Cúrcuma: O que é, benefícios, cuidados e como tomar

atualizado em

Os benefícios da cúrcuma são muitos, e a cada dia vem atraindo mais atenção. E isso se deve principalmente aos compostos chamados de curcuminóides, como veremos a seguir.

A cúrcuma, ou açafrão, é o tempero que dá ao Curry, famosa especiaria indiana, a cor amarela, o aroma e o sabor característicos. Por isso, muitas das propriedades da cúrcuma são semelhantes às do curry.

Ela é usada na Índia e por diversas tribos indígenas há milhares de anos, como especiaria e também como erva medicinal.

Então, vamos conhecer as propriedades e os benefícios da cúrcuma, descobrir quais os efeitos colaterais de seu uso e como usar.

O que é a cúrcuma?

cúrcuma ou açafrão
Cúrcuma (ou açafrão)

A cúrcuma (Curcuma Longa) é uma planta da mesma família do gengibre. Mas, enquanto o gengibre tem uma coloração amarelo-clara, a cúrcuma é de um laranja escuro.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela tem um sabor picante e amargo característico, e uma fragrância suave que lembra laranja e gengibre, e pode ser consumida fresca ou na forma de extrato.

A Curcumina

O principal ingrediente ativo do açafrão é a curcumina. Ela é um pigmento fenólico que tem um sabor ligeiramente amargo e picante e um cheiro bastante característico que lembra o da mostarda.

E é a curcumina que dá ao açafrão a propriedade anti-inflamatória e seu caráter preventivo em relação a várias doenças.

Principais benefícios da cúrcuma

A cúrcuma pode ser um dos suplementos nutricionais mais eficazes que existe, e muitos estudos de alta qualidade mostram que ela pode trazer grandes benefícios para todo o corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

1. A curcumina é um composto anti-inflamatório natural

A curcumina é um potente anti-inflamatório e, ao contrário da maior parte dos medicamentos usados para tratar inflamações, a sua ingestão não provoca danos aos órgãos do sistema digestivo.

Ela é um polifenol, que age na regulação de uma substância chamada TNF-alfa.  E, como o TNF-alfa tem um papel-chave na inflamação, a curcumina pode se tornar uma grande aliada no tratamento de diversas doenças inflamatórias e autoimunes.

Esse efeito já foi demonstrado em diversos estudos menores, que foram reunidos em uma revisão feita por pesquisadores de diversos países, e publicada no periódico Pharmacological Research em 2016.

2. Cúrcuma aumenta a capacidade antioxidante do organismo

Acredita-se que a oxidação das células e tecidos é um dos mecanismos que leva ao envelhecimento e ao desenvolvimento de muitas doenças.

A oxidação no organismo é causada por radicais livres, moléculas que tendem a reagir com substâncias orgânicas importantes, tais como ácidos graxos, proteínas e DNA.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim a curcumina, que é um potente antioxidante presente na cúrcuma, pode neutralizar os radicais livres e prevenir muitos desses problemas.

3. A curcumina reduz o risco de doença cardíaca

As doenças cardiovasculares são atualmente a maior causa de mortes no mundo. Estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a prevenir o acúmulo de placas que podem obstruir as artérias e levar a ataques cardíacos e derrames.

Esse efeito se deve a capacidade da cúrcuma, ou mais especificamente da curcumina, de reduzir as taxas de colesterol ruim e triglicérides do sangue, como demonstrado em um estudo publicado no Nutritional Journal em 2017.

Assim, a curcumina ajuda a evitar o desenvolvimento de problemas como a aterosclerose, ou acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

4. A curcumina diminui o risco de mal de Alzheimer

Um dos benefícios da cúrcuma mais estudados é seu efeito em doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer, e foi pesquisado  exaustivamente por cientistas indianos, e publicado no periódico Annals of Indian Academy of Neurology.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas para entendermos os efeitos da curcumina no Alzheimer, primeiro precisamos entender como a doença afeta o cérebro:

  • Inflamação: A inflamação crônica das células nervosas é uma importante característica dos danos neurológicos vistos no Alzheimer
  • Estresse oxidativo: Os danos causados pelos radicais livres causam a deterioração dos neurônios, contribuindo para a piora dos sintomas
  • Depósito de placas beta-amiloide: Essa é a característica mais marcante do Alzheimer, e contribui para os danos aos neurônios.

E o que os pesquisadores encontraram é que a curcumina age em todos esses processos, e ajuda a evitar a inflamação, o estresse oxidativo e o depósito das placas de beta-amiloide.

Arroz com açafrão
Arroz com açafrão

5. Cúrcuma pode ajudar a prevenir e até mesmo tratar alguns tipos de câncer

Diversos estudos, como este que foi publicado em 2018 no periódico Functional Food and Human Health, mostram que a curcumina tem uma atividade anticâncer, agindo em diversos pontos do desenvolvimento dos tumores:

  • Mutação das células;
  • Formação de vasos sanguíneos para nutrir o tumor;
  • Metástase.

Assim, ela ajudaria na prevenção e no tratamento da doença, sem os efeitos colaterais característicos dos tratamentos atualmente disponíveis.

Mas, ainda existem desafios para o uso da curcumina como tratamento anticâncer, e são necessários mais estudos para avaliar melhor esse potencial.

6. A curcumina ajuda a melhorar os sintomas da artrite

A curcumina tem uma forte ação anti-inflamatória, e pode ajudar a prevenir e tratar diversos problemas de saúde que envolvam a inflamação.

E como a artrite é um problema que causa dor, inchaço e inflamação nas articulações, substâncias com efeito anti-inflamatório, como a curcumina, podem ajudar a melhorar o quadro.

7. Pode ajudar a prevenir o diabetes

Por fim, a curcumina ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, como mostram pesquisadores brasileiros em um estudo publicado no periódico Pharmacological Research, em 2018.

Mas o efeito da curcumina na glicemia só foi significativo em pessoas que tinham algum grau de descontrole dos níveis de açúcar. Quando os níveis estavam normais, a curcumina não causava efeitos.

Ideias para incluir a cúrcuma no dia a dia

drink tradicional indiano com cúrcuma
Drink tradicional indiano com cúrcuma

A cúrcuma pode ser adicionada as receitas tanto para dar sabor quanto para colorir os alimentos. Veja alguns exemplos:

  • Adicione cúrcuma ao ovo cozido da salada, para dar-lhe uma cor amarela mais apetitosa;
  • Misture o arroz integral com passas e castanha de caju, e tempere com açafrão, cominho e coentro;
  • Adicione a especiaria diretamente à couve-flor cozida no vapor, ou faça um molho cremoso para acompanhá-la adicionando açafrão e cebola seca a um pouco maionese, sal e pimenta;
  • Cúrcuma é um ótimo tempero para incrementar as receitas que levam lentilhas;
  • Dê aos molhos para salada um tom amarelo-alaranjado, adicionando um pouco de pó de açafrão a eles.

Efeitos colaterais da cúrcuma e segurança do consumo

Cúrcuma não é um alimento que comumente cause alergias, mas, no entanto, algumas pessoas relataram reações alérgicas à cúrcuma, especialmente após a exposição da pele ao sol.

Nestes casos foram relatadas suaves erupções cutâneas acompanhadas de coceira.

E além disso, existem ainda registros de reações adversas em pessoas que consumiram grandes quantidades de cúrcuma, como as listadas a seguir:

  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Problemas na coagulação do sangue;
  • Problemas no fígado e na vesícula;
  • Pressão arterial baixa;
  • Contrações uterinas em mulheres grávidas;
  • Aumento do fluxo menstrual;
  • Diminuição drástica do nível de açúcar no sangue, principalmente em diabéticos;
  • Dores no estômago;
  • Diminuição na absorção de ferro.

Pessoas que tomam certos medicamentos também devem ter cuidado ao ingerir cúrcuma ou usar suplementos que a contenham. Isso porque seu princípio ativo pode interferir na ação daqueles que afetam a coagulação sanguínea.

Por isso, é importante sempre consultar um profissional de saúde para saber se a cúrcuma pode interagir com algum medicamento de uso diário.

Vídeos relacionados:

Confira também os vídeos a seguir, em que ensinamos um truque ao misturar cúrcuma com banana, além dos melhores benefícios da cúrcuma. Aproveite também para se inscrever no nosso canal no botão abaixo:

Assista o vídeo a seguir para saber mais sobre os benefícios da cúrcuma:

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios da cúrcuma para a saúde? Tem o costume de utilizá-la em algumas receitas do dia a dia? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

164 comentários em “Cúrcuma: O que é, benefícios, cuidados e como tomar”

  1. Sou portadora de Artrite Reumatóide e Policitemia Vera. Estou iniciando hoje uma medicação fitoterápica a base de Cúrcuma. Sofro dores horríveis. Voltarei a comunicar, tenho certeza com ótimas notícias.

    Responder
  2. Há quase 5 meses com muita dor na perna esquerda,tendo consultado 4 médicos.sem um diagnóstico preciso,tendo tomado antiinflamatórios .analgésicos.injeções de ácido hialurônico etc…comecei a tomar cúrcuma longa 1000mg por dia,inacreditável em 12 dias minha perna está maravilhosa,estou fazendo musculação ,dança ,corrida etc

    Responder
  3. Pesquisando encontrei isso: A cúrcuma e o açafrão vêm de plantas diferentes, de espécies diferentes.

    A cúrcuma não é uma raiz, ela é um rizoma, ou seja, um caule subterrâneo de uma planta. Tudo bem chamar de raiz, mas chamar de açafrão não dá! Chame de açafrão da terra, ok? Ela custa baratinho e é normalmente vendida desidratada e em pó, que é amarelo escuro ou laranja. É ela que contém curcumina, o antioxidante que está na moda e parece ser poderoso.

    Já o açafrão são os estigmas de uma flor de cor lilás, são esses filamentos vermelhos da foto. É um tempero caríssimo vendido em vidrinhos contendo um grama ou menos, tem aroma e sabor diferente da cúrcuma. É normalmente vendido inteiro, pode ser encontrado em pó, mas o pó é vermelho. São usados na paella espanhola. Até onde sabemos o açafrão não tem propriedades antioxidantes.

    Nenhuma das duas especiarias é torrada! Especiarias são desidratadas para que durem mais e desenvolvam todo seu potencial aromático. Elas podem ser curadas e até defumadas, mas torrado é o café e os miolos de quem escreve sem pesquisar direito. Podemos “torrar” as especiarias antes de usar, mas mesmo assim usamos a palavra tostar.

    Responder
    • Vê-se q vc estudou a liçao. Blz !
      A curcuma em po’ se pode comprar na Casa Pedro a um custo totalmente palatavel menos de 10 R$/kg
      A dose segura e’ uma colherzinha de cafe diaria, da’ aprox uma grama e meia.

      Responder
  4. Por favor gostaria de saber se Corcuma ou acafrao da terra poderia me ajudar com minha tiroide ,tenho hipotiroidismo,posso tomar ? att obrigada

    Responder
  5. Gostaria muito de saber se a cúrcumina ou açafrão da terra em pó é bom para soltar o intestino, e para infecção urinária e pedras nos rins…pois comprei aqueles de saquinho em pó e estou colocando nas comidas, tipo no arroz nos legumes e tbm em carnes refogadas…gostaria muito de obter a resposta, pois preciso e quero ajudar muitas pessoas que sofrem de diversos males…inclusive eu ! Grata! bjuss

    Responder
    • Para soltar o intestino você precisa consumir mais potássio contido na batata doce, batata inglesa, tomate, amendoim, banana e no abacate. Faça uma experiência: por uma semana faça seu prato no almoço com feijão a gosto, uma porção(duas rodelas) de batata doce , um tomate grande, uma banana, um pouco de amendoim. Evite macarrao.

      Responder
  6. Acho que precisa haver um esclarecimento. A curcuma pura, não é fácil de encontrar e custa caro. O açafrão que se adquire barato em pacotinhos no supermercado contém certa quantidade da curcuma, que aí não é pura, mas é benéfica da mesma forma como antiinflamatório, antioxidante, etc.

    Responder
  7. Descobri hipotireoidismo agora em julho tsh 9,86, o clinico que me atende prescreveu somente Levoid , queria saber se posso comprar Curcuma e se ajuda na doença..

    Responder
  8. Uso o açafrão em saladas e em peixes cozidos. mas não abuso e talvez use por ai menos de uma colher de chá. Fiquei um pouco alertada porque tomo aspirina diária 100 mg. Porque as plaquetas era altas. Podem-me aconselhar sobre o assunto? Obragada

    Responder
  9. Aqui em casa alem de usar assim como está nas dicas…
    Eu faço para toda minha familia um chá antes de dormir com a CURCUMA E MEL .
    Modo de fazer:
    para cada pessoa 1xícara de água e 1/2 colher de sobremesa de CURCUMA EM PÓ E 1 colher de sopa de MEL.
    MODO DE FAZER:coloque em uma panela…
    FERVA A ÁGUA E ACRESCENTE A CURCUMINA, DEIXE FERVER UNS 5 MIM ( p/ 1 pessoa) OU 10.
    Coloque na caneca ,adoce com Mel e boa SAÚDE. …

    Responder
  10. Compro regularmente no supermercado um pacotinho de açafrão, aquele baratinho que é utilizado em tempero de comidas. Misturo com um litro de água e diariamente tomo meio copo. Estou procedendo corretamente ? Isto me é benéfico ?

    Responder
    • Gostaria de saber se curcuma serve para tratamento de granuloma anular e onde comprar cap

      Responder
    • Este acafrao de mercado e misturado muitas das vezes com curry compre a granel vra a difetenca pq sao importados cor e consistencia melhor e qualidade.

      Responder
  11. A mesma questão, ou dúvida , da Fátima Fernandes: qual a relaçao benéfica entre a curcuma e a triglicérides alta, e qual a diferença entre o açafrão comum e o açafrao-da-terra. Grátis

    Responder
    • Olá João…A diferença é que o açafrão “comum” é retirado de uma flor (por isso é caríssimo) e o açafrão da Terra é uma raiz (familia do gengibre), portanto, muito mais barato. Vale lembrar que o leite dourado deve ser consumido com um pouco de pimenta preta (do reino) pois é necessária para a absorção adequada da cúrcuma

      Responder
  12. Regularmente compro 1 pacotinho de Açafrão no balcão de temperos do supermercado ao preço de R$5,00.
    Dissolvo o pó do pacotinho em 1 litro de água e diariamente tomo 1 copo.
    A pergunta que faço é se procedendo desta maneira estou me beneficiando das propriedades da cúrcuma como anti inflamatório, anti oxidante, etc. ???

    Responder
    • O melhor é comprar em mercados a granel, ou casas de produto natural, consuma uma colher de chá por dia diluído em água ou na comida.

      Responder
    • Fiz quadrante de mama e a oncologista recomendou usar a curcuma ,a curcuma é um pó quase parecido com cenoura .
      Tomo meia colher de café com água ou suco de uva .

      Responder
    • Segundo testes científicos recentes, a curcumina da cúrcuma é melhor aproveitada pelo organismo humano quando consumida juntamente com pimenta-do-reino (x2000, sim, absorção elevadíssima), gengibre (x200, absorção boa) ou alimentos gordurosos (pode ser diluído no azeite de oliva, por exemplo).
      Comer a cúrcuma isolada não traz tantos benefícios para o corpo, principalmente se ela estiver in natura ou em pó comprado em supermercados.

      Responder
  13. comprei açafrão em pó. Quero consumir para emagrecer mais não tenho tempo de fazer exercícios mesmo assim vou emagrecer?

    Responder
    • Agradeço as orientações sobre o usoutro e utilidades da curcuma, vou começar a usar para aliviar as dores da artrose e controlar colesterol e trigliceride.

      Responder
    • Cleice, vai, vai emagrecer sim, sem fazer exercicios nenhum, olhe, e aproveite e coma tambem junto com o acafrao, 202 brigadeiros e um leitao assado daqueles com uma maca na boca. E uma maravilha, voce vai ficar fin inha, viu?! kkkkkkkkkkkkkkkk

      Responder
      • Olá também tenho esse desejo de emagrecer,uso o cúrcuma junto aos 9 pãezinhos que consumo no café, gostaria de saber se vai dar resultado?

        Responder
      • Helena, o leitão assado ajuda a emagrecer também, sabia? Eu consegui não só emagrecer mas resolver vários problemas de saúde quando retirei 100% do açúcar, glúten, lactose, óleos vegetais hidrogenados e todos os produtos industrializados, incluindo os embutidos.
        A chamada gordura saudável é necessária para nosso organismo, especialmente para o cérebro e coração.

        Responder
        • Matéria muito esclarecedora. Uso o açafrão como condimento na cozinha e amo. Sou moradora da cidade de Goiânia e aqui é comum usar na preparação de molhos por exemplo. Faz parte de nossa culinária. Porém , sou atleta , corredora de rua e comecei a tomar o açafrão móido , cru com água em jejum para melhorar minha disposição e tb na regeneração muscular após treino de longas distâncias. Senti diferença em minha disposição , estou me recuprando mais rápido após o treino muscular e de corrida. Gostaria de saber sua opinião ! Obrigada.

          Responder
  14. Bom dia gostava de saber por quanto tempo posso tomar o cha de curcuma . Para triglicericos e colesterol

    Responder
  15. BOA TARDE POR ESTA QUERIA SABER SE A CURCUMA COMPRADA EM GRADES ARMAZENSQUE QUE E CURCUMA MUIDA SERA BOUA PARA CONCUMO COMO A CURCUMA EM CAPCULAS E POR FABOR ENDICAME A DOZA DO DIA OBRIGADA

    Responder
    • Olá dr Lair Ribeiro diz que a curcuma em pó comprada em armazéns é melhor que em cápsula ou comprimidos. Mas as de comprimidos são mais fácil pra engolir e já vem na quantidade certa. Aí vc escolhe.

      Responder
    • Olá Portugueses Maria José.

      Vai dar igual.

      Eu não sei qual é o seu proposito para tomar as cápsulas de Curcuma. Mas… Comece com pouco e veja como reage o seu corpo/sistema. Se se sentir bem a tomar, então pode aumentar até ver. Mas não passe das 1/2 gramas diárias.

      Pode adicionar o pó de açafrão/Curcuma nas comidas. Consuma sempre que puder, para dar ao organismo a quantidade necessária num determinado tempo.

      Aconselha se sempre muito cuidado no entanto.

      Responder
  16. A reportagem é muito boa mas seria conveniente substiuir o termo “açafrão” por “cúrcuma”. O açafrão é o pistilo de uma flor, muito utilizada na culinária espanhola, por exemplo, para dar cor e sabor à famosa paella. A cúrcuma também é chamada no Brasil de “açafrão da terra” por causa da sua cor, que lembra o amarelo vivo do açafrão, mas não tem nenhuma relação com o açafrão verdadeiro, muito menos no sabor.

    Responder
  17. OLá! Estou tomando uma cápsula de cúrcuma 450mg por dia tendo a esperança que vai me ajudar a deixar de usar cortisona diariamente e colaborar em geral no meu tratamento clínico para AR ( artrite reumatóide). Se fizer o efeito esperado, volto aqui e darei um outro depoimento.

    À quem se interesse, eu comprei minhas cápsulas importadas através da BioVea ( não sei se posso estar colocando isso) e paguei em torno de 135,00, incluindo taxa de correio e alfandegária.

    Responder
    • Olá, Izilda tudo bem? Eu recomendo muito também para AR, a Vitamina D Pura o qual você pode comprar na farmácia e tomar 2 ou 3 gotinhas por dia. E foi isso associado á muita fé em DEUS que me curou dessa doença terrível chamada artrite reumatoide. E o segredo para doenças está na natureza nas coisas naturais que nosso grande arquiteto DEUS deixou na terra para nós seres humanos usufruirmos. Pois a máfia da industria farmacêutica não está preocupada em curar, pois eles somente lucram cada vez mais com as pessoas doentes e com suas drogas ineficazes e sem solução como os remédios vendidos para AR. Desejo melhoras, e sempre fé em DEUS.

      Responder
      • Olá tmb aconselho tomar cloreto de magnésio pois é excelente pra saúde. Veja os vídeos do dr Lair Ribeiro e dr Arnaldo Veloso são peritos em magnésio. Boa saúde!

        Responder
      • Olá Rafael.

        Tem toda razão.

        Os tratamentos holístico com tudo que é natural existem há milhares de anos. Mas desde cedo foram ocultados de nós por outros (médicos da candonga).

        DEUS deixou mesmo, juntamente connosco, na terra tudo o que é necessário para termos uma longa e saudável vida.

        Mesmo as coisas que matam se usadas em quantidade mortífera, teem benefícios se usados adequadamente, em quantidades menores. Ou então servem para outras coisas.

        O mundo é às pessoas estão a começar a tomar consciência disto. E graças a evolução das coisas, a informação flui muito mais rápido e vai mais longe.

        Tudo de bom ?

        Responder
      • Rafael gostei do seu depoimento, essa vitamina vc toma com água? que horas em média, um abraço, obrigado

        Responder
  18. Onde adquiro as capsulas (se é que há), qual o preço, há contra-indicação medicamentosa, tipo Sinvastatina, Clopidogrel, Zetia

    Responder
  19. É com muito prazer que deixo comentários,pois muitas coisas aprendemos,pois as oportunidades de se obter informações junto aos profissionais são mínimas. Portanto,sem querer abusar, gostaria de receber um Email falando sobre uma dúvida: Me refiro a Cúrcuma, que estou fazendo uso por muitos motivos relacionados as doenças. Inclusive,em sua maioria,sou gratificada em fazer uso da mesma. Mas, preciso tirar uma dúvida: É o seguinte: Faço us do Rivotril à 15 anos,pois sou muito ansiosa e sofro de insônia. Comecei a tomar as capsulas de Cúrcuma (manipuladas) de 250 mg. Preciso saber, se devo suspender o uso do Rivotril. Desde de já,muito obrigada pela atenção. Aguardo uma resposta com ansiedade. Um forte abraço,saúde e paz.

    Responder
    • Olá Laura.

      Eu também sofria de ansiedade, insónia. Há um ano parei com os químicos que os médicos me prescreveram há anos. Estou curado.

      Andei 10 ou mais anos a tomar. Só me deu cabo dos meus neurotransmissores e de muitas coisas no meu corpo. Tudo ficou desequilibrado. Só está equilibrado porque se toma os quimicos. Os químicos só encobrem os sintomas, não curam.

      A cura está em coisas naturais. Um alimentação saudável. Uma vida ativa. Exercício fisico.

      E veja esta: vitaminas + minerais + aminoacidos = novos e equilibrados neurotransmissores.

      O cérebro comanda. Se não estiver bem do cérebro, todos os seus corpo/sistema fica afetado.

      Fale com naturopatas. Esses são os médicos de verdade. Não aceite químicos.

      Entretanto tenha muito cuidado com todas as suas ações em relação a sua saúde.

      Faça meditacao, faça Yoga, acalme. Nada lhe vai fazer mal. Você vai conseguir ficar boa sem essa porcaria de medicamentos químicos.

      Estou aos seu dispor se quiser falar mais sobre o que quer que seja, especialmente sobre a sua saúde.

      As melhoras e tudo de bom.

      Responder
    • Se voce quizer deixar o rivotril terá que fazer o desmame ,porque a abstinência é muito acentuada gerando os sintomas psicossomáticos,agora tomando a curcuma e o rivotril juntos nao tem nenhum perigo,qq duvida meu email é laerciosaopaulo@gmail.com

      Responder
    • Rivotril deve ser eliminado mas nao pode ser suspenso derrepente. As doses devem ser diminuidas lentamente ao longo de semanas. Atividade fisica e’ indispensavel (caminhadas, p ex)
      Fale com seu medico

      Responder
    • Permita me dar uma opinião. Para quem usa drogas, tais como: rivotril, diazepam entre outras, não é bom que parem de uma vez. Isso tem que ser feito aos poucos, pois o organismo já está acostumado. Quanto a ansiedade, não conheço nada melhor do que a l teanina, que ao contrário das drogas, esta funciona como um suplemento.

      Responder