7 dicas para fechar os poros abertos do rosto (poros dilatados)

Especialista da área:
atualizado em 01/04/2022

Ao fazer a sua rotina de skincare, você notou que os poros da sua pele estão muito dilatados e quer aprender como fechar os poros abertos? A boa notícia é que existe uma série de estratégias que podem te ajudar.

Mas, antes de conhecê-las é importante esclarecer algumas confusões que costumamos fazer em relação aos poros. Eles funcionam como uma casa para os folículos capilares e é nos poros que o sebo é produzido.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, vale a pena citar que o sebo é uma espécie de óleo que as glândulas sebáceas produzem. Ele tem a função de proteger a pele contra a perda de hidratação. Ao mesmo tempo, o sebo transporta vitaminas solúveis em gordura, como a vitamina E, até a pele.

Assim, independente da pele ser seca ou oleosa, os poros estão sempre abertos para permitir que o óleo e os folículos capilares apareçam. Até porque a pele precisa desses poros abertos para funcionar direitinho.

Entretanto, o que acontece é que os poros podem ficar com uma aparência de dilatados ou abertos demais devido a uma série de fatores. Por exemplo:

  • Questões genéticas ou hereditárias
  • Excesso de oleosidade
  • Redução da elasticidade ao redor dos poros
  • Folículos capilares grossos
  • Danos causados pelo sol ou superexposição ao sol
  • Queda na produção de colágeno na pele devido ao envelhecimento.

Não é possível fechar ou encolher os poros, porém há coisas que você pode fazer para amenizar a aparência de poros dilatados e é justamente isso que chamamos de fechar os poros dilatados.

7 dicas para fechar os poros abertos

Veja a seguir algumas dicas para resolver este problema:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Mantenha a pele limpa

Skincare
Limpe o rosto pelo menos com água morna e sabonete líquido todos os dias

Sim, a dica de skincare mais básica do mundo tem muita utilidade! Lavar o rosto todos os dias com água e sabonete líquido, removendo resíduos ou sujeiras que possam estar presos nos poros, diminui aquela aparência incômoda de poros dilatados e faz com que eles sejam menos visíveis.

Mas, a recomendação é fazer a limpeza no máximo duas vezes ao dia, já que a pele pode ficar mais oleosa quando se lava demais. Além disso, ao lavar, faça movimentos circulares com as pontas dos dedos por dois minutos e enxague com água.

Prefira água morna em vez de quente para limpar o rosto porque a água quente pode irritar a pele e, consequentemente, fazer com que os poros pareçam maiores. 

Do mesmo modo, limpe a pele com delicadeza, fazendo movimentos leves, sem esfregar. Isso porque esfregar a pele também pode irritá-la, algo que você não quer quando busca fechar os poros abertos.

Não higienize ou trate a sua pele com produtos à base de álcool porque eles podem provocar vermelhidão e ressecamento. Prefira os produtos à base de água e gel. 

2. Não durma de maquiagem para fechar os poros abertos

Já que falamos em limpeza da pele, se você quer fechar os poros abertos do seu rosto, então não ceda à tentação de dormir com maquiagem no rosto

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque deixar a maquiagem de um dia para o outro gera um acúmulo de produtos, óleo e bactérias que vai obstruir os seus poros. Quando estão obstruídos, os poros podem aparentar ser maiores.

Passe um bom removedor de maquiagem e reserve um tempo para lavar a pele com água e aplique um toner para retirar qualquer resíduo da maquiagem que ficou por lá.

3. Faça esfoliação

Esfoliação
Você pode fazer a esfoliação com algum creme ou testar um esfoliação caseira

Esfoliar a pele é outra dica para fechar os poros abertos (ou reduzir a aparência de poros dilatados) porque ajuda a remover resíduos que obstruem os poros. 

Você pode fazer a esfoliação com algum creme ou testar um esfoliação caseira. Aplique o esfoliante na pele, fazendo movimentos circulares e suaves por um minuto. Então, retire o produto com água. 

4. Hidrate a pele

Hidratar a pele também é importante, porém você deve escolher um produto que seja adequado ao seu tipo de pele e que não tenha óleo (oil free), pois ele pode irritar a pele.

A orientação é aplicar o hidratante depois de lavar e secar a pele para permitir que o óleo das glândulas sebáceas penetre mais profundamente na pele e prevenir que os poros obstruam. 

  Continua Depois da Publicidade  

5. Use máscaras faciais para ajudar a fechar os poros abertos

Sabe aquelas máscaras faciais que secam na pele? Então, além de remover cravos, elas também podem ajudar a diminuir a aparência de poros abertos. Isso porque elas ajudam a retirar as impurezas dos poros, fazendo com que eles pareçam estar menores.

Uma das recomendações é a famosa máscara de argila, que ajuda a amenizar os poros ao secar o sebo que fica abaixo deles. No entanto, você também pode experimentar outros tipos para ver qual funciona melhor para o seu rosto. 

6. Tratamentos a laser

Outra opção para fechar os poros abertos é conversar com um dermatologista sobre um tratamento à laser para melhorar a sua produção de colágeno. Esses tratamentos podem ser mais eficazes para poros dilatados devido ao envelhecimento ou danos solares. 

A diminuição de colágeno e elastina que acontece com o passar dos anos também deixa os poros parecendo maiores e mais abertos. Além disso, a produção da dupla pode ser ainda mais afetada pelo excesso de sol.

7. Use protetor solar

Protetor
É muito importante usar protetor solar todos os dias

Esta é mais uma dica de prevenção: use protetor solar todos os dias (mesmo se estiver frio ou chovendo) para proteger-se contra as radiações UVA e UVB e, de quebra, evitar a aparência de poros dilatados na pele do seu rosto.

Quanto mais danos causados pelo sol a sua pele tiver, menor será a sua firmeza. Sabe o que acontece quando a pele começa a perder a sua firmeza? Os poros passam a ser mais aparentes.

Fontes e referências adicionais

Você já usou algum método para fechar os poros abertos na pele? Conhece alguma outra dica para compartilhar conosco? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário