Descubra os exercícios que ajudam a envelhecer melhor

Especialista da área:
atualizado em 23/03/2021

Passou dos 30 e está se preocupando mais com a saúde? Você está certíssimo! Afinal, a partir dos 30, o corpo tem um declínio natural na força muscular e óssea. Ao mesmo tempo, perder peso após os 30 pode ser mais difícil. Mas sabe o que ajuda? A prática de exercícios físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Enquanto o sedentarismo pode levar a doenças crônicas e elevar o risco de morte precoce, os exercícios trazem vários benefícios.

Por exemplo, o auxílio ao controle do peso e da glicose no sangue, a redução do risco de doença no coração e de alguns tipos de câncer e a melhoria do sono e do humor.

Mas existem algumas atividades que são consideradas chave para ajudar a envelhecer melhor. São os exercícios para fortalecer os músculos e os ossos e aqueles que melhoram o equilíbrio. Essas atividades fazem bem não apenas aos idosos, mas para todos os adultos.

Entre elas, estão os exercícios de resistência (levantamento de peso ou exercício com o próprio peso do corpo), a dança, as trilhas, os jogos com bola e os jogos com raquete, como o tênis, o pingue-pongue ou o badminton.

Além disso, especialistas indicam que modalidades como a yoga ou o tai chi também fazem bem para os ossos, os músculos e o equilíbrio, o que pode contribuir com a prevenção de quedas.

A importância desses exercícios

Tênis

Procurar fortalecer os músculos é importante porque estima-se que a fraqueza muscular aumente em 76% o risco de quedas. Além disso, aqueles que já caíram uma vez têm três vezes mais chances de sofrer uma queda novamente.

Ao mesmo tempo, os exercícios de força e equilíbrio podem beneficiar aquele período após momentos importantes e delicados, como uma gestação, a menopausa, um pós-operatório, a aposentadoria e até o diagnóstico de doenças.

Para o diretor do Departamento de Dieta, Obesidade e Atividade Física da Agência de Saúde Pública da Inglaterra, Alison Tedstone, ao lado de exercícios aeróbicos como caminhadas diárias, os exercícios de força e equilíbrio devem fazer parte da rotina dos adultos 2 vezes por semana.

De acordo com Tedstone, a combinação entre essas atividades físicas ajuda uma pessoa a ficar bem durante a juventude e a manter a independência conforme envelhece.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados

Entretanto, cada exercício específico e a sua intensidade precisam ser adaptados à saúde e à condição física de cada pessoa.

Portanto, antes de iniciar um treinamento, você deve consultar o médico. Isso é importante para saber quais atividades são as melhores para você, quais você não deve fazer e em que intensidade pode se exercitar.

Conte ainda com a orientação de um educador físico durante os seus treinos, para aprender como fazer cada exercício, o que é fundamental para evitar lesões. Tudo isso é especialmente importante se você for idoso, estiver grávida ou sofrer com algum problema físico.

Por fim, não perca também o vídeo com as dicas da nossa nutricionista sobre como emagrecer depois dos 30:

Fontes e Referências Adicionais

Você pratica esses exercícios? Sabia da importância deles? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário