Tentar controlar sua digestão às vezes pode parecer uma tarefa difícil e interminável. Condições como a síndrome do intestino irritável ou uma alergia alimentar não detectada podem ser intensamente perturbadoras. Além disso, há hábitos de estilo de vida – como não consumir fibras suficientes ou doses erradas de probióticos – que podem levar a inchaço, constipação e outros problemas que indicam que o trato intestinal está fora de sintonia.
Uma maneira pouco conhecida de encontrar alívio para as aflições digestivas cotidianas é uma antiga erva ayurvédica chamada triphala. Especialistas da saúde holística citam este remédio natural como parte de suas rotinas de bem-estar, provavelmente devido ao fato de superpoderes que melhoram a digestão.
A Triphala é um dos medicamentos mais importantes da Ayurveda, no entanto, é um dos que ainda não atingiram o mesmo nível de conscientização que o ashwagandha ou a cúrcuma (açafrão-da-terra).
Ela é uma antiga fórmula ayurvédica de ervas feita a partir dos frutos secos de haritaki, bibhitaki e amalaki. Não é viciante e não irrita os intestinos, tornando-se uma ótima fórmula para o tratamento de constipação ocasional. Dependendo de como é usada e do que é combinado com ela, a triphala também é usada para gases, indigestão, diabetes, perda de peso, desequilíbrios na pele, saúde dos olhos e dos cabelos e até mesmo irritação vaginal.
A Triphala é a principal solução digestiva da tradição indiana, já que é útil para praticamente todos os problemas intestinais que você possa imaginar. Juntas, as três ervas têm um efeito surpreendentemente sinérgico cobrindo todo o processo metabólico. Amalaki ajuda na digestão, o bibitaki ajuda na absorção e o haritaki ajuda na eliminação.
Vale ressaltar que a triphala também é um poderoso antioxidante, uma das razões pelas quais também é usada às vezes para tratar as condições da pele. Os benefícios gerais para a pele, quando aplicada topicamente, incluem redução da vermelhidão, prevenção da acne e hidratação.
As três frutas formam uma equipe que pode eliminar os radicais livres, aumentar a microcirculação para a pele e apoiar a sua capacidade de eliminar as toxinas.
Se você quiser experimentar por conta própria, é mais eficaz misturar meia colher de chá de triphala em meia xícara de água quente e tomar antes de dormir (um importante aviso: ela tem um sabor bem forte. É por isso que geralmente recomenda-se tomar o comprimido em pó).
Se você está grávida, amamentando, tomando anticoagulantes, tem um distúrbio alimentar ou doença hepática, esta não será a erva certa para você. Em vez disso, você deve entrar em contato com um especialista ayurvédico que pode ajudá-lo a elaborar um plano personalizado.
Caso contrário, você vai descobrir que triphala é a solução que vai lhe trazer alívio durante os momentos em que sua digestão está completamente fora de ordem. Vale a pena experimentar.
eu estou usando e adorando,nunca fui tanto ao banheiro ,sem cólicas e sem diarreia.
Boa noite
Eu tenho serio ploblema digestivo nao posso comer nada e deita
e as vezes eu sinto mal do estomago
ja tomo o Alcacus seco eu como acafrao costante na comida