Homem fazendo alongamento

Devo Fazer Alongamento Antes da Musculação?

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém falar ou lido em algum lugar que é necessário fazer alongamentos antes da prática de exercícios físicos.

Sim, esse tipo de exercício já foi associado a benefícios como a manutenção de músculos longos, flexíveis, fortes e saudáveis e a flexibilidade para manter um alcance de movimento nas articulações.

Sem os alongamentos, os músculos encurtam e ficam rígidos (endurecidos), o que faz com que eles enfraqueçam e não consigam executar toda a extensão exigida pelas atividades. O resultado: existe um risco maior de dores nas articulações, tensões e danos musculares.

Será que eu devo fazer alongamento antes da musculação?

De acordo com a Escola Médica da Universidade de Harvard, todo mundo precisa fazer alongamentos para proteger a sua mobilidade. Segundo a instituição, os alongamentos devem ser executados regularmente, todos os dias.

Os fisioterapeutas indicam ainda que ter músculos longos e flexíveis, resultados atribuídos aos alongamentos, são importantes para que o esforço físico não coloque muita força sobre os músculos.

Mas será que tudo isso se aplica ao alongamento antes da musculação?

O especialista em força e condicionamento, Sean Hyson, informou que pesquisas já mostraram que o alongamento dinâmico, em que o praticante ativamente leva uma articulação a todo o seu alcance de movimento como em um giro de perna, é uma boa forma de melhorar a flexibilidade antes de uma sessão de levantamento de peso.

No mesmo sentido, o treinador Ollie Odebunmi escreveu que os alongamentos dinâmicos colocam os músculos e as articulações em uma amplitude de movimento.

Entretanto, Hyson afirmou que o alongamento estático, no qual a pessoa fica parada em uma posição e segura o alongamento, pode não ser uma alternativa tão boa assim. Também é classificada como um erro a ideia de que se deve fazer alongamentos estáticos antes de levantar pesos.

O especialista em força e condicionamento relatou que uma pesquisa apresentada no Journal of Strength & Conditioning Research (Jornal de Pesquisa em Força e Condicionamento, tradução livre) identificou que pessoas que fizeram o alongamento estático antes de levantar peso até registraram ganhos de força. Porém, esses ganhos não foram tão positivos quanto os dos praticantes que não fizeram nenhum tipo de alongamento antes da musculação, completou ele.

Em seu artigo, o treinador Odebunmi defendeu escolher o alongamento dinâmico antes do treino com pesos, citando um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports (Jornal Escandinavo de Medicina e Ciência em Esportes, tradução livre).

De acordo com o treinador, a pesquisa apontou que os alongamentos estáticos antes do levantamento de peso diminuem a habilidade dos músculos de ter uma performance ideal.

Já Hyson explicou que o fato do alongamento relaxar e alongar os músculos parece diminuir temporariamente a habilidade destes para produzir força. Na opinião do especialista em força e condicionamento, para maximizar os ganhos no levantamento de peso, o alongamento deve ficar para depois do treinamento de musculação ou, até mesmo, para outro momento.

Entretanto, Hyson alertou que nos casos em que os músculos estiverem muito rígidos (endurecidos) para permitirem a execução adequada do exercício, será necessário fazer o alongamento antes da musculação, tanto o dinâmico quanto o estático, para melhorar a mobilidade.

“Sim, você pode comprometer a força, entretanto, aumentará a segurança, o que é muito mais importante”, completou o especialista em força e condicionamento.

Há mais gente que não defende o alongamento antes da musculação 

De acordo com informações encontradas, alongar os músculos errados nos momentos errados pode não somente prejudicar o progresso como também pode provocar distensões e tensões musculares.

Segundo muitos especialistas, alongar um músculo frio pode causar lesões que podem variar de pequenas tensões a rompimentos musculares. As pesquisas indicam que alongar o músculo que está prestes a ser trabalhado no treino pode causar uma perda significativa de força durante a musculação.

Isso quer dizer que o praticante pode utilizar uma quantidade de peso menor do que aquela que é capaz simplesmente porque fez o alongamento antes da musculação.

O alongamento durante a musculação

Sobre o alongamento durante a musculação, ele pode auxiliar a melhorar um pouco o fluxo sanguíneo, porém, considera-se que o melhor para o músculo que está sendo acionado no treinamento é receber uma massagem leve entre as séries.

Por outro lado, fazer o alongamento adequadamente durante pode melhorar a força e a recuperação entre as séries. E qual seria esse jeito apropriado? Alongar o músculo antagônico (contrário) ao que está sendo trabalhado.

Por exemplo, a ideia aqui é alongar os músculos posteriores da coxa depois de fazer o leg press ou o latíssimo do dorso depois de uma série de supino.

Então 

Para definir se você vai fazer ou não o alongamento antes da musculação, conte com a orientação de um bom e qualificado educador físico. Ele poderá analisar a sua condição física e determinar qual o momento mais apropriado para você se alongar e qual alongamento é o melhor para o seu caso.

Não faça por conta própria porque isso pode fazer com que você se lesione, como já explicado acima. E lembre-se sempre de que os dados apresentados aqui servem apenas como informação e jamais substituem as recomendações e os cuidados de um profissional da área.

Você costuma fazer um alongamento antes da musculação? Acredita que isso mais ajuda do que atrapalha seus treinos? Com que vertente você concorda mais? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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