Estudo mostra como se manter ativo faz bem ao coração

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2021

Praticar atividades físicas ajuda a perder peso e a ganhar massa muscular (hipertrofia), mas você sabia que fazer exercício físico faz bem para o coração?

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque as atividades físicas ajudam a reduzir a pressão arterial que, quando está alta, pode gerar complicações, como infartos e insuficiência cardíaca. 

Além disso, os exercícios também contribuem para diminuir o risco de desenvolver diabetes. A diabetes aumenta o risco do aparecimento de alguma doença cardiovascular

Não só isso, mas também a prática de atividades físicas é uma ótima forma de combater o estresse, que ao aumentar a produção do hormônio cortisol, prejudica a saúde do coração. 

A ciência comprova os benefícios dos exercícios para o coração

Nesse sentido, um estudo da Universidade de Oxford analisou os dados de 90.211 adultos que estão no UK Biobank, que é um grande banco de dados de saúde e estilo de vida do Reino Unido, o qual contém informações de mais de 500 mil voluntários com idade entre 40 a 69 anos.

Exercício físico

Os pesquisadores dividiram os voluntários analisados em grupos, de acordo com a quantidade e intensidade dos exercícios que praticavam por semana. A partir desses dados, os cientistas identificaram aqueles que desenvolveram doenças cardíacas e qual era o nível de atividade física daquelas pessoas.

Com essa análise, os cientistas conseguiram verificar que quem não fez nenhum tipo de exercício físico teve o dobro de chances de desenvolver alguma doença cardíaca.

Todavia, as pessoas analisadas que caminharam duas horas todos os dias e praticaram exercícios físicos de média e alta intensidade por pelo menos 30 minutos ao dia, cinco vezes por semana, totalizando 150 minutos neste período, não apresentaram risco para doença cardíaca.

No entanto, vale destacar que a caminhada de duas horas por dia incluiu tanto o exercício propriamente dito, como os hábitos diários que exigem andar, como ir ao supermercado, por exemplo.

O estudo foi publicado em janeiro de 2021 na revista científica PLOS Medicine.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios da atividade física para o coração

Resumindo, veja porque o exercício físico faz bem para o coração:

  • Ajuda a controlar e a baixar a pressão sanguínea;
  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Auxilia no controle do peso;
  • Fortalece o músculo cardíaco;
  • Ajuda a prevenir a diabetes;
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol.

Vídeo

O exercício físico faz bem para o coração. No entanto, o que você come também pode fazer muita diferença na saúde desse órgão. Por isso, veja o vídeo abaixo para conhecer alguns alimentos que fazem bem para o coração.

Fontes e referências adicionais

Você costuma fazer exercícios diariamente? Se não, que tal começar agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário