Diferença entre pêssego, nectarina, ameixa e damasco

Especialista:
atualizado em 15/10/2020

Algumas frutas são tão parecidas que é difícil de diferenciar. Fique sabendo aqui a diferença entre pêssego, nectarina, ameixa e damasco.

Todas essas frutas são muito parecidas e pertencem à mesma família de árvores frutíferas. Tanto o pêssego, a nectarina, a ameixa e o damasco são frutas de caroço com semelhanças muito evidentes.

Aproveite para checar os benefícios do damasco e as calorias da nectarina para conhecer mais sobre esses frutos.

Mas e as diferenças entre elas? A nectarina e o pêssego, por exemplo, têm o mesmo formato e a coloração amarelada, mas ainda assim existem algumas diferenças entre elas.

Diferenças entre as frutas

Entenda melhor as diferenças entre essas frutas e conheça mais sobre cada uma delas.

Pêssego

pêssego-inteiro-e-fatiado

O pêssego (Prunus persica) é muito parecido com a nectarina. Sendo assim, se você conseguir diferenciar o pêssego da nectarina, dificilmente você irá confundi-lo com frutas como o damasco e a ameixa.

Além de ter a casca mais grossa e uma textura mais aveludada (peluda) do que a nectarina, o pêssego é geralmente maior em tamanho.

A principal diferença é a textura de veludo na casca do pêssego. Outra diferença é o formato do pêssego que lembra bastante um coração.

Por fim, a casca do pêssego é bem mais clara do que as ameixas e pode ter tons de amarelo, laranja e vermelho.

Quanto ao sabor, o pêssego é bem doce. A saber, o pêssego pode oferecer um bom teor de fibras além de vitamina A, vitamina C e potássio. Por isso, ele é ótimo para a digestão e para fortalecer a imunidade.

Nectarina

nectarina-inteira-e-fatiada

A nectarina (Nucipersica) é na verdade uma variação do pêssego e é por isso que as duas frutas são tão confundidas.

Além de ter a casca mais fina, livre de pelos e mais avermelhada do que o pêssego, outra diferença entre a nectarina e o pêssego é que ela tem o formato oval.

No sabor, a nectarina é um pouco mais doce e suculenta do que o pêssego.

Em termos nutritivos, a nectarina também ganha: ela contém mais vitamina C e o dobro de vitamina A em relação ao pêssego além de potássio e fibras alimentares.

Ameixa

ameixa-inteira-e-fatiada

As ameixas (Prunus domestica) são frutas de caroço liso. Embora existam muitas variedades de ameixas, a principal diferença dela para outros frutos de caroço é que ela tem a casca mais avermelhada e escura do que os demais.

Além disso, o formato das ameixas é mais arredondado.

Quanto aos nutrientes presentes na fruta, a ameixa é rica em vitaminas como a vitamina A, vitamina C, vitamina B e vitamina K. Os minerais encontrados na ameixa são o potássio, o cobre, o ferro, o cálcio e o magnésio.

Aliás, todos esses nutrientes conferem propriedades antioxidantes à ameixa além de benefícios para a saúde dos olhos, dos ossos e dos músculos.

Damasco

damasco-inteiro-e-fatiado

O damasco (Prunus armeniaca) é o mais fácil de identificar dentre as frutas de caroço. Isso porque ele tem a casca lisa e amarelada. Às vezes, o fruto pode ter leves tons de vermelho e laranja, mas em geral ele é amarelo.

Além disso, o damasco é um fruto muito menor em tamanho quando comparado ao pêssego, à nectarina e à ameixa. Outra diferença é que por dentro, o damasco é fibroso e a cor da polpa é igual à cor da casca.

Quanto ao sabor, o damasco é mais ácido do que o pêssego, por exemplo. Por fim, o formato do damasco é o mais arredondado das frutas de caroço.

Como usar o pêssego, a nectarina, a ameixa e o damasco

O consumo in natura é a melhor forma de aproveitar todos os ricos nutrientes dessas frutas. No entanto, nada impede que você consuma os frutos de outro modo.

Saladas, molhos e compotas, por exemplo, são apenas algumas ideias para consumir frutos de caroço como o pêssego, a nectarina, o damasco e a ameixa.

Se ainda assim você tiver dificuldade para diferenciar as frutas, pergunte ao vendedor que ele saberá te ajudar. Além disso, alguns mercados e hortifrutis colocam pequenos adesivos sobre a fruta para ajudar na diferenciação.  

Fontes e Referências Adicionais

E aí, já sabe perceber melhor as diferenças entre a nectarina, o pêssego, o damasco e a ameixa? Como você prefere consumir essas frutas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário