Enxaguante bucal de clorexidina – Para que serve e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 09/07/2021

Seu dentista recomendou um enxaguante bucal de clorexidina? Saiba para que serve, como usar e os cuidados que é preciso tomar.

  Continua Depois da Publicidade  

Às vezes, o dentista recomenda o uso de um enxaguante bucal de clorexidina. Suas propriedades antissépticas são superiores aos enxaguantes comuns e, por isso, o enxaguante com clorexidina é mais eficaz para remover bactérias da boca.

Mas não é sempre que você pode usar esse enxaguante, pois seu uso traz riscos e efeitos colaterais. Isso ocorre porque o enxaguante com clorexidina não é um enxaguante comum – ele é um medicamento e por isso seu uso deve ser indicado por um profissional da saúde.

Aliás, veja também como cuidar da sua higiene bucal da forma correta.

Para que serve o enxaguante bucal de clorexidina

enxaguante e escovas de dente

O enxaguante bucal de digluconato de clorexidina é super eficaz para matar bactérias. No entanto, você deve usá-lo por tempo limitado e apenas sob recomendação do dentista.

Ele serve para eliminar bactérias e ajudar no tratamento de doenças como:

De fato, enxaguantes com princípio ativo de clorexidina são capazes de remover boa parte do biofilme – que é o local onde as bactérias da boca se acumulam.

  Continua Depois da Publicidade  

Inflamações na boca como a gengivite precisam de um tratamento eficaz para o problema não evoluir para uma doença periodontal. Ao tratar a gengivite com clorexidina, é possível eliminar as bactérias responsáveis pelas doenças gengivais – reduzindo o risco de periodontite.

Além disso, sintomas comuns de gengivite como o inchaço e o sangramento da gengiva tendem a melhorar. Veja também o que pode ser a dor na gengiva e como tratar.

Como usar o enxaguante bucal

como usar enxaguante bucal de clorexidina

A clorexidina de uso oral deve ser usada de acordo com as recomendações do seu dentista. Mas, na maioria dos casos, a dose é de uma tampinha (ou cerca de 15 mL) de enxaguante uma ou duas vezes por dia – geralmente depois do café da manhã e antes de dormir.

O bochecho deve durar 30 segundos. Depois disso, você pode cuspir o produto e não deve enxaguar com água depois. 

É provável que fique um gosto esquisito na sua boca durante o tratamento com clorexidina, mas isso passa depois que você para de usar o produto. Aliás, esse é um dos motivos pelo qual o enxaguante de clorexidina não pode ser usado por muito tempo.

Normalmente, os dentistas recomendam o enxaguante bucal de clorexidina por tempo limitado – que pode variar de 5 a 10 dias, por exemplo. O uso da substância por mais tempo deve ser acompanhado de perto por um bom dentista.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados e efeitos colaterais

Existe um motivo por trás do uso prescrito desse enxaguante bucal. Usar de forma indevida ou por tempo prolongado da clorexidina pode manchar os dentes e causar mudanças desagradáveis no paladar.

Por isso, é importante saber usar corretamente o enxaguante. 

A saber, alguns efeitos adversos do uso de clorexidina são:

  • Manchas que podem afetar os dentes, as restaurações dentárias e até mesmo a língua;
  • Mudança de gosto dos alimentos durante o uso da clorexidina;
  • Mau hálito;
  • Diminuição da produção de saliva causando boca seca;
  • Aumento na formação de tártaro.

Para reduzir o risco de efeitos colaterais, é importante usar a clorexidina apenas pelo tempo indicado pelo dentista. Além disso, tome os seguintes cuidados:

  1. Nunca engula o enxaguante de clorexidina;
  2. Evite se alimentar logo depois do uso do enxaguante, pois isso eleva o risco de manchas;
  3. Nunca misture a clorexidina com outros produtos;
  4. Evite tomar bebidas como café ou refrigerante que podem manchar os dentes com mais facilidade;
  5. Não substitua os hábitos usuais de higiene bucal pelo uso da clorexidina;
  6. Escove os dentes e use o fio dental antes de usar a clorexidina, e nunca depois;
  7. Suspenda o uso e procure seu médico se notar sintomas de reação alérgica ao produto.

Mesmo que você use o produto corretamente, podem surgir algumas manchas nos dentes. Porém, não se preocupe, pois é possível removê-las em uma limpeza profissional com seu dentista.

  Continua Depois da Publicidade  

Finalmente, se por algum motivo você não puder escovar os dentes ou usar fio dental – o que pode acontecer após uma cirurgia dentária, por exemplo – o dentista pode sugerir o uso da clorexidina como medida de higiene durante o pós-operatório.

Mas, assim que possível, a clorexidina é suspensa e você deve voltar a fazer a higiene bucal normalmente.

Fontes e referências adicionais

Seu dentista já recomendou o enxaguante de clorexidina para você? O que achou dele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário