A Dieta da Sopa de Repolho Emagrece Mesmo?

🕐 12/11/2019

A Dieta da Sopa de Repolho e suas variações estão por aí há muitos anos. Sua origem é desconhecida, mas especula-se que ela começou em um hospital como um programa de perda de peso rápido para pacientes antes de cirurgias.

A Dieta da Sopa de Repolho é um plano de perda de peso em sete dias que garante que você perderá 5 quilos. Nessa dieta, você pode comer toda a sopa de repolho que quiser, com o que for permitido naquele dia particular (sejam vegetais, frutas ou carne e tomates). Já que essa dieta restringe perigosamente sua ingestão de calorias, é recomendado que você não a faça por mais de sete dias.

Apesar de que você irá perder peso nessa dieta de uma semana, o peso perdido será de líquidos, e não de gordura. Assim, qualquer peso que for perdido provavelmente voltará quando você voltar aos seus hábitos alimentares normais.

Antes de entrar em detalhes, aproveite para conferir algumas receitas low carb com repolho e todos os benefícios do repolho para a saúde e boa forma.

Sopa de Repolho

  • 2 cebolas grandes
  • 1 pimenta verde grande
  • ½ cabeça de repolho grande
  • 6 talos de aipo
  • 2 latas de tomates
  • 1 pacote de sopa de mistura para sopa de cebola
  • 3 cubos de caldo de vegetais
  • Água para cobrir os vegetais
  • Suas ervas e temperos de escolha
  • Opcional: folhas de espinafre, cogumelos e cenouras.

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e cubra com água. Mexa e deixe ferver, mude para fogo baixo e deixe cozinhar até que os vegetais estejam macios, geralmente 15 a 20 minutos. Esfrie e guarde na geladeira.

Cardápio Diário

Dia 1: Sopa de repolho e frutas frescas à vontade, exceto banana.

Dia 2: Sopa de repolho e vegetais, especialmente verduras (para desintoxicar). Não consuma vegetais com amido como batatas, milho, ervilha e feijão. Para o jantar, você pode comer uma batata assada com manteiga. Nada de frutas hoje!

Dia 3: Frutas, vegetais e sopa de repolho como nos dias anteriores, mas nada de batatas.

Dia 4: Sopa de repolho e até 8 bananas, assim como todo o leite desnatado que quiser (algumas variações da dieta limitam o leite a 2 copos).

Dia 5: Além de pelo menos uma porção de sopa de repolho hoje, coma 300 a 600 gramas de carne magra, ou substitua a carne por um peixe e coma até 6 tomates.

Dia 6: Tudo o que quiser de carne e vegetais, especialmente verduras, mas sem batatas. Você tem que tomar pelo menos uma porção da sopa.

Dia 7: Devore sopa, e até 2 xícaras de arroz integral, vegetais (sem batatas) e suco de frutas sem açúcar.

Bebidas

Beba café, chá, suco de cranberry sem açúcar e pelo menos 8 copos de água por dia para eliminar o ácido úrico. No quarto dia, leite desnatado é permitido. Nada de álcool ou refrigerantes, inclusive refrigerante diet.

Prós e Contras

A dieta da sopa de repolho é simples e barata, promete perda de peso rápida, não requer contagem de calorias, você não sente fome e ela limpa seu sistema digestivo.

Infelizmente, ela é muito rigorosa e difícil de seguir. Devido à grande quantidade de fibras, poucas calorias e falta de muitos nutrientes vitais, pessoas sentem tontura, dores de cabeça, fraqueza, dificuldade de concentração, flatulência e diarreia. Exercícios não são enfatizados, e seu metabolismo desacelera.

Consideração

A dieta da sopa de repolho não requer mudanças no estilo de vida, e com isso as pessoas voltam aos seus velhos hábitos alimentares e recuperam o peso. Sendo assim, ela não é uma boa escolha para perda de peso a longo prazo. Entretanto, para perder alguns quilos de líquidos, massa muscular magra e um pouco de gordura rapidamente para que você entre naquele vestido, essa dieta é eficaz. Continuar com essa dieta por mais de uma semana não é recomendado.

Efeitos Colaterais

Fazer essa dieta é difícil devido às restrições calóricas dramáticas, e você pode experimentar os efeitos colaterais seguintes:

1. Fome

Quando você come apenas sopa de repolho e vegetais, você vai sentir fome. Você precisa de gorduras saudáveis e carboidratos complexos (especialmente carboidratos com fibras) para saciar seu apetite e se manter cheio.

2. Fadiga

Quando você restringe severamente sua ingestão de calorias, seus níveis de energia cairão e você irá sentir fadiga. Carboidratos e gorduras saudáveis são as fontes de energia do seu corpo, e se você exclui esses dois nutrientes vitais da sua ingestão diária, você sentirá sono e ficará grogue ao longo do dia. Você não será capaz de encontrar a energia para se exercitar, e exercício é uma parte crucial de qualquer regime de perda de peso.

3. Flatulência

Enquanto faz a Dieta da Sopa de Repolho, você provavelmente terá flatulência. Repolho, e outros vegetais como brócolis, pode causar gases e te deixar inchado.

4. Urinação Frequente

Você pode urinar mais do que o normal enquanto está na Dieta da Sopa de Repolho, como resultado de consumir tanta sopa e água. Além disso, o repolho é um diurético natural, o que quer dizer que ele promove a secreção de água do seu corpo. Outras frutas e vegetais também farão com que você urine, já que são ricos em água.

5. Desmaio

A Dieta da Sopa de Repolho pode fazer com que você se sinta tonto, devido à pequena quantidade de calorias consumida. Além disso, sem carboidratos e gordura na sua dieta, você coloca seu corpo em risco de desmaios. Se a qualquer momento você começar a se sentir tonto ou como se fosse desmaiar, consuma calorias extra e escolha alimentos com sustância. Isso provavelmente irá quebrar a dieta, mas não vale a pena comprometer sua saúde.

6. Mau Humor

Como resultado da falta de nutrientes que você recebe na Dieta da Sopa de Repolho, você provavelmente ficará de mau humor e irritado. Quando seu corpo não está recebendo a nutrição que precisa, ele sofre física e emocionalmente. Se você realmente está com fome, provavelmente irá ficar de mau humor e irá descontar nas pessoas próximas a você.

A Dieta da Sopa de Repolha pode causar muitos efeitos colaterais, e alguns são mais sérios que outros. Se você experimentar efeitos colaterais extremos, consulte seu médico imediatamente e pare a dieta. Há formas saudáveis de perder peso que não oferecem tantos riscos.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já experimentou uma sopa de repolho? Acredita que conseguiria passar 7 dias somente restringindo sua dieta a isso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...

3 comentários em “A Dieta da Sopa de Repolho Emagrece Mesmo?”

  1. Estou a três dias me alimentando da sopa de Repolho, no primeiro dia senti os sintomas, fraqueza, sonolência, dor de cabeça, parecia q eu iria desmaiar. Mas agora já passou. Estou me sentindo muito bem.

  2. Já fiz a dieta da sopa em 2009.
    Na época cheguei a um peso de 104 kg.
    Estava desanimada e percebi que nem olhava mais para os lados.
    Foi a hora do basta!!!
    Resolvi fazer uma mudança drástica na minha vida, mudar minha postura, trabalhar minha auto estima… e a dieta da sopa foi a forma que encontrei para dar um choque no meu corpo e desintoxicar.
    Durante a dieta perdi apenas 3,5 kg, mas ela me possibilitou sair do platô, mexer no meu metabolismo.
    Após, inseri a maçã com casca na ceia, aumentei a ingesta de água e comecei a dançar (minha atividade física favorita!!!).
    Não deixei de comer nada do que gosto, inclusive existem dias que me permito dar uma extrapoladinha com algo do tipo “batata frita com cerveja” (adoro).
    Mas além da atividade física, tenho consciência de minha alimentação. Não faço grandes restrições, mas procuro sempre equilibrar.
    Hoje, formada em Educação Física, trabalho com coach de emagrecimento, e ensino as pessoas a perderem peso de forma saudável e sem se privar de seus prazeres, pois dietas privativas acabam fazendo a pessoa desanimar e chega uma hora que ela enfia o pé na jaca. E o problema disto é o efeito sanfona, onde cada vez fica mais difícil emagrecer.
    Acho a dieta da sopa bem interessante se for usada esporadicamente, para limpar o organismo e dar aquele choque, saindo do platô. Mas é preciso que logo após a sopa, se siga um planejamento para continuar perdendo peso, caso contrário a dieta da sopa será perdida.

Deixe um comentário