5 Benefícios do Suco de Uva Verde – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que os sucos naturais de frutas são mais saudáveis do que os refrigerantes ou os sucos artificiais e industrializados, não é mesmo? Mas saberia dizer que tipo de benefícios eles trazem para o organismo humano?

Vamos falar a respeito das vantagens e benefícios atribuídos ao suco de uva verde, assim como aprender como fazer receitas da bebida?

5 benefícios do suco de uva verde 

1. Valor nutricional das uvas verdes 

As uvas verdes sem sementes, que são utilizadas no preparo do suco, servem como fontes de nutrientes importantes para que o nosso corpo funcione corretamente como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, vitamina A, vitamina e vitamina K.

Obviamente, para aproveitar os nutrientes da fruta por meio do seu suco, é necessário que ele seja preparado de forma natural e fresca e que o seu armazenamento seja cuidadoso, com você conferirá com maiores detalhes no tópico que ensina como fazer o suco de uva verde.

2. Rica em vitamina K

Um dos nutrientes da composição da uva verde que merece destaque é a vitamina K, já que ele está presente em uma quantidade considerável na fruta.

A vitamina é essencial para a formação de coágulos de sangue, sendo importante para auxiliar a interrupção do sangramento depois de uma lesão, e ajuda em relação à saúde dos ossos e à cartilagem.

Uma porção de uma xícara das uvas apresenta 22 mg do nutriente.

3. Fonte de antioxidantes

As uvas verdes são ricas em antioxidantes, compostos que protegem o organismo contra os maléficos radicais livres. Como informou o Centro Médico da Universidade de Maryland, esses radicais livres danificam o DNA e o seu acúmulo ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento e com o surgimento de problemas como artrite, câncer e doença no coração.

4. Combate a retenção hídrica

O suco de uva verde também é bom para melhorar a retenção hídrica. Também conhecida como retenção de líquidos, essa condição provoca um inchaço no corpo, que dá aquela impressão indesejável que a pessoa é mais cheinha.

5. Fonte de polifenóis

A uva verde possui polifenóis em suas sementes e cascas, ainda que a quantidade da substância encontrada na fruta seja mais baixa do que a presente na uva vermelha.

Esses polifenóis auxiliam em relação à proteção do coração e possuem ação anticâncer, anti-inflamatória, antienvelhecimento e antimicrobiana. 

Como fazer – Receitas de suco de uva verde simples 

1. Receita de suco de uva verde natural

Ingredientes:

  • 100 g ou 1 cacho pequeno de uva verde;
  • Água;
  • Gelo.

Modo de preparo:

Colocar a uva, a água e o gelo no liquidificador. Se quiser um suco mais concentrado, usar menos água e se quiser uma bebida menos concentrada, utilizar mais água; Bater, passar para um copo sem coar e servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de uva verde com limão e erva-doce 

Ingredientes:

  • 1 xícara de uvas verdes;
  • 1 limão médio;
  • 1 colher de sobremesa de erva-doce;
  • 2 copos de água;
  • 2 pedras de gelo.

Modo de preparo:

Cortar o limão com a casca em quatro pedaços e remover seu miolo branco; Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater bem, passar para um recipiente sem coar e servir-se imediatamente.

Atenção

É importante tomar o suco de uva verde natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. 

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo. 

Para aproveitar o máximo do valor nutricional da fruta, o melhor é preparar o suco com frutas frescas.

É importante também consumir os sucos frescos o mais rápido possível porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Para quem não pode beber na hora, congelar o suco é a melhor maneira de reter os nutrientes. 

Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado e a casca da fruta deve ser mantida.

Você já experimentou um suco de uva verde? Pretende aprender como fazer uma dessas receitas para aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário