Como Tomar Termogênico?

Especialista:
atualizado em 13/03/2015

O mercado possui milhares de produtos voltados para a área do emagrecimento. Muitos são frequentemente vendidos por conta de indicações de amigos ou qualquer outra pessoa que não tenha um conhecimento aprofundado sobre o produto. Às vezes, por conta disso, o consumidor pode se desapontar com os resultados, já que muitos desses produtos só funcionam em determinadas circunstâncias e elas não são iguais para todas as pessoas.

Os termogênicos são um dos emagrecedores mais populares do mercado. Porém, como já foi dito, muitas pessoas o adquirem às cegas, apenas por indicação e sem saber muito bem o que é, como funciona e como tomar termogênico de forma adequada.

Para garantir que esse produto tenha seus efeitos esperados, é importante situar todos os pontos abordados acima. Vamos entender melhor como que é esse produto tão popular no mercado da perda de peso.

O que é Termogênico

Prometem facilitar a perda de peso por meio da transformação das calorias, as quais são provenientes da gordura corporal acumulada e da alimentação, em energia. Para que esse fenômeno ocorra, o termogênico eleva a temperatura corporal, acelerando o metabolismo ao longo do dia, e o corpo passa a necessitar dessa energia a mais para manter-se, buscando-a nas regiões que estocamos gordura.

O termogênico atua no sistema nervoso simpático. Este, por sua vez, é responsável por controlar as reações do corpo em momentos de perigo ou de tensão, como por exemplo: acelera os batimentos cardíacos, aumenta a pressão arterial, aumento da adrenalina no sangue, ativação geral do metabolismo do corpo, aumento da quantidade de açúcar no sangue etc. Essas reações são importantes para deixar o corpo em estado de alerta, e isso, por consequência, também eleva o estresse.

O gasto energético para manter o sistema nervoso simpático dessa maneira é enorme, e é nele que o termogênico irá atuar.

Propriedades dos termogênicos

Para entender melhor como e o porquê do termogênico funcionar dessa maneira, é importante conhecer as principais substâncias que compõem sua fórmula. A primeira delas é o estimulante, sendo que, em sua maioria, é representado pela cafeína. A segunda substância que pode-se citar são os agentes lipolíticos, responsáveis por causar a quebra de gorduras (lipólise), que é jogada na corrente sanguínea para a posterior quebra e utilização desta como fonte de energia. A cafeína, loimbina e Forskolin possuem função lipolítica, sendo que este último também é responsável por aumentar a quantidade de testosterona do organismo.

Outra propriedade dos termogênicos são os transportadores de gordura, que irão realizar a quebra destes lipídios, impedindo-os de serem estocados novamente. A substância responsável por esse papel é a carnitina, que leva a gordura até as mitocôndrias, as quais utilizarão a gordura como combustível para gerar energia.

A glândula tireoide é essencial no processo de emagrecimento. Uma vez desregulada, pode afetar drasticamente no funcionamento do metabolismo, deixando-o mais lento ou mais acelerado. O termogênico possui substâncias que são responsáveis por estimular essa glândula, como o 7-ceto. Alterar as funções da glândula tireoide é uma prática perigosa e só pode ser realizada sob o acompanhamento médico.

Ter o apetite reduzido também é uma forma de levar ao emagrecimento, e os termogênicos também atuam nesse setor. Além de também ajudar a controlar a insulina, mantendo-a em níveis baixos no sangue. Substâncias que auxiliam nesta função são: extrato de canela, cromo, ácido alfa-liólico e evodiamina.

Além de todas essas funções e propriedades citadas, o termogênico possui substâncias que estimulam o bom humor e outras que são diuréticas.

Como tomar termogênico

A primeira dica para quem quer entender melhor como tomar termogênico é de escolher o melhor produto do mercado. Cada um possui suas fórmulas e características que vão atender melhor a cada tipo de necessidade do consumidor. Existem termogênicos, por exemplo, mais voltados para o controle da fome, os que são mais estimulantes e energéticos ou os que são mais naturais e totalmente livres de estimulantes, evitando aumentos drásticos de energia.

A segunda dica é planejar o consumo dos termogênicos junto às refeições. Como a maioria dos termogênicos diminuem o apetite, é interessante consumi-los algum tempo antes das refeições. Assim, na hora de se alimentar, a pessoa não terá tanta fome e irá comer menos. Apenas um cuidado: respeite e siga corretamente a quantidade diária recomendada do termogênico que está consumindo, não ultrapasse essas indicações.

Não consuma mais o termogênico após às 6 da tarde, já que estes aceleram o metabolismo e geram agitação; este é um período que o corpo começa a relaxar, e se consumir o termogênico após esse horário, o organismo poderá ter dificuldades para descansar e se recompor das atividades do dia a dia.

Outra dica importante é de “ciclar” o uso dos termogênicos; não utilizá-los por tempos longos e sem interrupção. O corpo vai acabar se ajustando aos efeitos dele e este não irá mais gerar os mesmos resultados dos que foram vistos no início do consumo. Parar de consumi-lo por 1 ou 2 semanas já é capaz de fazer com que o corpo descanse e se recupere dos efeitos desse medicamento.

A última dica para os que querem entender como tomar termogênico corretamente é consumir as quantidades certas de proteínas, para que a massa muscular se mantenha. O risco de quem consome termogênicos e que tem seu apetite afetado, é de não consumir, na alimentação, os nutrientes recomendados para o bom funcionamento do corpo. Sendo assim, deve-se atentar em especial para as proteínas, já que elas exercem papel importantíssimo na construção e manutenção dos músculos do corpo.

Funciona Mesmo?

Vale relembrar que não há suplemento que gere o emagrecimento de forma autônoma. É altamente recomendado que a pessoa faça exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, com frequência. Além de, também, seguir uma dieta nutritiva e pouco calórica. Só assim, aliando-se ao termogênico, que a pessoa conseguirá atingir seus objetivos.

Qual termogênico escolher

Há mais de um tipo de termogênico no mercado e é importante que o consumidor entenda suas necessidades e limitações para escolher o produto que mais condiz consigo. Há, por exemplo, termogênicos completos, que são os que possuem um conjunto de ingredientes de propriedade termogênica, os quais agem em sintonia para gerar melhores resultados.

No mercado, encontramos também diversos suplementos ricos em chá verde, que é mais natural e muito eficaz no que diz respeito aos efeitos da termogênese. Produtos ricos em guaraná seguem a mesma linha de raciocínio dos que contêm chá verde, já que ambos possuem propriedades termogênicas muito parecidas.

Cuidados

Qualquer produto industrializado que possua diversos aditivos químicos em sua fórmula deve conter na embalagem todos esses ingredientes. É importante que o consumidor saiba de fato quais são eles e suas funções no organismo, para não correr risco de ter alguma reação alérgica ou qualquer outra complicação. Saber como tomar termogênico corretamente também é uma indicação para os que desejam investir neste produto.

Como é um produto cheio de aditivos químicos, seu consumo de maneira errada pode gerar diversos efeitos colaterais, como: insônia, dores de cabeça, arritmia cardíaca, enjoo, problemas de concentração e agitação. Assim, pessoas que possuem problemas cardíacos devem consultar um médico antes de medicar-se com os termogênicos.

Como vimos, os termogênicos agem no sistema nervoso simpático, e este por sua vez altera e acelera diversos órgãos do corpo humano. O uso desse medicamento também pode gerar alguns desconfortos devido a isso.

Você já fez o uso de algum termogênico para emagrecer? Quais foram os resultados, e que tipo de termogênico você usava? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (156 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

39 comentários em “Como Tomar Termogênico?”

  1. Posso tomar algum transgênico fazendo somente caminhadas de 3 a 5 km por dia? Dará algum resultado na perda de peso?

  2. Boa noite. Treino a noite. Optei por tomar termogênico de manhã, pois na parte da tarde compromete o meu sono. Vou ter resultados? Obrigado pela atenção!

  3. Eu posso tomar o transgênico todos os dias? Só malho de segunda a sexta, fim de semana nao, ai eu nao tomo? Esta correto eu tomar 30 min antes do treino?

  4. Boa noite ! Malho as 5:20 da manha todos os dias ! Eu poderia tomar ele 4:30 voltar a dormir tomar um iorgute e as 5 hrs seguir pra academia?

  5. Olá, estou praticando BJJ de 10h até 12h nas 2as e 4as feiras e treinando Kick Boxing + Muay Thai de 9h até 11h nas 3as e 5as feiras. Quero tomar um termogênico – Kimera – para queima de gordura. Quais os horários para tomar e quantas capsulas posso ingerir nos dias de treinamento? E indicado tomar todos os dias ou não?

    Grato pela atenção

  6. Tenho hipotireoidismo está controlado, eu não tomo 4 e sim um cápsulas por dia, além disso dou intervalos de tempos em tempos cerca de um mês…mesmo assim Pode me afetar?