Descubra os exercícios que ajudam a envelhecer melhor

Especialista da área:
atualizado em 23/03/2021

Passou dos 30 e está se preocupando mais com a saúde? Você está certíssimo! Afinal, a partir dos 30, o corpo tem um declínio natural na força muscular e óssea. Ao mesmo tempo, perder peso após os 30 pode ser mais difícil. Mas sabe o que ajuda? A prática de exercícios físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Enquanto o sedentarismo pode levar a doenças crônicas e elevar o risco de morte precoce, os exercícios trazem vários benefícios.

Por exemplo, o auxílio ao controle do peso e da glicose no sangue, a redução do risco de doença no coração e de alguns tipos de câncer e a melhoria do sono e do humor.

Mas existem algumas atividades que são consideradas chave para ajudar a envelhecer melhor. São os exercícios para fortalecer os músculos e os ossos e aqueles que melhoram o equilíbrio. Essas atividades fazem bem não apenas aos idosos, mas para todos os adultos.

Entre elas, estão os exercícios de resistência (levantamento de peso ou exercício com o próprio peso do corpo), a dança, as trilhas, os jogos com bola e os jogos com raquete, como o tênis, o pingue-pongue ou o badminton.

Além disso, especialistas indicam que modalidades como a yoga ou o tai chi também fazem bem para os ossos, os músculos e o equilíbrio, o que pode contribuir com a prevenção de quedas.

A importância desses exercícios

Tênis

Procurar fortalecer os músculos é importante porque estima-se que a fraqueza muscular aumente em 76% o risco de quedas. Além disso, aqueles que já caíram uma vez têm três vezes mais chances de sofrer uma queda novamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao mesmo tempo, os exercícios de força e equilíbrio podem beneficiar aquele período após momentos importantes e delicados, como uma gestação, a menopausa, um pós-operatório, a aposentadoria e até o diagnóstico de doenças.

Para o diretor do Departamento de Dieta, Obesidade e Atividade Física da Agência de Saúde Pública da Inglaterra, Alison Tedstone, ao lado de exercícios aeróbicos como caminhadas diárias, os exercícios de força e equilíbrio devem fazer parte da rotina dos adultos 2 vezes por semana.

De acordo com Tedstone, a combinação entre essas atividades físicas ajuda uma pessoa a ficar bem durante a juventude e a manter a independência conforme envelhece.

Cuidados

Entretanto, cada exercício específico e a sua intensidade precisam ser adaptados à saúde e à condição física de cada pessoa.

Portanto, antes de iniciar um treinamento, você deve consultar o médico. Isso é importante para saber quais atividades são as melhores para você, quais você não deve fazer e em que intensidade pode se exercitar.

Conte ainda com a orientação de um educador físico durante os seus treinos, para aprender como fazer cada exercício, o que é fundamental para evitar lesões. Tudo isso é especialmente importante se você for idoso, estiver grávida ou sofrer com algum problema físico.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, não perca também o vídeo com as dicas da nossa nutricionista sobre como emagrecer depois dos 30:

Fontes e Referências Adicionais

Você pratica esses exercícios? Sabia da importância deles? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário