A Dieta da Uva para Emagrecer – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 28/04/2020

Conheça melhor como funciona, como é o cardápio e mais outras dicas e alertas acerca da dieta da uva para emagrecer.

A uva é uma fruta que pode ser utilizada de diversas maneiras. Além de sua forma natural, dá para consumir o alimento em uma salada de frutas, em forma de suco, torta, bolo, geleia, bombom e mousse.

Mas você sabia que ela também é utilizada como carro-chefe em uma dieta com foco na perda de peso?

Como funciona a dieta da uva para emagrecer? 

Trata-se de um plano alimentar que promete a limpeza do corpo, o estímulo ao metabolismo e a perda de peso rápida. A ideia é simples: seu cardápio consiste em consumir uvas durante o dia todo, junto de refeições principais nutritivas e equilibradas e também entre elas, em forma de lanche.

Os seguidores da dieta da uva para emagrecer consomem uvas em todas as refeições e as frutas devem ser, preferencialmente, orgânicas. Entenda o que são alimentos orgânicos e saiba por que são importantes e mais saudáveis.

Para tentar deixar as refeições um pouco mais variadas, uma tática indicada é a de preparar bebidas a partir da fruta batida com água no lugar de consumi-las somente em sua forma natural. Que tal conhecer algumas receitas de suco de uva verde, por exemplo, que podem ser bastante úteis?

Ao longo da dieta da uva para emagrecer, é sugerido também ingerir bastante água para ajudar na hidratação e no processo de desintoxicação.

Propriedades da uva

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), a uva serve como fonte de nutrientes como proteínas, fibras, cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo, ferro, cobre, vitamina C e carboidratos.

Entretanto, ainda que seja nutritiva, ela não é capaz de fornecer todos os nutrientes na quantidade necessária que o organismo necessita para funcionar corretamente.

Ou seja, é importante que a sua dieta seja equilibrada e conte com uma variedade de alimentos que sejam fontes de outros nutrientes importantes para a saúde e funcionem para o emagrecimento, como fontes de proteínas magras e as chamadas gorduras boas.

Se você seguir corretamente essas diretrizes, pode ser uma boa ideia seguir a dieta da uva para emagrecer. Vale sempre lembrar que o ideal para perder peso com saúde e manter os resultados em longo prazo é seguir uma dieta controlada, equilibrada, saudável e nutritiva, contando com o acompanhamento de um bom nutricionista.

Como as uvas podem contribuir com a perda de peso 

É possível aderir à dieta da uva para emagrecer de maneira saudável porque, com ela, você está inserindo a fruta dentro de uma alimentação nutritiva e equilibrada. Umas das formas que a fruta pode contribuir é ao substituir comidas pouco nutritivas e cheias de calorias nas refeições.

Por exemplo, é possível trocar uma lata Coca-cola que apresenta 149 calorias por um copo americano de suco de uva natural, que contém 55 calorias ou seis unidades de biscoito recheado com 288 calorias por 100 g de uva do tipo itália, que trazem 68 calorias, para reduzir o consumo calórico e estimular a perda de peso.

Por ser uma fruta que tem um sabor doce, principalmente através do açúcar natural das frutas, chamado frutose, ela pode inclusive substituir lanches doces e sobremesas que sejam muito calóricos e matar o seu desejo por doces na dieta.

Além disso, tanto a uva roxa quanto a uva tinta possuem em sua composição um composto chamado resveratrol, que já foi associado por estudos e efeitos positivos em relação à perda de peso.

Uma pesquisa preliminar publicada no Journal of Sports Nutrition and Exercise Metabolism (Jornal de Nutrição Esportiva e Metabolismo dos Exercícios, tradução livre) em 2014 mostrou que a suplementação com resveratrol ajudou a aumentar a queima calórica durante o dia por meio do estímulo do gasto de energia nos tecidos musculares.

Outro estudo divulgado no ano de 2015 na publicação Cellular Physiology and Biochemistry (Fisiologia Celular e Bioquímica, tradução livre) indicou que o resveratrol pode auxiliar em relação à resistência à insulina, que é um fator precursor da diabetes.

E como isso afeta o peso corporal? A insulina trabalha no controle dos níveis de açúcar no sangue e quando o corpo não responde bem ao hormônio, podem ocorrer picos e quedas nesses níveis, o que faz com que o apetite aumente.

Entretanto, ainda que os resultados sejam animadores, é necessária a realização de estudos com uma quantidade alta de pessoas para confirmar que o consumo das uvas realmente traz esses mesmos benefícios.

Assim, a uva não é um alimento mágico para o emagrecimento, mas pode fazer parte de uma dieta equilibrada, saudável, controlada e nutritiva para a perda de peso, entrando em um contexto de variedade de alimentos.

Vídeo: 

Gostou das dicas?

O que você achou do cardápio e de como funciona a dieta da uva para emagrecer? Utilizaria este plano alimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário