Apesar de o café ser uma das bebidas mais consumidas no mundo, existem muitos benefícios de viver sem cafeína para a saúde. Confira quais são eles e se vale a pena ficar sem o seu cafezinho.
Se você nem consegue imaginar a sua vida sem café ou energéticos, não se desespere, pois a cafeína também oferece benefícios para a saúde. Porém, café demais pode fazer mal à saúde e gerar muitos efeitos indesejados como a insônia, a ansiedade e a falta de energia, por exemplo.
Para quem sofre muito com os efeitos ruins da cafeína, pode ser interessante reduzir ou até mesmo eliminar a substância do seu dia a dia.
Veja abaixo o que pode acontecer com a sua saúde se você parar de usar cafeína de uma vez por todas.
Além disso, assista também a um vídeo da nossa nutricionista falando mais sobre o café:
1. Redução da ansiedade
Tomar qualquer bebida ou alimento que contém cafeína pode causar uma explosão de energia. Isso é ótimo quando estamos com sono ou sem energia, mas também pode causar problemas como:
- Nervosismo;
- Palpitações cardíacas;
- Ansiedade;
- Estresse.
De acordo com um estudo publicado em 2016 na revista Korean Journal of Family Medicine, o excesso de cafeína pode aumentar o risco de depressão e ansiedade em adolescentes.
2. Sono melhor
Segundo um estudo de 2008 da revista Sleep Medicine Reviews, o café pode alterar o seu ciclo de sono e até causar distúrbios de sono.
Alguns dos sintomas são, por exemplo:
- Sono agitado;
- Sonolência diurna;
- Relógio biológico desregulado.
Parar de tomar café pode fazer com que você tenha noites de sono mais tranquilas e revigorantes.
3. Melhor absorção de nutrientes
De fato, a cafeína pode prejudicar a absorção de certos nutrientes, principalmente se você já for idoso ou seguir uma dieta ruim. Alguns exemplos de nutrientes mal absorvidos por causa dos taninos da cafeína são:
- Cálcio;
- Ferro;
- Vitaminas do complexo B.
Dessa forma, parar de usar cafeína pode melhorar a absorção de nutrientes.
4. Dentes saudáveis
Ainda que você tome todos os cuidados com a sua saúde bucal, é provável que a cafeína deixe manchas nos seus dentes. Isso ocorre por causa da acidez de bebidas com cafeína, que pode desgastar o dente e deteriorar o esmalte que o protege.
Sendo assim, além de ter dentes mais brancos e sem manchas, não consumir a cafeína pode tornar seus dentes mais saudáveis.
5. Saúde hormonal feminina
Você sabia que o café pode estar alterando os níveis de estrogênio no seu corpo? Para as mulheres, esse é um fato que precisa ser levado à sério.
De acordo com uma pesquisa de 2012 da revista The American Journal of Clinical Nutrition, consumir 200 mg de cafeína ou mais por dia é capaz de aumentar os níveis de estrogênio em mulheres asiáticas e negras e de reduzir o estrogênio em mulheres brancas.
Essa alteração hormonal pode elevar o risco de doenças como a endometriose e o câncer de mama ou ovário.
Além disso, a cafeína em excesso pode até piorar alguns sintomas da menopausa.
6. Diminuição da pressão arterial
O efeito estimulante da cafeína no organismo pode alterar a pressão arterial e outros indicadores cardíacos. Isso de acordo com um estudo publicado em 2009 no Pharmacology & Therapeutics.
Segundo a pesquisa, a cafeína pode estimular o sistema nervoso a ponto de aumentar a pressão arterial e elevar o risco de doenças cardiovasculares.
Assim, um dos benefícios de viver sem cafeína pode ser a redução da pressão arterial.
7. Menos dor de cabeça
Conforme dados de um estudo da revista Neurology, a cafeína é um fator de risco para o surgimento de dores de cabeça crônicas diárias. Por isso, quem sofre de enxaqueca, por exemplo, deve evitar a cafeína a fim de controlar as crises de dor.
Além de evitar a dor de cabeça, viver sem cafeína também pode melhorar o humor e diminuir a fadiga.
8. Melhor digestão
A cafeína tem o papel de estimular os movimentos intestinais, o que pode ser bom ou muito ruim. A depender do caso, tomar muito café pode causar um efeito laxante desagradável e que atrapalha a digestão.
Além disso, a acidez do café pode piorar sintomas de azia e refluxo, por exemplo. Assim, ingerir menos cafeína pode significar ter menos problemas gastrointestinais.
9. Saúde da pele
Segundo um estudo publicado no Drug Design, Development and Therapy em 2014, a cafeína pode atrapalhar a produção de colágeno.
Ou seja, deixar de tomar café pode fazer muito bem para a sua pele, pois a bebida não afetará mais a síntese de colágeno – deixando a sua pele mais bonita e com menos rugas.
10. Melhor clareza mental e produtividade
Muita gente nem percebe, mas logo após o pico do efeito da cafeína que te deixa animado e enérgico, vem uma queda brusca nos níveis de energia que pode ser difícil de contornar.
Menos energia significa menor clareza nos pensamentos e de produtividade. Portanto, pode ser uma boa ideia parar de tomar café para se sentir melhor e com mais energia.
Outros benefícios de evitar o café
Há outros benefícios de viver sem cafeína, como por exemplo:
- Economizar dinheiro por gastar menos com café;
- Livrar-se de um vício;
- Ir menos ao banheiro.
Além disso, um dos benefícios de viver sem cafeína é diminuir o consumo de açúcar, uma vez que muitas bebidas com cafeína contêm açúcares adicionados. Assim, ao reduzir o açúcar, você diminui o consumo calórico por dia e pode até emagrecer!
No entanto, parar de tomar cafeína pode causar sintomas de abstinência em algumas pessoas. Ainda assim, pode valer a pena a tentativa.
Se você não está preparado para largar a cafeína, lembre-se de que a moderação é muito importante para preservar a sua saúde.
Fontes e Referências Adicionais
- National Institutes of Health – NIH study shows caffeine consumption linked to estrogen changes
- The Journal of Urology – Caffeine intake, and the risk of stress, urgency and mixed urinary incontinence
- Psychopharmacology – A critical review of caffeine withdrawal: empirical validation of symptoms and signs, incidence, severity, and associated features
- Johns Hopkins Medicine – Caffeine withdrawal recognized as a disorder
- WebMD – What happens when you give up caffeine
Fontes e Referências Adicionais
- National Institutes of Health – NIH study shows caffeine consumption linked to estrogen changes
- The Journal of Urology – Caffeine intake, and the risk of stress, urgency and mixed urinary incontinence
- Psychopharmacology – A critical review of caffeine withdrawal: empirical validation of symptoms and signs, incidence, severity, and associated features
- Johns Hopkins Medicine – Caffeine withdrawal recognized as a disorder
- WebMD – What happens when you give up caffeine