Se você é um dos admiradores de artes marciais, mas não quer praticar um exercício de alto impacto, conheça mais sobre o Tai Chi Chuan, que é uma luta de baixo impacto, que ajuda a emagrecer e oferece inúmeros benefícios à saúde.
O Tai Chi Chuan possui origens no Taoismo. Tai significa “o maior”, “o mais alto”, “supremo”, “absoluto”, Chi significa o cume, o topo, e Chuan significa punho, simbolizando “soco” e “luta com as mãos desarmadas”.
Então, o Tai Chi Chuan consiste em um método de luta baseado na reconciliação de forças que interagem de forma dinâmica. Seus movimentos são executados lentamente e em silêncio, fluindo a energia existente no corpo e estimulando a consciência corporal, a tranquilidade e a concentração.
Mas você não precisa se aprofundar nos conhecimentos das raízes do Tai Chi Chuan e da filosofia chinesa para desfrutar dos benefícios dessa luta. No entanto, esses conceitos podem ajudar a dar mais sentido à atividade.
Perder peso com a arte marcial
A prática de Tai Chi Chuan emagrece e traz muitos outros benefícios para a saúde. Dessa forma, ela pode ser uma aliada de quem busca uma boa qualidade de vida, independente da faixa etária. Mas é importante destacar que isso ocorre de forma moderada. Quem faz uma hora de aula desta luta queima em média 280 calorias.
Além disso, é importante destacar que a perda de peso depende da velocidade e formas de execução dos movimentos.
No entanto, para emagrecer, além de praticar uma atividade como o Tai Chi Chuan, a pessoa deve seguir uma dieta saudável e equilibrada, e queimar mais calorias do que ingere.
Flexibilidade e equilíbrio
O Tai Chi Chuan não só emagrece, mas também melhora a flexibilidade e o equilíbrio. Além disso, a melhora da consciência corporal também pode trazer benefícios aos reflexos e à coordenação motora.
Não só isso, mas estudos abordaram outros benefícios do Tai Chi Chuan:
Autoestima e qualidade de vida
Um estudo publicado em 2004 pela Supportive Care in Cancer, feito com pacientes que tinham superado o câncer de mama, descobriu que a prática de Tai Chi Chuan proporcionou uma melhora na autoestima e qualidade de vida, comparado ao grupo que não praticou a atividade.
Artrite
Estudos recentes descobriram que os movimentos suaves e harmônicos do Tai Chi Chuan podem melhorar o equilíbrio, reduzir o estresse e aliviar as dores da artrite.
Um estudo divulgado por pesquisadores do Tufts Medical Center em Boston, Massachusetts, descobriu que o Tai Chi Chuan pode atuar especificamente na redução da dor e das limitações física de pessoas com osteoartrite grave de joelho.
Outro benefício do Tai Chi Chuan é que ele pode aliviar os sintomas da doença e a flexibilidade para portadores de espondilite anquilosante, condição inflamatória semelhante à artrite, que afeta a coluna vertebral. Foi o que mostrou um estudo publicado em 2008 pelo periódico Complementary and alternative medicine.
Densidade óssea
Dizer que Tai Chi Chuan emagrece pode ser tentador para todos que desejam manter o corpo em forma. Entretanto, as mulheres podem desfrutar de muitos outros benefícios, como a manutenção da densidade óssea. Sendo assim, a atividade pode ajudar a combater a osteoporose e osteopenia.
Doenças cardíacas e hipertensão
Alguns dos benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde cardiovascular são:
- Redução de pressão arterial;
- Diminuição do colesterol ruim (LDL);
- Redução dos triglicerídeos;
- Redução dos níveis de insulina;
- Diminuição dos níveis da proteína C-reativa em pessoas com alto risco de doença cardíaca.
Além disso, pesquisas mostram que pessoas com dificuldades respiratórias e insuficiência cardíaca obtiveram, com a prática de Tai Chi Chuan, uma melhora significativa na capacidade de praticar caminhadas.
Parkinson
Pessoas que têm a doença de Parkinson podem obter melhora no domínio dos movimentos durante as aulas de Tai Chi Chuan. Os benefícios podem ser notados após o segundo mês de prática da arte marcial.
Autodefesa
Esse é um dos principais benefícios do Tai Chi, principalmente para as mulheres que desejam se sentir mais seguras quando estão sozinhas. Os movimentos feitos durantes as sessões podem preparar a pessoa para agir em situações de perigo.
Dicas
- Aquecer: fazer um aquecimento antes das sessões pode ser importante para evitar possíveis lesões e desconfortos durante a execução dos movimentos. Além de soltar os músculos e articulações, o que também melhora a concentração e a respiração. Os instrutores poderão recomendar movimentos simples, como círculos de ombros, virar levemente a cabeça para ambos os lados e para trás;
- Movimentos curtos: essa dica vale principalmente para os iniciantes. É interessante começar pelos movimentos mais simples e lentos. A prática pode ser aprimorada de acordo com o avanço gradativo da aptidão física;
- Respiração: como já dito, o Tai Chi Chuan também beneficia a concentração e o trabalho de respiração, por isso, respirar suavemente antes dos movimentos pode ajudar você a relaxar a mente e ainda mobilizar a energia necessária de todo o corpo para a prática da atividade;
- Orientação médica: é indispensável consultar um médico antes de iniciar a prática de Tai Chi Chuan, para saber se você realmente pode realizar essa atividade;
- Sinta-se confortável: a ideia central da prática da arte marcial é obter qualidade de vida e bem-estar, por isso, é imprescindível que você se sinta bem também durante os treinos. Sendo assim, opte por roupas confortáveis e que não dificultem a sua respiração e execução dos movimentos;
- Progresso: as análises do progresso na prática de Tai Chi Chuan são feitas geralmente com periodicidade de 12 semanas, por isso, não se esqueça de analisar seu desempenho e benefícios regularmente. O reconhecimento das mudanças físicas e psicológicas positivas podem se tornar o estímulo que você busca para se manter firme na atividade.
Fontes e referências adicionais
- Tai Chi Chuan and Beast Cancer, Support Care Cancer 12, 871–876 (2004).
- The Efficacy of Tai Chi Chuan in Older Adults, Family Practice, Volume 21, Issue 1, February 2004, Pages 107–113
- Tai Chi for Disease Activity and Flexibility in Patients with Ankylosing Spondylitis—A Controlled Clinical Trial, Evid Based Complement Alternat Med. 2008 Dec; 5(4): 457–462.
Fontes e referências adicionais
- Tai Chi Chuan and Beast Cancer, Support Care Cancer 12, 871–876 (2004).
- The Efficacy of Tai Chi Chuan in Older Adults, Family Practice, Volume 21, Issue 1, February 2004, Pages 107–113
- Tai Chi for Disease Activity and Flexibility in Patients with Ankylosing Spondylitis—A Controlled Clinical Trial, Evid Based Complement Alternat Med. 2008 Dec; 5(4): 457–462.
Minha mães está com 82 anos e praticou durante muito tempo, foi muito bom para ela. Tenho 55 anos e gostaria de iniciar essa prática porque sempre a admirei.
Comecei a prática do Tai Chi há pouco tempo, mas já sinto os efeitos benéficos.
Tenho 53 anos e sei que minha vida será extendida com boa qualidade, a partir dessa prática.
Super mega recomendo.
Tenho 62 anos, e gostaria de praticar alguma atividade fisica paramelhorar minha saúde e perder peso.
A escolha foi pela leveza dos movimentos, os exercicios respiratórios e de respiração alem do condicionamento fisico.
Sou praticante do Tai Chi, é algo apaixonante!!!! Os resultados são incríveis….