Como tomar café da forma certa – Cuidados e dicas

Especialista da área:
atualizado em 18/06/2021

O café é tradicionalmente parte da rotina dos brasileiros. Para muitos, ele está presente no café da manhã, após o almoço, nos intervalos durante o expediente de trabalho, nos encontros entre amigos, nas visitas aos avós e por aí vai.

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Entretanto, é muito importante que os fãs do café conheçam melhor a bebida em seus pontos positivos e negativos, para saberem o que esperar dela:

Os lados positivos

Jarra de café

Um dos benefícios do café é que ele ajuda a proteger o fígado. Além disso, ele nos deixa mais ligados, aumenta a energia e ajuda a ficar mais concentrado.

Não é à toa que alguns recorrem ao café após uma noite mal dormida ou quando precisam passar mais tempo estudando ou trabalhando.

Estudos também já sugeriram que o café pode elevar o metabolismo basal, graças à cafeína. Dependendo da pessoa e da frequência em que ela toma café, o aumento pode ser entre 3% a 11%.

Entretanto, é claro que o café não emagrece magicamente. Quem deseja perder peso ainda precisa seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos. Caso contrário, a bebida não irá operar milagres.

Aliás, uma dica é tomar café antes do treino, tanto pela questão do aumento do metabolismo quanto pelo maior foco e ânimo que ele pode ajudar a promover.

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Ainda que de maneira moderada, o café pode ajudar a dar uma segurada no apetite. Assim, algumas pessoas escolhem consumi-lo no período da tarde, para aliviar a fome até a hora do jantar ou evitar comer demais na próxima refeição.

Mas, atenção: esses benefícios estão associados ao café preto, sem açúcar e sem adoçante; não aos cafés de máquina, saborizados, cheios de açúcar, cremes e outros complementos ricos em açúcares e calorias.

Os lados negativos

Café ruim

Essas possíveis vantagens do café não devem servir de motivo para substituir a água por ele. Esse é um grande erro porque além de beber pouca água ser muito prejudicial, o excesso de café também faz mal, especialmente por conta da cafeína.

Aliás, conheças os benefícios de viver sem cafeína. No entanto, a recomendação é consumir de uma a duas xícaras de café diariamente. Ao mesmo tempo, a água deve ser o principal líquido que ingerimos ao longo de todo o dia.

Para quem sofre com insônia, beber café no período da tarde, principalmente no final da tarde e comecinho da noite, pode atrapalhar. Nesse caso, é melhor deixar a bebida para o período da manhã ou para uma hora, uma hora e meia depois do almoço.

Ao tomar café pela manhã, tem gente que fica com o estômago atacado. Aliás, para algumas pessoas o hábito de beber café de manhã e não comer nenhum alimento em seguida pode provocar uma gastrite. Por isso, saiba mais sobre consumir café de estômago vazio.

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Esses problemas não afetam todos, mas é importante que você fique de olho em como se sente após tomar o cafezinho pela manhã.

Para os ansiosos ou quem tem síndrome do pânico, não é uma boa ideia manter o café na rotina porque ele acelera os batimentos cardíacos e deixa a pessoa mais ligada, o que pode gerar problemas para esses pacientes.

Vídeo

No vídeo a seguir, a nossa nutricionista também explica o que você precisa saber antes de tomar café:

Você costuma tomar café? Então, nos conte como consome a bebida!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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