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Tai Chi Chuan Emagrece? Benefícios e Dicas

🕐 16/01/2020

Não são todas as pessoas que se sentem confortáveis em praticar exercícios de alta intensidade. A ampla gama de opções para atividades pode ser o fator motivador para aqueles que se sentem vencidos pela dúvida e adiam o início de atividades físicas. Se você é um dos admiradores de artes marciais, mas não se agrada com altos impactos, você ficará feliz em saber que Tai Chi Chuan emagrece e pode oferecer inúmeros benefícios à sua saúde.

Conheça um pouco mais sobre a atividade e avalie as dicas que podem contribuir para um melhor nível de excelência na prática dessa arte marcial.

O que é?

O Tai Chi Chuan possui origens do Taoismo e artes marciais. O nome dado à atividade remete à “luta de final supremo”. O conceito de “final supremo” é referente ao Tao, ou mais especificamente, ao quadro de dualidades de Yin e Yang, que se manifestam no campo de tempo.

A alusão ao Tai Chi, no contexto que nos interessa, sugere que a arte contém em si tudo que é necessário para as forças dinâmicas interagirem e se reconciliar, seja com movimentos, formas, e até padrões de respiração. Já o termo Chuan refere-se a uma escola ou método de combate, ou seja, é dito que Tai Chi Chuan consiste em um método sofisticado de luta, ao qual é baseado na reconciliação de forças que interagem de forma dinâmica. É a interação de energias.

O melhor de tudo é que você não precisa se aprofundar nos conhecimentos das raízes do Tai Chi Chuan e da filosofia chinesa para desfrutar dos benefícios para a saúde, mas estes conceitos podem ajudar a dar sentido ao seu desempenho. São inúmeros os benefícios da arte marcial, inclusive o que a prática de Tai Chi Chuan emagrece, mas pode ser também um perfeito aliado para uma boa qualidade de vida, independente da faixa etária.

Perder peso com a arte marcial

O Tai Chi Chuan emagrece, mas é importante destacar que isso ocorre de forma moderada. A queima de calorias pode ser atestada a partir da prática da arte marcial durante 15 minutos, o que pode resultar na saída de energia, a qual equivale à perda de em média 70 calorias. Podemos concluir que uma sessão de Tai Chi de 1 hora pode induzir à eliminação de pelo menos 280 calorias.

Alguns praticantes afirmam que o Tai Chi Chuan emagrece, principalmente, se for praticado diariamente, podendo dessa forma queimar até 25.500 calorias por ano. Há praticantes de Tai Chi Chuan que combinaram as aulas com uma alimentação balanceada, eliminando mais de 7 quilos. O emagrecimento pode ser obtido em conjunto com uma melhor qualidade de sono, melhor controle de respiração, e ainda uma aptidão física com músculos e articulações mais fortes.

Força muscular

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Stanford em 2006 demonstrou benefícios do Tai Chi Chuan para 39 homens e mulheres com idade média de 60 anos. Após 12 semanas de dedicação à arte marcial, eles apresentaram melhora na força interior do corpo, além de aumentar a força dos membros superiores.

Outro estudo japonês pôde comprovar que 113 adultos de idade avançada que adotaram a prática regular de Tai Chi Chuan, junto com caminhadas, obtiveram melhora de 30% na força interior do corpo, e 25% a mais de força nos braços. Vale ressaltar que os benefícios não se limitam apenas aos membros superiores, mas estes se destacam com performances melhores.

Flexibilidade e equilíbrio

É dito que o Tai Chi Chuan emagrece e ainda pode impulsionar significativamente o corpo a uma melhor flexibilidade, além de melhorar o equilíbrio, reduzindo a possibilidade de ocorrência de quedas. A melhora na percepção ainda pode auxiliar na recuperação de pequenos tropeços , favorecendo também o reflexo dos praticantes.

Condicionamento aeróbico

Os benefícios aeróbicos são um dos fatores responsáveis que justificam o fato de que praticar Tai Chi Chuan emagrece. É importante destacar que a perda de peso depende da velocidade e formas de execução dos movimentos. O aconselhamento médico também pode permitir um treino mais intenso de cardio com a frequência cardíaca acima da oferecida pelo Tai Chi Chuan.

Artrite

Um centro de estudos americano de reumatologia comprovou que é possível reduzir dores e ainda melhorar a aptidão física e o humor a partir da décima segunda semana de prática regular de Tai Chi Chuan. Os exercícios de alongamento dessa arte marcial podem reduzir impactos de osteoartrite de joelho de níveis avançados, alem de retardar o processo de desenvolvimento de doenças como espondilite anquilosante, que nada mais é que uma doença inflamatória semelhante à artrite que afeta a coluna vertebral.

Baixa densidade óssea

Dizer que Tai Chi Chuan emagrece pode ser tentador para todos que desejam manter o corpo em forma, mas as mulheres podem desfrutar de muitos outros benefícios, como uma melhor manutenção da densidade óssea nas que estão na fase da pós-menopausa. O Tai Chi Chuan pode reduzir impactos de osteoporose e osteopenia.

Câncer de mama

Afirma-se que o Tai Chi Chuan pode potencialmente melhorar a qualidade de vida e capacidade funcional de realização das atividades diárias comuns para mulheres que sofrem de câncer de mama, ou efeitos colaterais do tratamento deste. Essas mulheres podem reconhecer a arte marcial como uma terapia de suporte, o que contribui para o seu próprio bem estar.

Doenças cardíacas e hipertensão

Praticantes se submeteram a testes que comprovaram a eficácia do Tai Chi Chuan para a redução de pressão arterial, melhora nos níveis de colesterol, triglicerídeos, insulina e proteína C-reativa em pessoas com alto risco de doença cardíaca. Pessoas com dificuldades respiratórias e insuficiência cardíaca obtiveram com a prática de Tai Chi Chuan uma melhora significativa na capacidade de executar caminhadas.

Parkinson

Pessoas que lidam com a doença de Parkinson podem obter melhora no domínio de movimentos durante as aulas de Tai Chi Chuan. O bem estar pode ser reconhecido após o segundo mês de prática da arte marcial.

Autodefesa

Esse é um dos principais benefícios do Tai Chi, principalmente para as mulheres que desejam se sentir mais seguras ao caminhar sozinhas pelas ruas. Os movimentos graciosos feitos durantes as sessões podem favorecer a desenvoltura diante de possíveis infortúnios.

Dicas

  • Aquecer: Fazer um aquecimento antes das sessões pode ser uma iniciativa importante para evitar possíveis lesões e desconfortos durante a execução dos movimentos, além de soltar os músculos e articulações, assim melhorando a concentração na respiração e no corpo. Os instrutores poderão recomendar movimentos simples, como círculos de ombros, virar levemente a cabeça para ambos os lados e também para trás.
  • Movimentos curtos: Essa deve ser uma iniciativa para os praticantes iniciantes. É interessante escolher os estilos que exigem movimentos menores e mais lentos, principalmente para os iniciantes com idade mais avançada. Os movimentos podem ser aprimorados de acordo com o avanço gradativo da aptidão física.
  • Respiração: Como já dito, o Tai Chi Chuan também beneficia a concentração e o trabalho de respiração e energia, por isso, dedicar alguns minutos de respiração suave antes dos movimentos pode ajudar você a relaxar a mente e ainda mobilizar a energia necessária de todo o corpo, independente se o movimento for feito em pé, sentado, ou até mesmo deitado.
  • Orientação médica: É indispensável que em casos de problemas músculo-esqueléticos, ou limitações, o seu médico seja consultado antes do inicio da prática de Tai Chi Chuan.
  • Sinta-se confortável: A ideia central da prática da arte marcial é obter qualidade de vida e bem-estar, por isso, é imprescindível que você se sinta bem também durante os treinos. Opte por roupas confortáveis e que não dificultem a sua respiração e execução de movimentos.
  • Progresso: As análises de progresso na prática de Tai Chi Chuan são feitas com periodicidade de 12 semanas, por isso, não se esqueça de analisar seu desempenho e benefícios durante seu aprimoramento nas atividades. O reconhecimento das mudanças físicas e psicológicas positivas podem se tornar o estímulo que você busca para se manter firme nas atividades.

Alguma pessoa praticante desta arte marcial te recomendou que o Tai Chi Chuan emagrece? Você tem vontade de praticá-lo? Comente abaixo.

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4 comentários em “Tai Chi Chuan Emagrece? Benefícios e Dicas”

  1. Minha mães está com 82 anos e praticou durante muito tempo, foi muito bom para ela. Tenho 55 anos e gostaria de iniciar essa prática porque sempre a admirei.

  2. Comecei a prática do Tai Chi há pouco tempo, mas já sinto os efeitos benéficos.
    Tenho 53 anos e sei que minha vida será extendida com boa qualidade, a partir dessa prática.
    Super mega recomendo.

  3. Tenho 62 anos, e gostaria de praticar alguma atividade fisica paramelhorar minha saúde e perder peso.
    A escolha foi pela leveza dos movimentos, os exercicios respiratórios e de respiração alem do condicionamento fisico.

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