Xantinon para ressaca funciona mesmo? Essa é uma dúvida que aparece na cabeça de muita gente, ao acordar após uma noite de bebedeira sentindo os sintomas clássicos da ressaca.
E como esse é um problema que afeta tanta gente, é comum o uso de medicamentos para tentar amenizar os seus sintomas, como anti-inflamatórios, antiácidos e alguns hepatoprotetores, como o Xantinon.
Mas será que esses medicamentos realmente protegem o fígado e curam a ressaca?
Para tentar responder a essa e a outras perguntas sobre o tema, a seguir vamos entender melhor o que é a ressaca e como age o Xantinon, e assim descobrir se ele ajuda ou não a tratar o problema.
Veja também: 15 remédios para ressaca mais usados – Efeitos e cuidados
O que é ressaca?
Antes de entender se e como funciona o Xantinon para ressaca, é importante conhecermos melhor do se trata essa condição.
A ressaca é o resultado do consumo de bebidas alcoólicas, e pode envolver sintomas como:
- Fadiga.
- Fraqueza.
- Mal estar generalizado.
- Sede excessiva.
- Boca seca.
- Dor de cabeça.
- Dores musculares.
- Náusea e vômito.
- Dor de estômago.
- Aumento de sensibilidade à luz e ao som.
- Tremedeira.
- Redução na habilidade para se concentrar.
- Rebaixamento do humor.
- Ansiedade.
- Irritabilidade.
Esses sintomas são causados pelos efeitos tóxicos do álcool, que é transformado pelo fígado em acetaldeído, antes de ser eliminado.
Além disso, os altos níveis de álcool no sangue causam hipoglicemia e podem levar à desidratação, que contribuem para os sintomas citados acima.
O Xantinon para ressaca
De acordo com informações da bula de Xantinon Complex na versão solução oral, o medicamento é indicado para auxiliar no tratamento dos distúrbios do fígado.
Ao explicar o modo de funcionamento do remédio, o documento informa que os componentes ativos do produto, a metionina, a betaína e a colina, são nutrientes que contribuem com a eliminação da bile e com o metabolismo de gorduras no fígado, favorecendo assim uma melhoria no funcionamento do órgão.
Entretanto, não foram encontradas informações sobre o uso do medicamento para prevenir ou tratar a ressaca, que como vimos é causada pelo efeito do álcool no organismo como um todo, e não apenas no fígado.
Mas então qual é o benefício dos hepatoprotetores para o fígado?
Teoricamente, o uso dos hepatoprotetores por parte de quem bebe muito faz sentido, já que o uso excessivo de bebidas alcoólicas pode causar problemas no fígado.
Isso ocorre porque o álcool é metabolizado principalmente pelo fígado, e é convertido em acetaldeído, uma substância que é tóxica e cancerígena.
Entretanto, esses remédios não tornam o fígado imune aos malefícios do álcool, especialmente se a bebedeira ocorrer de maneira frequente e excessiva.
Assim, o Xantinon não é capaz de curar a ressaca e nem ajuda a reduzir os seus sintomas. Mas isso não quer dizer que o medicamento não tenha efeitos benéficos para o fígado.
O Xantinon, assim como o Epocler e outros medicamentos chamados de hepatoprotetores, pode ser bastante útil no tratamento e na prevenção de danos ao fígado, já que eles ajudam a proteger as células deste órgão.
Mas, como os problemas hepáticos podem ser graves e evoluem de forma rápida, o ideal é sempre procurar a orientação de um médico antes de utilizar esses remédios.
Como tratar ou prevenir a ressaca?
Agora que já vimos que nem o Xantinon nem qualquer outra medicação podem curar a ressaca, vamos conhecer algumas maneiras de amenizar os sintomas causados pelo álcool.
Primeiramente, é preciso lembrar que muitos dos sintomas da ressaca são causados pela desidratação, uma vez que o álcool aumenta a frequência de idas ao banheiro.
Assim, é importante se manter bem hidratado, e uma maneira fácil de fazer isso é alternar o consumo de bebida alcóolica com o de água: um copo de água para cada dose de bebida.
Outro ponto importante é não beber de estômago vazio, para evitar que o álcool irrite as paredes do órgão.
Além disso, é indicado também ir consumindo alguns alimentos ricos em carboidratos durante a sessão de bebedeira, para evitar a hipoglicemia.
Mas atenção, os alimentos gordurosos podem piorar a ressaca, já que eles dão mais trabalho para o fígado durante a digestão.
Por fim, para diminuir a intensidade da ressaca, o ideal é não exagerar na quantidade de bebidas.
Contraindicações do uso do Xantinon
A principal contraindicação do Xantinon é a alergia a qualquer um dos componentes da sua formulação.
Entretanto, o medicamento deve ser evitado, ou utilizado apenas com a orientação de um especialista, em alguns grupos de pessoas. São eles:
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
- Menores de 18 anos.
- Pessoas que sofrem com a insuficiência hepática.
Atenção: a intoxicação por álcool pode se tornar uma emergência médica
Quando falamos dos sintomas causados pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, quase sempre estamos nos referindo à ressaca, ou aos danos ao fígado.
Mas é importante ressaltar que os efeitos agudos, que ocorrem durante o consumo, podem ser extremamente perigosos, e às vezes requerem atendimento médico.
Isso ocorre porque a intoxicação ou overdose alcoólica pode causar sintomas severos, e é uma condição considerada potencialmente fatal.
Por isso, é necessário ficar atento aos sintomas agudos de intoxicação por álcool, que podem incluir:
- Confusão.
- Vômitos excessivos.
- Convulsões.
- Respiração lenta, com menos de oito respirações por minuto.
- Respiração irregular, com uma lacuna de mais de 10 segundos entre as respirações.
- Pele azulada ou pálida.
- Baixa temperatura corporal, um problema chamado de hipotermia.
- Dificuldade para permanecer consciente.
- Desmaio (inconsciência) sem poder ser acordado. Uma pessoa inconsciente que não pode ser despertada corre o risco de falecer, alerta a Mayo Clinic.
Assim, caso você desconfie que alguém tem intoxicação ou overdose alcoólica, mesmo que a pessoa não apresente todos os sintomas clássicos, é necessário procurar o cuidado médico imediatamente.
Fontes e referências adicionais
- Hangovers, Mayo Clinic
- Alcohol Metabolism: An Update, National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism
Fontes e referências adicionais
- Hangovers, Mayo Clinic
- Alcohol Metabolism: An Update, National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism
Vejo que esse remédio é muito bom
Gosto de tomar minha cerveja e no outro dia ficava pansinada
E quando passei a tomar ele até que melhorei