Pessoas com insônia têm 70% mais risco de ataque cardíaco, revela estudo

atualizado em

Não conseguir ter um descanso adequado e suficiente para acordar pronto para realizar as atividades do dia seguinte não é o único problema da insônia

Afinal, a falta de sono está associada a uma série de problemas de saúde como doença cardíaca, diabetes, acidente vascular cerebral, pressão alta, obesidade e depressão. 

Inclusive, um estudo publicado em fevereiro no periódico médico Clinical Cardiology apontou que pessoas que sofriam de insônia apresentaram uma propensão 69% maior de ter um ataque cardíaco do que aqueles que não tinham o problema, durante uma média de nove anos de acompanhamento.

Os pesquisadores também observaram que as pessoas que dormiam por cinco ou menos horas tinham as chances mais altas de sofrer um ataque cardíaco. Além disso, quem tinha tanto insônia quanto diabetes dobrou o risco de sofrer um ataque cardíaco.

Como o estudo foi feito

Privação de sono
A privação de sono pode prejudicar a saúde

Antes de chegar a essas conclusões, os pesquisadores recolheram e analisaram dados de 1.184.256 adultos, sendo que 43% eram mulheres. A média de idade das pessoas era 52 anos e 13% ou 153.881 tinham insônia. Pessoas com apneia obstrutiva do sono não foram incluídas.

Para isso, eles fizeram uma revisão sistemática de 1.226 estudos. Desses, nove estudos dos Estados Unidos, Reino Unido, Noruega, Alemanha, Taiwan e China foram selecionados para serem incluídos na análise. 

No estudo, a insônia foi definida com base nos códigos de diagnóstico da Classificação Internacional de Doenças (CDI) ou pela presença de qualquer um dos três sintomas abaixo:

  • Dificuldade para adormecer.
  • Dificuldade para permanecer dormindo.
  • Acordar cedo e não conseguir voltar a dormir.

Vale a pena destacar que 96% dos pacientes não tinham um histórico prévio de ataque cardíaco. Os ataques cardíacos afetaram 2.406 dos pacientes com insônia e 12.398 das pessoas do grupo sem insônia.

Os resultados da pesquisa indicaram uma correlação direta entre a insônia e ter um ataque cardíaco entre todos os pacientes, independente de idade, sexo, duração do acompanhamento e condições de saúde comuns, como diabetes, pressão alta ou problemas de colesterol.

Especificamente, o estudo apontou que as pessoas que dormiam cinco ou menos horas por noite tinham 1,38 e 1,56 vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco, em comparação àqueles que dormiam seis e sete a oito horas por noite.

A estudante de medicina da Universidade de Alexandria, no Egito, e autora do estudo, Yomna Dean, apontou quais são as principais lições que podemos tirar da pesquisa.

Em primeiro lugar, a insônia nos coloca em risco de ter ataque cardíaco, então, as pessoas deveriam aprender sobre a importância do sono para manter um coração saudável, afirmou Dean.

Ela disse ainda que o sono deveria ser incorporado nas orientações de prevenção da doença cardiovascular. A estudante também defende que as pessoas com insônia devem passar regularmente por avaliações de diagnóstico da doença arterial coronariana.

Por outro lado, Dean também alertou que o sono em excesso pode ser igualmente e, em alguns casos, até mais perigoso que a privação do sono. Com informações do Healthline e do American College of Cardiology.

Você sofre com a dificuldade para dormir? Então, fique por dentro das opções de tratamento para insônia.

Fontes e referências adicionais

Você tem dificuldades para dormir? Sente que isso afeta a sua saúde? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário