Tai Chi Chuan emagrece? Benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 13/07/2021

Se você é um dos admiradores de artes marciais, mas não quer praticar um exercício de alto impacto, conheça mais sobre o Tai Chi Chuan, que é uma luta de baixo impacto, que ajuda a emagrecer e oferece inúmeros benefícios à saúde.

O Tai Chi Chuan possui origens no Taoismo. Tai significa “o maior”, “o mais alto”, “supremo”, “absoluto”, Chi significa o cume, o topo, e Chuan significa punho, simbolizando “soco” e “luta com as mãos desarmadas”.

  Continua Depois da Publicidade  

tai chi chuan emagrece

Então, o Tai Chi Chuan consiste em um método de luta baseado na reconciliação de forças que interagem de forma dinâmica. Seus movimentos são executados lentamente e em silêncio, fluindo a energia existente no corpo e estimulando a consciência corporal, a tranquilidade e a concentração.

Mas você não precisa se aprofundar nos conhecimentos das raízes do Tai Chi Chuan e da filosofia chinesa para desfrutar dos benefícios dessa luta. No entanto, esses conceitos podem ajudar a dar mais sentido à atividade.

Perder peso com a arte marcial

A prática de Tai Chi Chuan emagrece e traz muitos outros benefícios para a saúde. Dessa forma, ela pode ser uma aliada de quem busca uma boa qualidade de vida, independente da faixa etária. Mas é importante destacar que isso ocorre de forma moderada. Quem faz uma hora de aula desta luta queima em média 280 calorias.

Além disso, é importante destacar que a perda de peso depende da velocidade e formas de execução dos movimentos.

No entanto, para emagrecer, além de praticar uma atividade como o Tai Chi Chuan, a pessoa deve seguir uma dieta saudável e equilibrada, e queimar mais calorias do que ingere.

  Continua Depois da Publicidade  

Flexibilidade e equilíbrio

Homem praticando tai chi

O Tai Chi Chuan não só emagrece, mas também melhora a flexibilidade e o equilíbrio. Além disso, a melhora da consciência corporal também pode trazer benefícios aos reflexos e à coordenação motora.

Não só isso, mas estudos abordaram outros benefícios do Tai Chi Chuan:

Autoestima e qualidade de vida

Um estudo publicado em 2004 pela Supportive Care in Cancer, feito com pacientes que tinham superado o câncer de mama, descobriu que a prática de Tai Chi Chuan proporcionou uma melhora na autoestima e qualidade de vida, comparado ao grupo que não praticou a atividade.

Artrite

Estudos recentes descobriram que os movimentos suaves e harmônicos do Tai Chi Chuan podem melhorar o equilíbrio, reduzir o estresse e aliviar as dores da artrite.

Um estudo divulgado por pesquisadores do Tufts Medical Center em Boston, Massachusetts, descobriu que o Tai Chi Chuan pode atuar especificamente na redução da dor e das limitações física de pessoas com osteoartrite grave de joelho.

Outro benefício do Tai Chi Chuan é que ele pode aliviar os sintomas da doença e a flexibilidade para portadores de espondilite anquilosante, condição inflamatória semelhante à artrite, que afeta a coluna vertebral. Foi o que mostrou um estudo publicado em 2008 pelo periódico Complementary and alternative medicine.

  Continua Depois da Publicidade  

Densidade óssea

Dizer que Tai Chi Chuan emagrece pode ser tentador para todos que desejam manter o corpo em forma. Entretanto, as mulheres podem desfrutar de muitos outros benefícios, como a manutenção da densidade óssea. Sendo assim, a atividade pode ajudar a combater a osteoporose e osteopenia.

Doenças cardíacas e hipertensão

Alguns dos benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde cardiovascular são:

  • Redução de pressão arterial;
  • Diminuição do colesterol ruim (LDL);
  • Redução dos triglicerídeos;
  • Redução dos níveis de insulina;
  • Diminuição dos níveis da proteína C-reativa em pessoas com alto risco de doença cardíaca.

Além disso, pesquisas mostram que pessoas com dificuldades respiratórias e insuficiência cardíaca obtiveram, com a prática de Tai Chi Chuan, uma melhora significativa na capacidade de praticar caminhadas.

Parkinson

Pessoas que têm a doença de Parkinson podem obter melhora no domínio dos movimentos durante as aulas de Tai Chi Chuan. Os benefícios podem ser notados após o segundo mês de prática da arte marcial.

Autodefesa

Mulher praticando tai chi chuan

Esse é um dos principais benefícios do Tai Chi, principalmente para as mulheres que desejam se sentir mais seguras quando estão sozinhas. Os movimentos feitos durantes as sessões podem preparar a pessoa para agir em situações de perigo.

Dicas

  • Aquecer: fazer um aquecimento antes das sessões pode ser importante para evitar possíveis lesões e desconfortos durante a execução dos movimentos. Além de soltar os músculos e articulações, o que também melhora a concentração e a respiração. Os instrutores poderão recomendar movimentos simples, como círculos de ombros, virar levemente a cabeça para ambos os lados e para trás;
  • Movimentos curtos: essa dica vale principalmente para os iniciantes. É interessante começar pelos movimentos mais simples e lentos. A prática pode ser aprimorada de acordo com o avanço gradativo da aptidão física;
  • Respiração: como já dito, o Tai Chi Chuan também beneficia a concentração e o trabalho de respiração, por isso, respirar suavemente antes dos movimentos pode ajudar você a relaxar a mente e ainda mobilizar a energia necessária de todo o corpo para a prática da atividade;
  • Orientação médica: é indispensável consultar um médico antes de iniciar a prática de Tai Chi Chuan, para saber se você realmente pode realizar essa atividade;
  • Sinta-se confortável: a ideia central da prática da arte marcial é obter qualidade de vida e bem-estar, por isso, é imprescindível que você se sinta bem também durante os treinos. Sendo assim, opte por roupas confortáveis e que não dificultem a sua respiração e execução dos movimentos;
  • Progresso: as análises do progresso na prática de Tai Chi Chuan são feitas geralmente com periodicidade de 12 semanas, por isso, não se esqueça de analisar seu desempenho e benefícios regularmente. O reconhecimento das mudanças físicas e psicológicas positivas podem se tornar o estímulo que você busca para se manter firme na atividade.
Fontes e referências adicionais

Você tem vontade de praticar o Tai Chi Chuan? O que achou dos benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média 4,36)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

4 comentários em “Tai Chi Chuan emagrece? Benefícios e dicas”

  1. Minha mães está com 82 anos e praticou durante muito tempo, foi muito bom para ela. Tenho 55 anos e gostaria de iniciar essa prática porque sempre a admirei.

    Responder
  2. Comecei a prática do Tai Chi há pouco tempo, mas já sinto os efeitos benéficos.
    Tenho 53 anos e sei que minha vida será extendida com boa qualidade, a partir dessa prática.
    Super mega recomendo.

    Responder
  3. Tenho 62 anos, e gostaria de praticar alguma atividade fisica paramelhorar minha saúde e perder peso.
    A escolha foi pela leveza dos movimentos, os exercicios respiratórios e de respiração alem do condicionamento fisico.

    Responder