Flexão hindu para peito e ombros – Como fazer e erros comuns

Especialista da área:
atualizado em 03/12/2021

A flexão hindu para peito e ombros é um exercício muito mais difícil de executar do que uma flexão tradicional. Ele realmente aumenta a força da parte superior do corpo, mas é importante saber como fazer os movimentos corretamente.

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Por se tratar de um exercício complexo, ele é muito praticado por atletas de fisiculturismo e por lutadores profissionais. Além de aumentar a força muscular, a flexão hindu também promove flexibilidade, melhora a resistência física, aumenta a mobilidade, melhora a saúde cardiovascular e até reduz as dores nas costas.

Apesar de o foco da flexão hindu ser os músculos do peitoral e dos ombros, o exercício também estimula os músculos do abdômen, pernas, costas e quadris.

Para fazer o exercício, é preciso ter bastante coordenação motora para executar movimentos lentos e controlados que tornam a flexão mais eficaz e segura.

Como fazer a flexão hindu

ombros braços flexão hindu
Flexão hindu

Comece na posição de flexão, mantendo apenas os pés e as palmas das mãos no chão na largura dos ombros. Então, movimente seus quadris para cima, formando uma espécie de “V” invertido com o seu corpo. Mantenha as costas retas e olhe para baixo para manter o pescoço alinhado com a coluna.

Então, dobre os cotovelos e movimente a parte superior do corpo para baixo em um movimento de “mergulho” para aproximar o abdômen e os quadris do chão. Assim que seu corpo estiver paralelo ao chão, estique novamente os cotovelos e estufe o peito para cima arqueando as costas para alongá-la. Faça isso alongando o pescoço e olhando para o alto.

Por fim, volte para a posição inicial e repita o movimento várias vezes. Você pode fazer 2 ou 3 séries de 10, 12 ou 15 repetições, de acordo com os seus objetivos e nível de condicionamento físico.

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Erros comuns

Flexão

Como a flexão hindu pode ser feita sem equipamentos e em qualquer lugar, é comum que ela seja feita sem a presença de um personal trainer ou orientador físico por perto.

Assim, é importante tomar alguns cuidados no momento da execução para evitar os seguintes erros.

Não aquecer

A flexão hindu é um exercício complexo e, por isso, é mais seguro fazer o movimento com o corpo aquecido para prevenir lesões. Bastam 10 minutos de uma atividade que acelere um pouco o coração, como uma corrida leve ou uma série de polichinelos, por exemplo.

Descer muito rapidamente

É importante controlar o movimento para não sair muito rapidamente da posição de “V” invertido. Esse movimento de descer sem encostar o abdômen nem os quadris no chão coloca muita tensão nos braços e na parte superior do corpo. Além disso, há também a ação da gravidade que empurra o seu corpo para baixo, tornando tudo mais difícil.

Assim, controlar o ritmo da descida é fundamental para manter a postura correta e não se machucar.

Ao fazer a flexão hindu corretamente, você terá uma melhor postura além de articulações e músculos peitorais mais fortes. O exercício, a longo prazo, também traz benefícios para a saúde cardiovascular, já que ele aumenta consideravelmente a frequência cardíaca.

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Fontes e referências adicionais

Você faz a flexão hindu corretamente? Gosta deste exercício ou tem preferência por algum outro? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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