOU CONSUMINDO CASTANHA DO PARÁ E CASTANHA DE CAJU QUANTAS POSSO CONSUMIR POR DIA E QUAISS OS HORARIOS