Cone hindu: o que é e quais são os benefícios

atualizado em

Talvez você conheça o cone hindu pelo nome de cone chinês ou vela de ouvido, uma técnica de limpeza que tem origem chinesa e é utilizada há milhares de anos. Ela se foca especificamente na desobstrução do ouvido, do nariz e da garganta.

Como o próprio nome já nos entrega, o objeto utilizado na técnica tem o formato de um cone. Ele pode ser feito a partir de cera de abelha, algodão ou gaze, parafina e própolis. Além disso, o cone pode ser embebido em óleos essenciais e ervas medicinais.

Na hora da aplicação, a ponta maior do cone hindu é colocada em chamas, enquanto a sua ponta menor fica no local do corpo que se deseja tratar, para que aqueça a região em questão. Assim, ele queima como uma vela.

Acredita-se que o calor gerado pelo cone age como um bactericida nos ouvidos e vias respiratórias, estimulando uma espécie de limpeza natural. A ideia é usar o cone hindu para favorecer uma limpeza dos canais energéticos, viabilizando um melhor fluxo de energia.

Em média, a técnica do cone hindu tem uma duração de 45 minutos, no entanto, o tempo exato varia conforme as queixas de cada pessoa.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios do cone hindu

O cone hindu promete ajudar em casos de problemas nos ouvidos e problemas respiratórios, por exemplo

No caso dos ouvidos, um dos efeitos atribuídos ao cone hindu é que ele aquece a região, aumentando o fluxo sanguíneo e energético, além de auxiliar na remoção de umidade e frio que possam estar provocando desconforto e dor.

Os defensores do cone hindu afirmam que ele pode ser usado no tratamento de uma série de problemas, como:

  • Acúmulo de cera nos ouvidos
  • Dor de ouvido
  • Ouvido de nadador (otite externa) ou infecções no ouvido
  • Zumbido nos ouvidos
  • Sinusite
  • Rinite
  • Sintomas de gripe ou resfriado
  • Dor de garganta
  • Vertigem ou tontura
  • Estresse e tensão
  • Ansiedade e nervosismo
  • Dores de cabeça e enxaqueca
  • Desconforto nos ouvidos, nariz e garganta
  • Labirintite
  • Insônia

Os praticantes da técnica chinesa descrevem como benefícios a ativação da circulação sanguínea nos ouvidos, fortalecimento do sistema imunológico, desobstrução do ouvido, nariz e garganta e melhoria do paladar e olfato, dentre outros.

Não há comprovação científica

Talvez você esteja se perguntando como é que o cone hindu poderia promover todos esses benefícios. Entretanto, é um pouco difícil responder a essa pergunta, pois não existem comprovações científicas de que a técnica realmente ajude a melhorar as condições citadas acima.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com o que o médico otorrinolaringologista Lourimar de Moura Moreira disse à Gazeta do Povo, o cone hindu faz mais parte de um padrão cultural do que científico.

Ele exemplificou que não é possível curar uma sinusite bacteriana através de um cone, ainda que o paciente possa sentir-se melhor após se submeter à técnica.

Da mesma forma, a FDA (Administração de Medicamentos e Alimentos, agência dos Estados Unidos) afirmou que não encontrou evidências científicas válidas capazes de dar suporte ao uso da vela de ouvido.

Além disso, análises dos canais do ouvido antes e depois do uso do cone hindu não indicaram diminuições na cera de ouvido. Inclusive, houve registro de aumento da cera.

Em um estudo que saiu no Iranian Journal of Otorhinolaryngology, pesquisadores relataram o caso de uma mulher de 33 anos, que foi a uma clínica devido à dor dentro do ouvido. Os médicos a examinaram e encontraram uma massa amarela no seu canal auditivo.

  Continua Depois da Publicidade  

A paciente contou que recentemente havia feito um procedimento de vela no ouvido em um centro de massagem. Então, os médicos concluíram que a tal massa se formou da cera da vela que caiu no seu ouvido. Depois que a cera foi removida, os sintomas da mulher também se foram.

Adicionalmente, em 2017, a Academia Americana de Otorrinolaringologia atualizou as suas diretrizes de práticas clínicas para remoção de cera de ouvido, alertando que pesquisas mostram que a vela de ouvido não cria um vácuo que suga a cera do ouvido e que a vela ou cone de ouvido não é uma forma segura de remover cera de ouvido.

À Gazeta do Povo, a terapeuta de terapias holísticas e professora de ioga Karina Cordeiro afirmou que o cone hindu realmente não chega a sugar a cera de ouvido, mas que contribui com a sua liberação.

Riscos: especialistas são contra o cone hindu

Mulher fazendo cone hindu
É importante ficar atento aos riscos associados ao cone hindu

Por se tratar de uma técnica que envolve o fogo, o cone hindu exige cuidado e só deve ser feito por um profissional que saiba conduzir o procedimento com eficiência e segurança. No entanto, mesmo nessas circunstâncias podem haver riscos.

Alguns terapeutas holísticos usam toalhas para proteção, mas ainda que o cone não tenha contato direto com a estrutura do ouvido durante a realização do cone hindu, médicos e entidades da saúde não recomendam a técnica.

  Continua Depois da Publicidade  

Os riscos têm relação com a falta de controle do calor durante o procedimento. Os possíveis perigos incluem queimaduras, que podem resultar em lesão na orelha, perda do tímpano, e até surdez. Algumas das lesões são graves e irrecuperáveis.

Queimaduras na pele e lesões no couro cabeludo também foram alguns dos riscos do cone hindu relatados por médicos otorrinolaringologistas. 

Em 2007, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul emitiu um parecer para alertar sobre a falta de evidência científica do cone chinês e desestimular a sua utilização, destacando que a remoção de excesso de cerúmen ou cera de ouvido é procedimento médico.

No mesmo parecer, o órgão destacou acidentes e complicações associados à técnica, como queimaduras do canal auditivo externo, bloqueio do canal com a cera de abelha ou parafina e perfuração do tímpano.

A FDA também emitiu um alerta aos consumidores e profissionais de saúde contra o uso da vela de ouvido, devido aos seus riscos, mesmo quando usada conforme as instruções.

A agência apontou que recebeu relatos de pessoas que tiveram problemas com a técnica, como queimaduras, perfuração no tímpano e bloqueio nos canais auditivos que exigiram, inclusive, a realização de cirurgia.

Além disso, a FDA advertiu que bebês e crianças têm um risco maior de sofrer com lesões e complicações decorrentes da vela de ouvido.

Por outro lado, quem pratica o cone hindu afirma que embora os riscos existam, eles são controlados, que a cera do cone não cai no ouvido da pessoa e que o procedimento não é invasivo, sendo totalmente externo.

A justificativa é que o calor do cone não chega a entrar em contato com a pessoa, que sente esse calor pelo tubo do cone, porém fica com a cabeça protegida.

O que fazer?

Para não correr riscos, o ideal é consultar um médico antes de se submeter ao cone hindu. Na conversa, vale a pena falar sobre os perigos da técnica, os cuidados que devem ser tomados e perguntar se o procedimento realmente pode ajudar o caso que se deseja tratar.

Se ainda assim, você decidir fazer o cone hindu e perceber algum problema durante ou após o procedimento, não deixe de procurar a ajuda profissional para tratar a reação, acidente ou complicação o mais rápido possível.

Fontes e referências adicionais

Você já fez ou teve vontade de fazer o cone hindu? Por qual motivo? A experiência foi boa? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário