Dieta Barriga de Trigo: Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Se você foi uma pessoa antenada na boa forma durante os últimos anos, provavelmente já deve ter ouvido falar das dietas sem glúten, que prometem secar o corpo rapidamente. O glúten está presente no trigo, cevada, aveia e centeio.

Um best-seller desde seu lançamento, o livro “Barriga de Trigo”, do cardiologista americano William Davis, propõe a abolição total do trigo do cardápio, além de cortar também diversos outros alimentos da dieta, sobretudo os carboidratos.

Ainda motivo de debate entre especialistas, a dieta da Barriga de Trigo (Wheat Belly Diet), vem sendo amplamente divulgada na mídia e recebeu até a alcunha de “Dieta do Dr. Atkins sem o bacon”- isso porque também desestimula o consumo de carboidratos e gorduras “ruins”, sugerindo um aumento no consumo de proteínas e gorduras “do bem”.

E como funciona a dieta da barriga de trigo? É só cortar o trigo do meu cardápio e pronto, perderei todos aqueles quilos indesejados? Qual é o cardápio?

Vamos responder todas suas dúvidas já! Siga abaixo.

Por que o glúten se tornou um vilão das dietas?

Primeiramente, vamos começar explicando o que é o glúten e quais seus efeitos no organismo.

O glúten é uma proteína que pode ser encontrada no trigo e que dá ao pão aquela característica de leveza e maciez (pense em um pão fofinho). Duas proteínas se juntam para formar o glúten: a gliadina e a glutenina.

O problema, segundo William Davis, é que o nosso organismo não consegue absorver o glúten, o que pode levar a uma série de complicações, entre elas distensão abdominal, gases e uma sensação de desconforto. E exatamente por não ser absorvido, o glúten pode causar a inflamação da parede do intestino, pois o nosso corpo vê o glúten como um invasor e passa a atacá-lo, resultando no processo inflamatório. Ao longo do tempo, essa inflamação impedirá a absorção de certos nutrientes pela parede intestinal, o que pode levar a uma deficiência nutricional.

E para quem quer emagrecer, a inflamação é uma grande inimiga, pois afeta o sistema hormonal (mexendo com o controle do apetite) e pode promover a retenção de líquidos.

Outra teoria recente afirma que a gliadina presente no trigo de hoje é responsável por um aumento no apetite. Ela atuaria no cérebro de maneira a aumentar a sensação de fome, estimulando um consumo maior de calorias (o autor do livro “Barriga de Trigo” fala em 440 calorias a mais por dia!).

Meus antepassados comiam trigo e não tinham problemas…

O trigo é um dos cereais mais antigos e mais utilizados pela nossa civilização. Resíduos de trigo foram encontrados em tumbas do Período Neolítico, datando de 5 a 6 mil anos A.C. Os egípcios já faziam uso do trigo há 3 mil anos, e ele pode ser considerado se não o mais, um dos mais antigos cereais cultivados pelo homem.

O problema é que o trigo que utilizamos hoje em dia não lembra em nada o trigo que nossos ancestrais usavam. A variedade mais cultivada no mundo hoje é a de trigo anão, que foi modificada por pesquisadores nos anos 60 (para aumentar a produtividade).

Essas alterações fizeram com que o trigo que encontramos hoje no supermercado contenha muito mais glúten que o trigo original (cientistas falam em 10 vezes mais glúten). E, além disso, de ingrediente complementar, o trigo passou a ser um dos principais alimentos da nossa dieta ocidental moderna.

E quais os benefícios de eliminar o trigo da minha dieta?

Segundo o livro Barriga de Trigo, literalmente dezenas de problemas de saúde podem ser evitados retirando o trigo da alimentação. Na verdade, o autor do livro fala até em melhora de algumas doenças após a retirada do glúten da dieta.

Entre os maiores benefícios da dieta da Barriga de Trigo, estão:

  • Perda de Peso
  • Prevenção e controle do Diabetes
  • Melhora no humor e maior capacidade de concentração
  • Aumento dos níveis de energia
  • Sono mais profundo
  • Diminuição de dores nas articulações
  • Melhora no funcionamento intestinal
  • Desaparecimento de refluxo ácido
  • Diminuição na retenção de líquidos

Outros benefícios incluiriam a prevenção do câncer de intestino, Mal de Alzheimer, Esquizofrenia, asma- e até mesmo autismo. Embora o glúten seja atualmente o tema de muitas pesquisas, ainda não é possível comprovar cientificamente alguns dos benefícios acima.

Entre os efeitos colaterais dessa dieta, podemos citar a baixa presença de carboidratos, o que pode levar a sintomas de fraqueza, dores de cabeça e constipação intestinal. Há também riscos de deficiência nutricional, pois uma série de alimentos é eliminada ou então estão em quantidades restritas na dieta da barriga de trigo (frutas, legumes que contém amido, cereais como o arroz).

Devido à restrição de diversos alimentos, muitos nutrientes podem ficar ausentes da sua alimentação. É fundamental nessa situação falar com seu médico para certificar-se de que está ingerindo todos os nutrientes necessários, ou até mesmo fazer uma suplementação.

Qual é o cardápio da Dieta da Barriga de Trigo?

O que você pode comer, de acordo com o as recomendações da dieta da barriga de trigo:

À Vontade:

  • Legumes (menos batata, inhame e outros que sejam ricos em amido) e verduras;
  • Queijos curados, com teor normal de gordura (não vale queijo light nem queijos processados);
  • Linhaça triturada;
  • Algumas Frutas (morango, amora, framboesa, mirtilo, maçã, laranja). Evitar frutas muito doces, como: mamão, banana, abacaxi e manga);
  • Castanhas cruas;
  • Gorduras “do bem”: azeite, óleo de coco, óleo de abacate;
  • Carne e ovos;
  • Temperos naturais (salsa, cebolinha, etc).

Em quantidades bem menores:

  • Arroz (branco ou integral)- não mais que ½ xícara por dia
  • Queijo cottage
  • Iogurte, Leite e Manteiga
  • Tofu e Missô
  • Chocolate 70 a 85% de cacau
  • Azeitonas, picles, sementes cruas e abacate

Eliminar:

  • Trigo e seus derivados (pães, massas, bolos, etc)
  • Aveia
  • Amido de milho e fécula de batata
  • Mel, melado e afins
  • Refrigerantes
  • Doces
  • Frituras
  • Cerveja
  • Proteína de soja
  • Barras de cereal
  • Suco de fruta
  • Embutidos (salsicha, mortadela, bacon, etc)

No entanto, é fácil perceber que não dá para emagrecer comendo castanhas, queijo e carne à vontade. Como não há uma quantidade exata de cada um dos alimentos, nesta dieta é fundamental o bom senso – e o controle das porções. Por exemplo – a castanha pode substituir a barrinha de cereal como lanche da tarde, mas não é para comer 20 castanhas…

Dicas

Entre as dicas do Dr. Davis no livro Barriga de Trigo está a de consumir uma colher de azeite (ou alguma das outras “gorduras saudáveis”) em cada uma das refeições até que seu organismo se acostume com os efeitos da abstinência do trigo.

Outra dica é eliminar 50% do trigo na primeira semana, e tentar cortá-lo totalmente da dieta após esses primeiros sete dias.

Alimentos “gluten free” (sem glúten) também estão na lista negra do cardiologista, pois, segundo ele, muitas vezes simplesmente trocam o trigo por outros de baixo valor nutritivo (acrescentam açúcar e gorduras, por exemplo, para realçar o sabor).

Contras da Dieta da Barriga de Trigo

Uma das críticas a essa dieta é exatamente a dificuldade de se manter uma alimentação tão restrita em um mundo tão dominado pelo trigo. Outro contra seriam as reações que cada organismo pode apresentar diante de uma diminuição tão brusca nas quantidades de carboidratos (o livro sugere ingerir até 50 gramas de carboidratos por dia).

Como a dieta é baseada principalmente em proteínas e gorduras, aliados a um consumo restrito de vegetais, a quantidade de fibras na alimentação fica prejudicada – o que pode levar à prisão de ventre.

Nos primeiros dias da dieta da barriga de trigo, podem surgir os seguintes sintomas: mau hálito, dores de cabeça e até mau humor, como uma reação do organismo à retirada dos carboidratos. É provável que estes sintomas amenizem-se à medida que o corpo se adaptar à dieta (que deve ser feita com acompanhamento médico).

Considerações finais

Como em qualquer dieta, a maior dificuldade da dieta da Barriga de Trigo está em incorporá-la em seu dia-a-dia de modo permanente, adotando seus benefícios como verdadeiros hábitos. Neste caso, como já dissemos, é muito difícil viver para sempre sem glúten (a não ser no caso dos indivíduos portadores da doença celíaca, o que é outra história) em um mundo rodeado pelo trigo.

É a granola do café da manhã, a massa do almoço, o pão integral do lanche da tarde, a pizza do jantar… Uma das sugestões é, se não quiser cortar totalmente o trigo (glúten) da sua dieta, ao menos diminuí-lo, fazendo trocas (a massa pelo arroz integral, a pizza de trigo por uma pizza com massa de couve-flor, por exemplo) e ir notando aos poucos como seu organismo reage.

Se o seu objetivo for emagrecer rapidamente, a Dieta da Barriga de Trigo pode lhe ajudar, desde que seja feita sob acompanhamento médico e seguindo o cardápio de maneira adequada ( o “à vontade” não é exatamente um passe livre para você comer queijo e castanhas o dia todo).

Fontes e Referências Adicionais:
 

Você já conhecia o livro e a dieta Barriga de Trigo? Concorda com as suas premissas? E acha que seria capaz de segui-la com todas as restrições? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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16 comentários em “Dieta Barriga de Trigo: Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Já faz algum tempo que não como mais trigo, por conhecer o livro e não encontrei muita dificuldade porque subsistirei o trigo por farinhas boas como a de coco, amêndoa e grão de bico e com elas faço pizza, pão e bolo . E minha barriga diminuiu muito e o inchaço também melhorou, e os sintomas iniciais da retirada do carboidrato dublei muito bem com suplementos, estou ótima bjuss

  2. Iniciei minha dieta após a leitura do livro Barriga de Trigo, tenho 61 anos e comecei
    a exatamente 6 meses. Pesava 92 quilos , hoje estou com 82. É aconselhável a todos
    os que iniciarem esse regime, também diminuam o consumo do arroz, de doces e
    refrigerantes(cortem totalmente). Saibam vocês que os benefícios disto são enormes,
    não só na perda de peso, mas também na saciedade, na disposição, no funcionamento
    intestinal, no sono bem dormido, no humor….etc. Podem ficar tranquilos pois existem
    muitas alternativas para todos os alimentos derivados do trigo; até pizza, bolos, lasanhas, etc.
    quem quiser detalhes do que eu como mandem e-mail para emailxn@gmail.com.

  3. funciona muito bem…de 82 para 72,7 kg em 3 meses…ridiculo….faz omelete com brocolis de manha…usa a criatividade povo…farinha arrebenta o ser humano…como frutas normalmente, sem exagero…nao tomo mais suco de fruta, nao como arroz de qqr tipo nem nada integral…muito ovo organico, muita castanha de todos os tipos, muita agua…café preto, omelete, pizza eu como o recheio e nao como a massa, pao nao como mais, legumes e verduras como todas, até batata, sem exagero, mas como, outros legumes vao q vao, muito frango..pouca carne vermelha…azeitona, queijos…ENFIM vida mais q normal….tomo vinho e cerveja facil…a farinha é um vilão disfarçado de coisa boa…pula fora enquanto vc tem tempo…..

  4. Qao ler o livro “barriga de trigo” eu tinha interpretado que o trigo einkorn ou emmer não gera a tao debatida barriga.
    Para quem não quer viver sem trigo pode consumir esses trigos citados acima sem ter os efeitos colaterais do trigo comum?
    Onde posso encontar essas farinhas organicas? Entrei na internet mas a maioria não entrega na regiao. Meu cep é 40.150-120. Grata no aguardo.

  5. Gente, ele explica que os grãos integrais,especialmente do trigo, não são tão saudaveis. No trigo, ali se encontram as maiores porcarias. Eu amei o livro e pratico desde abril. Até outubro tirei somente o trigo, mas comia tapioca, milho, arroz, frutas, verduras, castanhas sem pensar e emagreci sete kg sem esforço e sem ginástica. Pude parar de tomar remédios para artrite e minhas cólicas intestinais sumiram. Desde outubro até hoje com receitas low carb do Flavio Passos e do Rodrigo Polesso e sem ginástica emagreci quase cinco! Estou mais disposta e alegre. E bem melhor fisicamente. Aconselho a todos uma leitura atenta e outras observações e pesquisas. Valeu muito!

  6. hoje fazem 30 dias que parei de comer trigo, açucar e alcool. perdi 5,3 kg. me sinto ótimo. problemas de refluxo gastrico, sindome intestino irritavel, sinusite, rinite, sumiram nesses 30 dias, sou outra pessoa. vale a pena tirar esses 2 venenos açucar e trigo da alimentação. como ovos, carnes, peixes, tapioca, frutas, legumes, verduras, castanhas, azeitonas, leite, queijo, café com adoçante.

  7. Eu, li hoje a pedido de uma colega de grupo de oração. Como vou tirar férias vou fazer a risco.
    Eu estava pesando 90 kg e sedentária, reduzi a alimentação e pedir uns 8 quilos, houve umas comemorações e recuperei 5kg, resolvir tirar massas e açúcar e voltei a caminhar e perdir o que tinha ganhado e mais 1 kg. Espero com essa leitura diminuir mais até chegar aos meus 75 quilos e com muita saúde.

  8. ESTA INFORMAÇÃO É GRATUITA E VAI TE AJUDAR
    Eu há cerca de 90 dias eliminei o glúten da minha alimentação. Posso afirmar que nos primeiros 45 dias foi terrível, pois sentia fraqueza e tontura – porém, passada esta fase de abstinência eu posso afirmar que os efeitos são maravilhosos: Mais disposição, mais satisfação, pressão arterial ficou normal, nível de açucar normal e até mesmo o sono e a concentração melhorou bastante e inclusive o meu intestino que passou a funcionar com regularidade todos os dias. A primeira coisa que ficou notório no meu meio é que desinchei bastante e falam que eu perdi uns 10 ou mais quilos. A verdade é que estou ótimo e olha que nem reduzi a alimentação ou as cachaças do final de semana. Troquei o pão de todos os dias por banana com farinha de linhaça, cuscuz, batata doce e mandioca e os lanches de rua troquei por beijus que é a base de tapioca.
    Qualquer dúvida é só me perguntar: cassio_robertoo@hotmail.com

  9. A maior vilã é a pessoa que tem a boca nervosa, e que não tem força de vontade de comer menos.
    Essa é a grande verdade, aceita que dói menos.

    • Não Mônica!!! Não está relacionado a apenas não ter força de vontade, mas engloba uma série de fatores emocionais e fisiológicas! Por isso não é tão fácil emagrecer… Pq se fosse só assim “Ter força de vontade” Não existiriam os gordos no mundo, pq são eles os que mais tem força de vontade​, mas seus problemas emocionais e fisiológicos os impedem ao sucesso no seu processo de emagrecimento, por isso minha dica é: buscar um tratamento psicológico voltado para o emagrecimento.

  10. Concordo que é o excesso do consumo de trigo (principalmente a farinha branca que é uma grande vilã da saúde) é prejudicial porque é um dos motivos da obesidade. Mas acho que em quantidade bem pequena e sendo a farinha de trigo integral não deve ser totalmente dispensável.

  11. Já estou lendo o livro “barriga de trigo” e há 1 mês tirei completamente o trigo. minha duvida qq farinha deve ser evitada, ou que tipo podemos utilizar: farinha de arroz, berinjela, etc…
    No aguardo e muito obrigada.

    Heloisa Buenos

  12. Olá Dra. Patrícia, boa noite!
    Poderia explicar melhor porque dentre os alimentos a serem eliminados estão o suco de frutas, o mel, não seria apenas os derivados do trigo? Seria só para quem quer emagrecer e durante esse processo de emagrecimento ou é algo eterno? Acredito que o suco de frutas é excelente para a saúde. Não é possível que eliminemos isso, assim penso eu, só com uma explicação muito profunda.
    Não consigo entender também a parte do glúten: “Alimentos “gluten free” (sem glúten) também estão na lista negra do cardiologista, pois, segundo ele, muitas vezes simplesmente trocam o trigo por outros de baixo valor nutritivo (acrescentam açúcar e gorduras, por exemplo, para realçar o sabor).” E afinal as farinhas de arroz, milho e mandioca são substitutivas para o trigo? Se não me engano,o arroz e o milho também foram modificados geneticamente, então só resta a farinha de mandioca? Para fazer um pão, por exemplo, que farinha usar para substituir o trigo? obrigada

    • Olá! Não sou a Dra. rsss, mas, posso lhe passar uma dica: eu praticamente eliminei o trigo da minha dieta. Uso uma farinha de oleaginosas que eu mesma trituro em casa, no liquidificador. Uso castanha do pará, linhaça, girassol e gergelim. Uso para fazer paninis e bolos. Fica muuuuito bom!

      • Hoje temos várias opções para substituir a farinha de trigo tais como: farinha de Gergelim, Farinha de Canola , farinha de Germe de milho, Farinha de Linhaça