O hipotireoidismo é a disfunção na tireoide que atinge principalmente mulheres, e é caracterizada pela queda na produção de hormônios triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4.
Esses hormônios são os responsáveis por regular todo o nosso metabolismo, e a sua falta ou excesso podem causar diversos problemas.
Então, vamos agora conhecer as causas do hipotireoidismo, os sintomas e ver como é feito o tratamento.
O que é hipotireoidismo?
O hipotireoidismo é a deficiência de produção de hormônios da tireoide. Essa deficiência pode ser causada por diversas outras doenças que possam afetar direta ou indiretamente a glândula tireoide.
Hipotireoidismo engorda?
De certa forma, podemos dizer que o hipotireoidismo leva ao ganho de peso. Isso acontece porque os hormônios da tireoide controlam o nosso metabolismo.
Assim, quando há uma redução das quantidades desses hormônios, o metabolismo se torna mais lento, facilitando o ganho de peso.
Mas é sempre importante lembrar que a principal causa do ganho de peso é a alimentação inadequada, e que essa condição sozinha não leva a obesidade.
Além disso, após o início do tratamento, o metabolismo volta ao normal, uma vez que os hormônios da tireoide foram substituídos pela levotiroxina, um hormônio sintético comprado em farmácia.
Causas
Existem várias causas possíveis para o hipotireoidismo, que podem variar de acordo com o tipo de problema.
Os principais tipos são:
- Tireoidite de Hashimoto: Uma doença autoimune que é a causa mais comum de hipotireoidismo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia;
- Hipotireoidismo pós tratamento cirúrgico, radiação ou uso de medicamentos: Normalmente ocorrem após o tratamento de hipertireoidismo, feito com cirurgia ou iodo radioativo. Mas também pode ocorrer devido ao uso de outros medicamentos, como amiodarona ou lítio;
- Hipotireoidismo congênito: Esse tipo pode ter consequências bastante graves, pois é uma das causas mais frequentes de retardo mental. Ele é diagnosticado através do teste do pezinho, ou em exames de rotina com o pediatra;
- Deficiência de iodo: Esse é o tipo mais fácil de ser prevenido, e sua principal manifestação é o aumento do tamanho da tireoide, conhecido como o bócio. Ele ocorre porque a tireoide precisa de iodo para produzir o T3 e T4.
E ainda existem outros tipos de o hipotireoidismo, como o subclínico, que comumente é diagnosticado em exames de rotina.
Sintomas do hipotireoidismo
Os sintomas de hipotireoidismo podem variar, dependendo da gravidade do quadro. Mas os mais comuns são:
- Ganho de peso;
- Prisão de ventre;
- Queda de cabelos;
- Enfraquecimento das unhas;
- Intolerância ao frio;
- Perda de libido;
- Sonolência em excesso;
- Depressão;
- Inchaços das pernas;
- Cãibras;
- Pele ressecada;
- Fadiga.
Sem tratamento, ele se torna mais grave, e pode causar inchaços em torno dos olhos e insuficiência cardíaca. Por isso é importante procurar um médico caso identifique algum sintoma do problema.
- Veja também: 14 principais sintomas de hipotireoidismo.
Procure acompanhamento médico
Se você se identificou com algum dos sintomas de hipotireoidismo, procure uma avaliação médica, pois o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar o aparecimento de sintomas mais graves.
O endocrinologista é o especialista que irá te auxiliar, de forma segura, a encontrar o tratamento adequado, e dessa maneira minimizar os seus sintomas.
Como é feito o diagnóstico de hipotireoidismo?
Após a suspeita de hipotireoidismo, o médico pode solicitar alguns exames de sangue, que irão medir os níveis sanguíneos dos hormônios envolvidos no funcionamento da tireoide. São eles:
- T3 e T4: Hormônios produzidos pela glândula, que controlam o nosso metabolismo;
- TSH: É o hormônio que estimula a tireoide e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, é o principal exame para o diagnóstico tanto do hipotireoidismo, quanto do hipertireoidismo;
- Já em recém nascidos, o diagnóstico é feito através do teste do pezinho.
Após o diagnóstico, outros exames podem ser solicitados, para descobrir as causas e a melhor forma de tratamento.
Tratamentos para o hipotireoidismo
O tratamento se baseia principalmente na reposição dos hormônios tireoidianos, que estão sendo produzidos em quantidades abaixo do necessário para a manutenção do metabolismo.
Mas o uso de outros medicamentos pode ser necessário, quando existem outros problemas associados ao hipotireoidismo, ou mesmo para tratar a sua causa.
A medicina tem avançado muito nos tratamentos para esse problema. Saiba se o hipotireoidismo tem cura e algumas outras dicas de tratamento.
Veja no vídeo abaixo 7 sintomas do hipotireoidismo.
Gostou das dicas?
Fontes e referências adicionais
- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Principais Exames da Tireoide
- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Hipotireoidismo: Sintomas e Causas
Fontes e referências adicionais
- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Principais Exames da Tireoide
- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Hipotireoidismo: Sintomas e Causas
Bom dia, tenho tido sintomas de Hipotiroidismo , aumento peso, cansaço, unhas muito frageis, mau humor, depressão, o que posso tomar, uma vez que o meu medico de familia desvalorizou e como os nodulos nao atingem 1cm diz que nao é para me preocupar..
Minha pressão ela está oscilando é por causa datireoide
eu tenho muita coceira nos olhos e minha unha são frágil elas descamam e meus olhos incha e andem muito será que eu tenho hipotireoidismo?
Tenho hipotireoide comtrolada , posso tomar termogenico?
Depende dos ingredientes, converse com seu médico.