Leite dourado

Este Ingrediente Pode Ser o Melhor Anti-Envelhecimento para sua Dieta

O envelhecimento é uma parte inevitável da vida. Para alguns, é fácil de aceitar, para outros, é um pouco difícil colocar na cabeça que eles não têm mais a mesma agilidade, pele e metabolismo de antes, sem mencionar as inúmeras condições de saúde relacionadas com a idade, que também vêm com força total.

Não há nada que você possa fazer em relação ao tempo passando, mas com um estilo de vida saudável e dieta, você pode atrasar os sinais do envelhecimento. Os maus hábitos alimentares estão avançando nossa idade mais rápido do que o habitual. Os hábitos do estilo de vida como o fumo e o excesso de álcool estão frequentemente ligados ao envelhecimento prematuro.

Aqui estão alguns sinais comuns de envelhecimento:

  1. Flacidez da pele, linhas e rugas: À medida que envelhecemos, a flexibilidade da pele diminui. A pele é um dos marcadores mais óbvios do envelhecimento. Também se diz que linhas e rugas aparecerão logo se você fumar muito.
  2. Memória: Alzheimer e demência são duas das condições mais comuns enfrentadas pelos idosos. A doença de Alzheimer é uma deterioração mental progressiva que pode ocorrer na meia idade ou na velhice, devido à degeneração generalizada do cérebro. Conforme você envelhece, a memória enfraquece e demora mais do que o normal para lidar com algumas tarefas básicas.
  3. Dor nas Articulações: À medida que você envelhece, a força e a densidade do osso começam a ceder também. Condições como artrite e osteoporose também são doenças comuns na velhice. A artrite é uma inflamação de uma ou mais articulações, causando dor e rigidez que podem piorar com a idade.

Nada pode substituir cuidados médicos adequados e a medicação, mas há muito o que você pode fazer na por si próprio também, no seu dia a dia, para gerenciar melhor o envelhecimento. O açafrão é um tempero que pode ajudá-lo com a maior parte dos sinais do envelhecimento.

Como o açafrão pode ajudar

  1. Alívio da dor artrítica: As propriedades anti-inflamatórias do açafrão têm sido fundamentais no tratamento da osteoartrite e da artrite reumatóide. O antioxidante também destrói os radicais livres no organismo que danificam as células. Uma colher de chá diariamente no seu leite pode ajudar a controlar dores e inflamações articulares leves.
  2. Um impulso na imunidade: Um dos maiores desafios do envelhecimento é o sistema de imunidade enfraquecido. Lipopolissacarídeo – uma substância presente no açafrão com agentes antibacterianos, antivirais e antifúngicos, ajuda a estimular o sistema imunológico humano. Adiciona uma colher de chá de açafrão em um copo de leite morno diariamente. Isso pode ajudar a reduzir suas chances de pegar um resfriado ou gripe, devido às suas altas propriedades anti-inflamatórias.
  3. Benefícios para a pele: O açafrão também ajuda com infecções, distúrbios e alergias da pele. Tomar leite à noite é benéfico para a saúde e induz a um bom sono. Quando combinado com o açafrão, também atua como um tônico anti-envelhecimento. Os antioxidantes encontrados no açafrão ajudam a proteger a pele contra os danos dos radicais livres e reduzem os sinais de envelhecimento.
  4. Aumenta a memória: A curcumina presente no açafrão pode aumentar a memória e elevar o humor também, afirmou um estudo recente. O estudo, publicado no American Journal of Geriatric Psychiatry, examinou 40 adultos entre as idades de 50 e 90 anos que tinham queixas leves de memória. Para o estudo, eles foram aleatoriamente designados a receber placebo ou 90 miligramas de curcumina duas vezes por dia, durante 18 meses. As pessoas que tomaram curcumina melhoraram 28% nos 18 meses em seus testes de memória. Houve melhorias leves no humor das pessoas que tomavam curcumina. De acordo com os pesquisadores, tomar esta forma relativamente segura de curcumina poderia fornecer benefícios cognitivos significativos ao longo dos anos.

Uma das maneiras de incluir o açafrão em sua dieta é através do chamado “leite dourado”, ou Haldi Doodh. Segundo o especialista em Ayurveda Ashutosh Gautam, “é porque a curcumina tem a capacidade de ser absorvida na gordura e tecidos do nosso corpo e é assim que ela beneficia o corpo. O leite se torna um meio suave através do qual a curcumina viaja melhor e mais rápido para essas gorduras e tecidos, facilitando sua melhor absorção”.

Você já tinha ouvido falar de tantos benefícios do açafrão como agente anti-envelhecimento? Pretende provar o chamado leite dourado e incluir em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,88 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Tomo diariamente um copo de água com limão espremido e uma colher de café de açafrão, faço corretamente ou devo alterar em algo. Não tomo leite por opção.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*