A Dieta da Gelatina – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

A dieta da gelatina é uma grata surpresa para quem não imaginava que poderia emagrecer comendo gelatina. A seguir, você aprenderá como incluí-la entre as refeições de forma fácil para que você consiga comer o mínimo de calorias possíveis. Também conhecerá os benefícios da gelatina para pele, cabelo e ossos. Por fim, ainda aprenderá 6 receitas deliciosas feitas com gelatina.

A gelatina é deliciosa e bem aceita desde crianças até idosos. Elas são coloridas e até divertidas para as crianças, mas o que poucas pessoas não sabem, é que a gelatina pode oferecer benefícios à saúde de todos nós.

Por que não dar mais destaque a esse alimento funcional que é oferecido como sobremesa? A gelatina pode se tornar uma perfeita aliada para quem busca redução de peso e sabores doces. A dieta da gelatina pode ajudar você a alcançar o corpo que almeja. Experimente vários sabores e se divirta com esse alimento.

Outro tipo de dieta que tem ficado muito famosa é a dieta das frutas. Seu principal objetivo é a perda rápida de peso em um curtíssimo período. Geralmente, utilizada antes de algum evento com data pré definida. Conheça mais sobre como funciona a dieta das frutas.

Veja a seguir como funciona, aprenda algumas dicas importantes para ter em mente e veja umas opções de receitas para você montar seu cardápio da Dieta da Gelatina.

Como funciona: Perca peso comendo gelatina

Sim, você poderá emagrecer com o auxílio dessa sobremesa, ela é uma ótima alternativa para os lanches intermediários entre as refeições principais. A dieta da gelatina ajuda a perda de peso, pois o alimento é pouco calórico, 100g de gelatina normal (com açúcar) contém apenas 60 calorias. Esses são os valores da versão tradicional. As calorias de gelatinas lights ou diets podem cair até 70% das tradicionais. Em cada porção você consome menos de 10 calorias!

Para não se restringir apenas ao gosto e a textura da gelatina, uma alternativa é misturá-las ao kefir. Este leite fermentado produzido a partir da ação de microorganismos dos grãos de outro kefir, confere à gelatina uma textura semelhante à do mousse e um sabor diferenciado. Você pode enriquecer seu cardápio com essas 7 receitas de kefir com gelatina.

Mas se você quiser outras ideias de lanches ao invés da gelatina, você pode substituir com uma dessas 7 ideias de lanches saudáveis para ajudar a perder peso.

Proporciona saciedade

A gelatina pode ser consumida nos momentos de ansiedade e nervosismo. Aqueles momentos entre refeições em que você se sente ansioso para mastigar. Além de diminuir a ansiedade, a gelatina proporciona saciedade, o que pode auxiliar na espera pela próxima refeição.

Não substitua refeições pela gelatina

A dieta da gelatina consiste na inclusão da gelatina em diversos cardápios, mas não é recomendável substituir as principais refeições apenas pela gelatina. Seu corpo precisa se manter em equilíbrio, e mesmo a gelatina sendo pouco calórica e funcional, não pode oferecer a gama de nutrientes que você precisa.

Substitua doces por gelatina

Quando você precisar conviver com aquela vontade incontrolável de comer doce, busque a gelatina, ela pode saciar esse desejo e não compromete os objetivos esperados na dieta. A baixa taxa calórica da gelatina favorece essas substituições e ainda estimula a adoção contínua dessa dieta pouco complexa.

Benéfica para a saúde da pele

A gelatina é produzida do processamento do colágeno, assim, oferece vitalidade aos ossos, cabelos e pele. Isso significa que você terá inúmeros benefícios a mais ao seguir a dieta da gelatina, pois estará evitando que sua pele sofra com a redução de peso e ainda oferecerá nutrientes aos seus ossos. Quem não busca o corpo perfeito sem flacidez? A gelatina ainda oferece 9 aminoácidos essenciais ao nosso organismo.

As diversas versões da gelatina

Ela pode ser encontrada em diversas versões, em pó, em folhas, natural ou até em cápsulas. Seu custo é baixíssimo e acessível para quem quiser aderir à dieta. As versões em cápsulas possuem o custo diferenciado dos demais, mas são utilizadas para os mesmos fins. A alimentação equilibrada e o consumo da gelatina tradicional em pó são suficientes para auxiliar na redução de peso.

Gelatina à noite

Sabemos que quem busca perder peso dosa o consumo de carboidratos a partir do fim da tarde. A gelatina é a opção ideal para as refeições no fim do dia. Saboreie-a junto com frutas e cereais funcionais. Esses alimentos podem favorecer ao funcionamento de seu metabolismo, assim intensificando a queima de gordura corporal.

Receitas para refeições com gelatinas em uma dieta equilibrada

Os resultados da dieta da gelatina não são conquistados apenas com a ingestão de gelatina. É fundamental que  você mantenha uma alimentação equilibrada e evite alimentos hipercalóricos e doces. A gelatina poderá auxiliar nos momentos mais difíceis, o importante é refletir sobre as metas a serem alcançadas e o corpo desejado. Escolha sempre pelo cardápio mais saudável e abuse da gelatina em todas as refeições.

Você poderá inseri-la de diversas formas, e abaixo conhecerá algumas receitas que possuem gosto singular e saboroso à gelatina.

Shake de mamão com gelatina

Ingredientes:

· 3/4 de mamão papaia sem casca cortado em cubos
· 1 colher (café) de gelatina sem sabor em pó
· 1 colher (chá) de água quente
· 1 pote de iogurte natural desnatado
· Adoçante a gosto
· Essência de baunilha a gosto

Valor calórico: 300ml (92 calorias)

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata o mamão com o iogurte, a baunilha e o adoçante. Dilua a gelatina em uma colher de água quente, junte ao shake e bata. Deixe gelar e sirva.

Smoothie de amoras

Ingredientes:

· 1 copo de iogurte natural desnatado diet
· ½ xícara (chá) de gelatina diet sabor amora
· ½ xícara (chá) de amoras congeladas

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador até ficar cremoso. Sirva em seguida.

Valor calórico: 200ml (60 calorias)

Flan diet de uva

Ingredientes:

Flan
· 2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
· 200ml de água quente
· 450ml de suco de uva
· 6 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
· 2 colheres (sopa) de adoçante em pó

Calda
· 250ml de suco de uva
· 1 colher (sopa) de amido de milho
· 1 colher (chá) de adoçante em pó

Modo de Preparo:

Flan
Dissolva a gelatina na água quente e deixe esfriar. Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje em uma fôrma redonda com furo no meio umedecida. Leve à geladeira por duas horas.

Calda
Misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Desenforme o flan e espalhe a calda fria por cima.

Valor calórico: 300ml (85 calorias)

Shake rápido

Ingredientes:

· 1 copo de iogurte desnatado light
· ½ xícara (chá) de gelatina
· 1 colher (chá) de água quente

Modo de Preparo:

Dilua a gelatina em uma colher de água quente e bata com o iogurte. 

Doce light de gelatina e iogurte

Ingredientes:

· 4 iogurtes de morango
· 1 saqueta de gelatina

Modo de Preparo:

Coloque o iogurte em taças individuais na quantidade que pretender e não necessariamente um em cada taça.
À parte, prepare a gelatina conforme a embalagem e, com uma colher de sopa, coloque a gelatina.

Valor calórico: 200ml (65 calorias)

Salada de nozes e maçã com gelatina

Ingredientes:

· 2 folhas de alface frisada
· 1 maçã de casca verde
· 15 nozes
· 2 queijinhos frescos
· 1 gelatina de limão pequena

Modo de Preparo:

Faz-se uma cama com as folhas de alface e dispõe-se quadrados de maçã sem a casca, queijo fresco também cortado em quadrados e espalham-se as nozes por cima. Depois se adiciona a gelatina cortada aos quadrados. Salpica-se tudo com sumo de limão.

Valor calórico: 100g (48 calorias)

Você já fez a dieta da gelatina? O que achou de incluir muita gelatina na sua alimentação para ajudar a emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,30 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário