Devo fazer alongamento antes da musculação?

Especialista da área:
atualizado em 14/07/2021

Você provavelmente já deve ter ouvido falar ou lido em algum lugar que é necessário fazer alongamentos antes da prática de exercícios físicos. Isso porque, durante muito tempo esse tipo de exercício já foi associado à amplitude do movimento muscular e à melhoria da flexibilidade do corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

É indiscutível que o alongamento é importante para aumentar a flexibilidade e a funcionalidade do corpo, porém, já restou comprovado através de diversos estudos que praticar alongamento antes da musculação, além de não trazer nenhum beneficio, ainda pode diminuir a força e potência muscular, sendo constatado ainda que não há qualquer ação preventiva quanto as possíveis lesões musculares.  

Será que eu devo fazer alongamento antes da musculação?

casal alongando

De acordo com a Escola Médica da Universidade de Harvard, todo mundo precisa fazer alongamentos para manter a mobilidade. Segundo a instituição, os alongamentos devem ser executados regularmente, todos os dias.

Os fisioterapeutas indicam ainda que ter músculos longos e flexíveis, resultados atribuídos aos alongamentos, são importantes para que o esforço físico não sobrecarregue eles.

Mas será que tudo isso se aplica ao alongamento antes da musculação?

Segundo estudos científicos realizadas sobre o tema, alongar um músculo frio pode causar lesões que variam desde pequenas tensões a rompimentos musculares. Os especialistas indicam que alongar o músculo que está prestes a ser trabalhado no treino pode ocasionar uma perda significativa de força durante a musculação.

Portanto, isso significa que a pessoa ao praticar alongamento antes da musculação, poderá simplesmente ter menos força, não sendo capaz de utilizar o mesmo peso que está acostumada.

  Continua Depois da Publicidade  

Alongamento passivo e ativo

O alongamento é um exercício que proporciona elasticidade e aumento da amplitude do movimento muscular. Portanto, ao se alongar, você força o músculo a esticar suas fibras e a se adaptar a esta condição. Todavia, essa prática causa estresse no músculo, que combinada ao seu treino de hipertrofia, pode levar à contusões.  

Existem dois tipos de alongamento mais frequente: o estático (passivo) e o dinâmico (ativo). O alongamento estático, no qual a pessoa fica parada em uma posição e segura o movimento por determinado tempo, não é indicado para ser realizado antes da musculação, pois diminui bastante a força muscular da pessoa, reduzindo a habilidade do músculo de ter uma performance ideal, além de não evitar lesões.

O alongamento dinâmico (aquele executado em movimento) alonga ao mesmo tempo em que aquece os músculos e as articulações. É indicado para melhorar a flexibilidade e pode ser benéfico para ativar corretamente os músculos antes de várias atividades físicas, como correr, jogar futebol, tênis e outros esportes, por exemplo. 

Entretanto, apesar dos alongamentos dinâmicos permitirem um bom aquecimento antes das práticas físicas, eles também não são indicados para ser feitos antes de treinos de hipertrofia ou outras atividades de explosão muscular.

No entanto, é essencial levar em consideração que o alongamento não é prejudicial. Ele, inclusive traz benefícios para o seu corpo, desde que praticado no momento certo. O ideal é programar suas sessões de alongamento em horários distantes do seu treino, como estratégia isolada. Veja 15 exercícios de alongamento para musculação para encaixar em suas rotinas de treino.

O alongamento durante a musculação

mulher fazendo musculação

O alongamento durante a musculação, pode auxiliar a melhora do fluxo sanguíneo, porém, o ideal para o músculo que está sendo acionado durante o treinamento é receber uma massagem leve entre as séries.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas o ideal é sempre procurar a ajuda de um profissional de educação física que será capaz de preparar uma rotina de alongamentos apropriada aos seus objetivos, e assegurar que você não se lesione.

Fontes e referencias adicionais

Você costuma fazer alongamento antes da musculação? Acredita que isso ajuda ou atrapalha seus treinos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 3,80)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Devo fazer alongamento antes da musculação?”

  1. Sou contrário aos alongamentos estáticos antes do trabalho de força assim como se o músculo estiver altamente fatigado carregado de ácido láctico também acho conveniente não efectua lós substituindo por ligeiras massagens

    Responder