Talvez você tenha assistindo um vídeo que mostrava uma mulher comendo batata frita com muito óleo, afinal, o registro viralizou nas redes sociais.
Na publicação, que você pode acompanhar logo a seguir, a mulher despeja óleo na panela em que as batatas já estão fritas, adiciona sal e come a batata frita com o auxílio de uma colher.
Ao acompanhar o vídeo torna-se inevitável não questionar quais podem ser os riscos desse hábito alimentar tão peculiar.
Riscos do consumo excessivo de óleo
Um dos principais problemas do consumo excessivo de óleo é o potencial aumento de peso, afinal o óleo é calórico. Enquanto os carboidratos, considerados os vilões da boa forma por muitas pessoas, possuem quatro calorias por grama, os óleos apresentam nove calorias por grama.
Além disso, certos óleos, como o de soja, são considerados inflamatórios, devido à sua concentração de ômega 6. É importante saber que se houver ômega 6 em excesso, o risco de inflamação no organismo aumenta.
Sem contar que o vídeo também registra o excesso de sódio, devido ao sal usado para temperar a batata. Segundo a Associação Americana do Coração, níveis excessivos de sal ou sódio podem aumentar a retenção de líquido, causando inchaço.
Além disso, ainda de acordo com a instituição, o excesso de sal e sódio pode trazer riscos como pressão alta, doença renal, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, pedras nos rins e câncer de estômago.
Equilíbrio na alimentação
Embora muitos questionem se é proibido comer fritura, a nutricionista Verônica Laino afirmou ao VivaBem UOL que o segredo está no equilíbrio.
Laino explicou que a quantidade de frituras que uma pessoa pode consumir depende da qualidade geral de sua alimentação.
Quanto mais saudável for a dieta, menor será o risco ao incluir exceções, como frituras, em seu cardápio. Laino apontou que, se em 80% do tempo, a alimentação for saudável, não haverá problemas se nos outros 20%, o cardápio contar com frituras ou algo sem nutrientes.
Alternativas saudáveis
Uma estratégia eficaz para lidar com a vontade de comer frituras é substituí-las por opções mais saudáveis. Alimentos assados ou grelhados são alternativas que reduzem significativamente o consumo de óleo.
Conforme a pessoa aprimora os seus hábitos alimentares, a vontade de consumir frituras tende a diminuir. Isso ocorre porque uma alimentação saudável também reflete no ânimo, proporcionando mais energia e bem-estar.
Com o tempo, a pessoa percebe a diferença e a vontade de comer frituras e gorduras em excesso diminui como efeito colateral de uma alimentação equilibrada. As informações são do VivaBem UOL.