Dieta Dukan – 10 Dicas Para Melhores Resultados

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Muitas pessoas têm sucesso ao seguir a dieta Dukan, mas outras não têm resultados tão fáceis ou permanentes como esperavam. Aqui estão as 10 melhores dicas para qualquer pessoa que pode estar lutando com sua dieta ou começando. Se tivéssemos que dar uma décima primeira dica, seria ler o livro oficial da dieta Dukan, porque há muito conhecimento e conselhos úteis nele.

10. Comprometa-se

Nada pode sabotar sua dieta mais rápido do que tentar uma dieta muito restritiva como a dieta Dukan sem se esforçar por completo. Sem compromisso, é provável que você trapaceie na sua primeira tentação real. Força de vontade é como um músculo mental, e o sucesso irá ficar mais fácil a cada vez que você exercitá-lo .

9. Estabeleça metas pequenas e possíveis

Estabelecer uma meta como “perder 25 quilos” pode ser agressiva e assustadora. Quanto mais longe da sua meta você se sente, mais desencorajado fica. Ao invés disso, tente quebrar sua meta maior em pedaços menores, como “perder 2,5 quilos em 3 semanas” ou “me exercitar 3 vezes por semana por 3 semanas”. Sucesso cria motivação, e quando você alcança suas metas pequenas, não se esqueça de…

8. Recompensas

Obviamente não queremos dizer se recompensar trapaceando sua dieta! Faça alguma coisa pequena para se recompensar, como comprar um tênis de corrida que você queria ou ler aquele livro esquecido por uma tarde inteira.

7. Evite situações “perigosas”

Pressão dos cônjuges é perigosa e muitas pessoas têm “vergonha de dieta”. Pode haver alguns eventos que são muito tentadores, afinal todos temos nossos limites. Avalie a situação e se será muito difícil dizer não, não vá. Você também pode aprender como lidar com essas situações sabendo o que e como comer em festas.

6. Experimente

Coma variedades dos alimentos permitidos na dieta Dukan e mude seus exercícios. É fácil cair em uma rotina na dieta, e após um tempo, você irá enjoar de tudo na sua rotina. Isso também pode ser uma situação perigosa. Experimente na cozinha, tente coisas novas.

Seja criativo, uma vez que você come demais uma coisa, podem passar semanas antes que você queira comê-la novamente, e uma vez que você começa a limitar sua seleção de alimentos, você pode criar um efeito bola de neve. Se você corre a mesma rota ou faz exercícios no mesmo aparelho na academia, tudo pode ficar parado. Refresque as coisas e tente coisas novas, afinal, você está no processo de criar uma vida nova!

5. Registre seu progresso e conheça seu corpo

Não há sempre uma “causa e efeito” imediata na perda de peso. Algumas vezes, você precisa olhar de longe. Após alguns dias, você verá o progresso.

Não se esqueça de prestar atenção às suas fezes. Quando você tira energia do seu corpo, ele tirará o máximo possível dos alimentos que você come. O que você pode descobrir é que você pode passar  3 a 4 dias sem ir ao banheiro. Quando você vai, aquele progresso irá se refletir imediatamente na balança.

4. Exercícios

Nada dará um impulso à dieta Dukan como exercícios. Falta de exercício enquanto se faz qualquer dieta faz com que seu metabolismo desacelere e seu progresso diminui. Quando você se exercita e aumenta seus batimentos cardíacos, você vê a diferença na balança em 3 a 4 dias. Um bom exercício pode ser o bastante para sustentar seu metabolismo por 3 a 4 dias e acelerar seu progresso. Pode até ser o bastante para anular aquela cerveja ou vinho, mas…

3. Não Trapaceie

Trapacear na sua dieta é a coisa mais perigosa que você pode fazer. Enquanto o sucesso cria motivação, trapacear é flertar com o insucesso. Uma vez que você prova o fruto proibido, ele pode ser tudo em que você pensa. Tudo se torna muito mais difícil. É possível retornar ao programa correto. O melhor conselho é considerar que você está começando de novo. Pode-se começar uma “fase ataque” menor da dieta Dukan de 4 a 5 dias. Isso te ajudará a renovar sua motivação e te fazer querer vegetais ao invés de carboidratos. É quase como terapia de substituição.

Para evitar trapacear completamente, sempre tenha a seu alcance lanches permitidos pela dieta. Assim que estiver com fome, você pode controlá-la sem batatas fritas. Farelo de aveia também pode ser um bom amigo, e comê-lo ajuda a evitar vontades de comer.

Se você está fraco e precisa trapacear, use gordura e não carboidratos. Coma um hambúrguer gorduroso ou bacon. Isso não vai te fazer voltar semanas, como os carboidratos. A pior coisa que você pode fazer na dieta Dukan é comer alimentos cheios de carboidratos.

2. Minimize seu consumo de álcool

Isso pode parecer redundante com o tópico anterior, mas também precisa de seu próprio tópico. A dieta Dukan aconselha contra qualquer consumo de álcool. A maioria das pessoas está acostumada a um estilo de vida que regularmente inclui álcool, e provavelmente irá ignorar esse conselho.

Mas o álcool é definitivamente ruim para sua dieta. Muitas bebidas contêm muito açúcar, e bebê-las te tirará do caminho. Bebidas alcoólicas te levam a ficar bêbado, e quando você está nesse estado comprometido, você tem mais chances de comer porcaria.

Há algumas bebidas que não acabam com seu progresso. São elas:

  • Cerveja light com poucos carboidratos
  • Vinho seco
  • Refrigerante diet com destilados (vodka ou rum)

Qualquer outra coisa é prejudicial ao seu progresso. Beber qualquer álcool irá perturbar seu progresso, mas se você beber, beba em moderação e com frequência mínima.

1. Busque um Sistema de Apoio

Esse é o nosso melhor conselho. Há muitos tipos de sistemas de apoio: parceiros, amigos, colegas e comunidades online. Na verdade, todos eles podem ser seu sistema de apoio. De alguma forma, sentir que outras pessoas querem seu sucesso traz mais força e motivação.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já experimentou seguir a dieta Dukan alguma vez? Encontrou maiores complicações? Quais foram elas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,58 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Dieta Dukan – 10 Dicas Para Melhores Resultados”

  1. Fiz duas x a fass de ataque. A risca, andando com.o print do proprio site, que.fez o meu programa na bolsa, nao emagreci.sequer.100 gramas.decepcionanre..nao estou de tpm, pwso na mesma balanca, nem tive constipacao intestinal. Fiz TODOS os exames inclusos colesterol e tireoidw e nao tenho absolutamente nada. A dieta.nao.eh para todos. Estou no 14dia sendo 6 de ataque.e.nao perdi NADA.