Cúrcuma: O que é, benefícios, cuidados e como tomar

atualizado em

Os benefícios da cúrcuma são muitos, e a cada dia vem atraindo mais atenção. E isso se deve principalmente aos compostos chamados de curcuminóides, como veremos a seguir.

A cúrcuma, ou açafrão, é o tempero que dá ao Curry, famosa especiaria indiana, a cor amarela, o aroma e o sabor característicos. Por isso, muitas das propriedades da cúrcuma são semelhantes às do curry.

Ela é usada na Índia e por diversas tribos indígenas há milhares de anos, como especiaria e também como erva medicinal.

Então, vamos conhecer as propriedades e os benefícios da cúrcuma, descobrir quais os efeitos colaterais de seu uso e como usar.

O que é a cúrcuma?

cúrcuma ou açafrão
Cúrcuma (ou açafrão)

A cúrcuma (Curcuma Longa) é uma planta da mesma família do gengibre. Mas, enquanto o gengibre tem uma coloração amarelo-clara, a cúrcuma é de um laranja escuro.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela tem um sabor picante e amargo característico, e uma fragrância suave que lembra laranja e gengibre, e pode ser consumida fresca ou na forma de extrato.

A Curcumina

O principal ingrediente ativo do açafrão é a curcumina. Ela é um pigmento fenólico que tem um sabor ligeiramente amargo e picante e um cheiro bastante característico que lembra o da mostarda.

E é a curcumina que dá ao açafrão a propriedade anti-inflamatória e seu caráter preventivo em relação a várias doenças.

Principais benefícios da cúrcuma

A cúrcuma pode ser um dos suplementos nutricionais mais eficazes que existe, e muitos estudos de alta qualidade mostram que ela pode trazer grandes benefícios para todo o corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

1. A curcumina é um composto anti-inflamatório natural

A curcumina é um potente anti-inflamatório e, ao contrário da maior parte dos medicamentos usados para tratar inflamações, a sua ingestão não provoca danos aos órgãos do sistema digestivo.

Ela é um polifenol, que age na regulação de uma substância chamada TNF-alfa.  E, como o TNF-alfa tem um papel-chave na inflamação, a curcumina pode se tornar uma grande aliada no tratamento de diversas doenças inflamatórias e autoimunes.

Esse efeito já foi demonstrado em diversos estudos menores, que foram reunidos em uma revisão feita por pesquisadores de diversos países, e publicada no periódico Pharmacological Research em 2016.

2. Cúrcuma aumenta a capacidade antioxidante do organismo

Acredita-se que a oxidação das células e tecidos é um dos mecanismos que leva ao envelhecimento e ao desenvolvimento de muitas doenças.

A oxidação no organismo é causada por radicais livres, moléculas que tendem a reagir com substâncias orgânicas importantes, tais como ácidos graxos, proteínas e DNA.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim a curcumina, que é um potente antioxidante presente na cúrcuma, pode neutralizar os radicais livres e prevenir muitos desses problemas.

3. A curcumina reduz o risco de doença cardíaca

As doenças cardiovasculares são atualmente a maior causa de mortes no mundo. Estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a prevenir o acúmulo de placas que podem obstruir as artérias e levar a ataques cardíacos e derrames.

Esse efeito se deve a capacidade da cúrcuma, ou mais especificamente da curcumina, de reduzir as taxas de colesterol ruim e triglicérides do sangue, como demonstrado em um estudo publicado no Nutritional Journal em 2017.

Assim, a curcumina ajuda a evitar o desenvolvimento de problemas como a aterosclerose, ou acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

4. A curcumina diminui o risco de mal de Alzheimer

Um dos benefícios da cúrcuma mais estudados é seu efeito em doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer, e foi pesquisado  exaustivamente por cientistas indianos, e publicado no periódico Annals of Indian Academy of Neurology.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas para entendermos os efeitos da curcumina no Alzheimer, primeiro precisamos entender como a doença afeta o cérebro:

  • Inflamação: A inflamação crônica das células nervosas é uma importante característica dos danos neurológicos vistos no Alzheimer
  • Estresse oxidativo: Os danos causados pelos radicais livres causam a deterioração dos neurônios, contribuindo para a piora dos sintomas
  • Depósito de placas beta-amiloide: Essa é a característica mais marcante do Alzheimer, e contribui para os danos aos neurônios.

E o que os pesquisadores encontraram é que a curcumina age em todos esses processos, e ajuda a evitar a inflamação, o estresse oxidativo e o depósito das placas de beta-amiloide.

Arroz com açafrão
Arroz com açafrão

5. Cúrcuma pode ajudar a prevenir e até mesmo tratar alguns tipos de câncer

Diversos estudos, como este que foi publicado em 2018 no periódico Functional Food and Human Health, mostram que a curcumina tem uma atividade anticâncer, agindo em diversos pontos do desenvolvimento dos tumores:

  • Mutação das células;
  • Formação de vasos sanguíneos para nutrir o tumor;
  • Metástase.

Assim, ela ajudaria na prevenção e no tratamento da doença, sem os efeitos colaterais característicos dos tratamentos atualmente disponíveis.

Mas, ainda existem desafios para o uso da curcumina como tratamento anticâncer, e são necessários mais estudos para avaliar melhor esse potencial.

6. A curcumina ajuda a melhorar os sintomas da artrite

A curcumina tem uma forte ação anti-inflamatória, e pode ajudar a prevenir e tratar diversos problemas de saúde que envolvam a inflamação.

E como a artrite é um problema que causa dor, inchaço e inflamação nas articulações, substâncias com efeito anti-inflamatório, como a curcumina, podem ajudar a melhorar o quadro.

7. Pode ajudar a prevenir o diabetes

Por fim, a curcumina ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, como mostram pesquisadores brasileiros em um estudo publicado no periódico Pharmacological Research, em 2018.

Mas o efeito da curcumina na glicemia só foi significativo em pessoas que tinham algum grau de descontrole dos níveis de açúcar. Quando os níveis estavam normais, a curcumina não causava efeitos.

Ideias para incluir a cúrcuma no dia a dia

drink tradicional indiano com cúrcuma
Drink tradicional indiano com cúrcuma

A cúrcuma pode ser adicionada as receitas tanto para dar sabor quanto para colorir os alimentos. Veja alguns exemplos:

  • Adicione cúrcuma ao ovo cozido da salada, para dar-lhe uma cor amarela mais apetitosa;
  • Misture o arroz integral com passas e castanha de caju, e tempere com açafrão, cominho e coentro;
  • Adicione a especiaria diretamente à couve-flor cozida no vapor, ou faça um molho cremoso para acompanhá-la adicionando açafrão e cebola seca a um pouco maionese, sal e pimenta;
  • Cúrcuma é um ótimo tempero para incrementar as receitas que levam lentilhas;
  • Dê aos molhos para salada um tom amarelo-alaranjado, adicionando um pouco de pó de açafrão a eles.

Efeitos colaterais da cúrcuma e segurança do consumo

Cúrcuma não é um alimento que comumente cause alergias, mas, no entanto, algumas pessoas relataram reações alérgicas à cúrcuma, especialmente após a exposição da pele ao sol.

Nestes casos foram relatadas suaves erupções cutâneas acompanhadas de coceira.

E além disso, existem ainda registros de reações adversas em pessoas que consumiram grandes quantidades de cúrcuma, como as listadas a seguir:

  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Problemas na coagulação do sangue;
  • Problemas no fígado e na vesícula;
  • Pressão arterial baixa;
  • Contrações uterinas em mulheres grávidas;
  • Aumento do fluxo menstrual;
  • Diminuição drástica do nível de açúcar no sangue, principalmente em diabéticos;
  • Dores no estômago;
  • Diminuição na absorção de ferro.

Pessoas que tomam certos medicamentos também devem ter cuidado ao ingerir cúrcuma ou usar suplementos que a contenham. Isso porque seu princípio ativo pode interferir na ação daqueles que afetam a coagulação sanguínea.

Por isso, é importante sempre consultar um profissional de saúde para saber se a cúrcuma pode interagir com algum medicamento de uso diário.

Vídeos relacionados:

Confira também os vídeos a seguir, em que ensinamos um truque ao misturar cúrcuma com banana, além dos melhores benefícios da cúrcuma. Aproveite também para se inscrever no nosso canal no botão abaixo:

Assista o vídeo a seguir para saber mais sobre os benefícios da cúrcuma:

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios da cúrcuma para a saúde? Tem o costume de utilizá-la em algumas receitas do dia a dia? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

164 comentários em “Cúrcuma: O que é, benefícios, cuidados e como tomar”

  1. Olá, gostaria de saber se posso tomar canela de velho em cápsulas e cúrcuma longa? Tipo, intercalar durante o dia. Tenho muitas dores no corpo, agora no verão piora muito. Coluna, nervo ciático e joelho doem demais. Grata!

    Responder
  2. Olha… estou tomando curcumin turmeric …a 3 meses e olha…e sempre faço um checap de exames laboratoriais e no resultado da ferretina foi o único que deu alteração..grau elevado de ferro no sangue..estou com uma grande dúvida de que seja a curcumina…vou dar um tempo… agradeço abraços.

    Responder
  3. Tomo uma colher de chá de manhã diluído no café,da marca ECOLIFE,e em dois meses de uso , com a graça de Deus, fiquei curada da esofagite, contatado através de Endoscopia digestiva.

    Responder
  4. Depois de tomar 8 cápsulas, sinto uma ligeira comichão, especialmente nas pernas e braços… Que devo fazer?

    Responder
  5. OI Patricia !!
    Nas casas que vende todos os tipos de grãos e sementes, sempre t\~em cúrcuma. Não se preocupe muito em elação ás diferenças de preço .
    A qualidade entre uma e outra não faz grandes diferenças. Não dá para falsificar cúrcuma.
    Eu tomo uma colerina de café das pequenas uma vez ao dia no almoço ou jantar..

    Responder
    • A esmagadora maioria da curcuma que existe no mercado está misturada com fubá de milho; para verificar se a cúrcuma é pura pegue uma colher de chá do pó , coloque 30 ml de agua em uma concha e leve ao fogo até ferver, se formar uma espécie de mingau está contaminada com fubá; nas casas que vendem especiarias tem a curcuma em raiz seca ,é a melhor maneira de comprar

      Responder
    • Tomemos cuidados… Pois já estão falsificando até esse maravilhoso tempero… A vários relatos e vídeos mostrando como fazer o teste para saber se estamos comprando cúrcuma boa ou não…

      Responder
  6. GOSTARIA DE SABER, QUEM TEM PRESSÃO ALTA PODE TOMAR? PORQUE SEMPRE LI NOS SITES NATURAIS, QUE FAZ SUBIR A PRESSÃO, JÁ QUE A CÚRCUMA TEM ALGO DE PARECIDO COM O GENGIBRE? BOM DIA E OBRIGADA.

    Responder
  7. Alguém pode indicar uma marca de confiança de cúrcuma em capsula para comprar por favor? Como há muitas e os preços diferenciam demais estou confusa.

    Responder
    • Te aconselho a adquirir em uma farmácia de produtos naturais, tipo Flora Medicinal, assim voce estará adquirindo um produto de qualidade. Boa sorte.

      Responder
      • Artigo muito interessante e útil. Mt grata. Vou começar à usar esse Milagre da Natureza.
        Um abraço
        Marina

        Responder
    • Boa tarde. Meu nome é Claudionor e eu planto cúrcuma em vaso na minha casa, é bem simples, você colhe os rizomas “raizes” e consome ralada, em pedações, do jeito que melhor lhe convier. Se preferir vá na feira e compre, é muito barato e tem em forma de “raizes” ou em pó, é muito mais barato do que capsulas e você terá garantia de 100% que não é falsificado.

      Responder
  8. Oi, qto tempo antes da refeição devo tomar o chá? Não tomo café da manhã, almoço. Eu tomo limão com água pra quebrar o jejum, posso mistura com o chá no lugar da água?

    Responder
  9. Tenho artrite reumatoide e tomo liflunomida e mesmo assim tenho muitas dores gostaria de saber se posso tomar cúrcuma mesmo tomando a liflunomida?obrigada

    Responder
  10. Eu tenho artrite reumatoide e tomo liflunomida e assim mesmo tenho muitas dores li sobre cúrcuma na interne gostaria de saber se posso tomar mesmo fazendo uso da liflunomida?

    Responder
  11. eu estou usando curcuma, porem com receio porque tenho diabet e presção altae e já senti que ele baixa a glicose, diminui a dose e continuo tomando, vou ver no que dá

    Responder
    • Gente, eu estava com uma dor na articulação da coxa fazia mais de uma semana, já estava querendo ir a um ortopedista porque só conseguia caminhar mancando. Tomei meia colher de chá de curcuma mais uma colher de mel e uma pirada de gengibre ralado. Dois dias depois eu notei q estava caminhando normal e a dor foi embora. Santo remédio. Todos deveriam tomar! Procure curcuma que não venha misturada com amido de milho, muitas delas bem tomem muito cuidado! Compro a minha pura e organica no mercado municipal da cidade. Boa sorte a todos!

      Responder
  12. Gostaria de saber de quem usa a Curcuma se tem alguma
    Modificação de coloração nas fezes, urina ou pele. Como é bem amarelada, gostaria de saber e tomar sem surpresa. Muito grata!!!

    Responder
  13. Eu tenho ataque de gota nos pés. É uma dor insuportável. Quando ataca dói muito por vários dias. Mesmo com diversos remédios convencionais nåo estava sentindo efeito.
    Um amigo meu Indiano me deu um pacote de cúrcuma da Índia. Uma cor super alaranjada. Tomei uma colher do pó misturada com agua morna a noite , ao amanhecer os pés estavam 80% melhor. Não estava inchado. Tomei outro copo no café de manhã. E a noite. No dia seguinte eu estava sem dor.
    Um componente anti inflamatório muito eficaz.
    Estou tomando uma colher de soupa misturada todas as noites. E nunca mais tive ataque de gota. Melhorou também meu estomago digestão.

    Responder
  14. Li sobre o preparo da cúrcuma para melhor absorção e fiz o seguinte: coloco num vidro: uma parte de cúrcuma para duas partes de azeite de oliva e um pouco de pimenta do reino. Misturo tudo e uso na salada. Faço em quantidade suficiente para uns 2 a 3 dias. Está correto isto ? Misturar estes ingredientes está correto ?

    Responder