Seu dentista recomendou um enxaguante bucal de clorexidina? Saiba para que serve, como usar e os cuidados que é preciso tomar.
Às vezes, o dentista recomenda o uso de um enxaguante bucal de clorexidina. Suas propriedades antissépticas são superiores aos enxaguantes comuns e, por isso, o enxaguante com clorexidina é mais eficaz para remover bactérias da boca.
Mas não é sempre que você pode usar esse enxaguante, pois seu uso traz riscos e efeitos colaterais. Isso ocorre porque o enxaguante com clorexidina não é um enxaguante comum – ele é um medicamento e por isso seu uso deve ser indicado por um profissional da saúde.
Aliás, veja também como cuidar da sua higiene bucal da forma correta.
Para que serve o enxaguante bucal de clorexidina
O enxaguante bucal de digluconato de clorexidina é super eficaz para matar bactérias. No entanto, você deve usá-lo por tempo limitado e apenas sob recomendação do dentista.
Ele serve para eliminar bactérias e ajudar no tratamento de doenças como:
- Gengivite;
- Doença periodontal;
- Recuperação no pós operatório.
De fato, enxaguantes com princípio ativo de clorexidina são capazes de remover boa parte do biofilme – que é o local onde as bactérias da boca se acumulam.
Inflamações na boca como a gengivite precisam de um tratamento eficaz para o problema não evoluir para uma doença periodontal. Ao tratar a gengivite com clorexidina, é possível eliminar as bactérias responsáveis pelas doenças gengivais – reduzindo o risco de periodontite.
Além disso, sintomas comuns de gengivite como o inchaço e o sangramento da gengiva tendem a melhorar. Veja também o que pode ser a dor na gengiva e como tratar.
Como usar o enxaguante bucal
A clorexidina de uso oral deve ser usada de acordo com as recomendações do seu dentista. Mas, na maioria dos casos, a dose é de uma tampinha (ou cerca de 15 mL) de enxaguante uma ou duas vezes por dia – geralmente depois do café da manhã e antes de dormir.
O bochecho deve durar 30 segundos. Depois disso, você pode cuspir o produto e não deve enxaguar com água depois.
É provável que fique um gosto esquisito na sua boca durante o tratamento com clorexidina, mas isso passa depois que você para de usar o produto. Aliás, esse é um dos motivos pelo qual o enxaguante de clorexidina não pode ser usado por muito tempo.
Normalmente, os dentistas recomendam o enxaguante bucal de clorexidina por tempo limitado – que pode variar de 5 a 10 dias, por exemplo. O uso da substância por mais tempo deve ser acompanhado de perto por um bom dentista.
Cuidados e efeitos colaterais
Existe um motivo por trás do uso prescrito desse enxaguante bucal. Usar de forma indevida ou por tempo prolongado da clorexidina pode manchar os dentes e causar mudanças desagradáveis no paladar.
Por isso, é importante saber usar corretamente o enxaguante.
A saber, alguns efeitos adversos do uso de clorexidina são:
- Manchas que podem afetar os dentes, as restaurações dentárias e até mesmo a língua;
- Mudança de gosto dos alimentos durante o uso da clorexidina;
- Mau hálito;
- Diminuição da produção de saliva causando boca seca;
- Aumento na formação de tártaro.
Para reduzir o risco de efeitos colaterais, é importante usar a clorexidina apenas pelo tempo indicado pelo dentista. Além disso, tome os seguintes cuidados:
- Nunca engula o enxaguante de clorexidina;
- Evite se alimentar logo depois do uso do enxaguante, pois isso eleva o risco de manchas;
- Nunca misture a clorexidina com outros produtos;
- Evite tomar bebidas como café ou refrigerante que podem manchar os dentes com mais facilidade;
- Não substitua os hábitos usuais de higiene bucal pelo uso da clorexidina;
- Escove os dentes e use o fio dental antes de usar a clorexidina, e nunca depois;
- Suspenda o uso e procure seu médico se notar sintomas de reação alérgica ao produto.
Mesmo que você use o produto corretamente, podem surgir algumas manchas nos dentes. Porém, não se preocupe, pois é possível removê-las em uma limpeza profissional com seu dentista.
Finalmente, se por algum motivo você não puder escovar os dentes ou usar fio dental – o que pode acontecer após uma cirurgia dentária, por exemplo – o dentista pode sugerir o uso da clorexidina como medida de higiene durante o pós-operatório.
Mas, assim que possível, a clorexidina é suspensa e você deve voltar a fazer a higiene bucal normalmente.
Fontes e referências adicionais
- Effects of Chlorhexidine mouthwash on the oral microbiome. Sci Rep. 2020; 10(1): 5254.
- Mayo Clinic – Chlorhexidine (oral route)
- National Institute of Health Research (NIHR) – Chlorhexidine mouthwash is useful short-term for people with mild gum disease
- University of Michigan Health: Michigan Medicine – Chlorhexidine gluconate (oral rinse)
- WebMD – Chlorhexidine gluconate mouthwash
Fontes e referências adicionais
- Effects of Chlorhexidine mouthwash on the oral microbiome. Sci Rep. 2020; 10(1): 5254.
- Mayo Clinic – Chlorhexidine (oral route)
- National Institute of Health Research (NIHR) – Chlorhexidine mouthwash is useful short-term for people with mild gum disease
- University of Michigan Health: Michigan Medicine – Chlorhexidine gluconate (oral rinse)
- WebMD – Chlorhexidine gluconate mouthwash