Uma pesquisa publicada na revista Science Advances apontou os possíveis maléficos causados pela dieta cetogênica, com alto teor de gordura e baixo de carboidrato. O estudo sugeriu que o método acelera o envelhecimento dos órgãos.
A pesquisa foi conduzida em ratos de laboratório. Foram encontradas células senescentes, ou seja, envelhecidas, em maior quantidade nos animais que foram submetidos a uma alimentação baseada na dieta cetogênica.
Isso acontece quando o tecido para de funcionar e, no lugar de morrer, entra em estado nulo, enquanto as estruturas velhas permanecem nos tecidos, liberando toxinas que aumentam a inflamação. Algo que eleva os riscos de desenvolver doenças cardíacas, cânceres e diabetes tipo 2.
Como a pesquisa foi realizada
Durante três semanas, pesquisadores da Universidade de Texas alimentaram seis ratos de laboratório com uma dieta cetogênica. Ao todo, 90% das calorias consumidas vinham de gorduras e menos de 1% de carboidratos.
Os demais ratos de laboratório seguiram uma alimentação padrão, com 17% das calorias vindas de gorduras e 58% de carboidratos.
Os cientistas analisaram amostras de tecido do coração, rins, fígado e cérebro de todos os animais. O resultado apontou que os ratos que seguiram a dieta cetogênica tinham mais células senescentes em seus órgãos em comparação com os animais da dieta padrão.
Os rins dos animais, por exemplo, continham quatro vezes mais quantidade de um marcador de envelhecimento celular, em média.
- Veja também: Dieta Keto – Sinais de que você deve largar a dieta!
Para confirmar os resultados, os pesquisadores fizeram com que os animais antes alimentados com a dieta cetogênica começassem a seguir uma dieta padrão. O número de células velhas, então, diminuiu.
Mais estudos precisam ser realizados para evidenciar o tema de forma mais rigorosa. No entanto, outras pesquisas apontam que a dieta cetogênica pode causar deficiência de nutrientes e até mesmo problemas no fígado.
Para seguir uma dieta cetogênica, a pessoa deve aumentar a ingestão de gorduras por meio de alimentos como amêndoas, castanhas e outros tipos de oleaginosas, sementes, abacate, tofu e azeite.
As gorduras saturadas também são geralmente ingeridas em grande quantidade neste tipo de alimentação, como óleo de palma, banha e manteiga, que são consideradas prejudiciais à saúde.
A dieta cetogênica também limita a quantidade de frutas e vegetais, ricos em carboidratos. A pessoa que segue esse tipo de alimentação costuma dar preferência a pequenas porções de frutas vermelhas e vegetais de folhas verde-escuro, como couve, acelga e espinafre.