Estudo mostra como se manter ativo faz bem ao coração

Especialista da área:
atualizado em 10/03/2021

Que praticar exercícios físicos é muito útil para perder peso e ganhar massa muscular (hipertrofia), você certamente já sabe. No entanto, você sabia que ter um estilo de vida ativo também faz bem ao coração?

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, movimentar-se mais reduz a pressão arterial. Já uma pressão alta sem controle pode gerar complicações como ataque no coração e insuficiência cardíaca. Além disso, os exercícios auxiliam a diminuir os riscos de desenvolver diabetes e a diminuir o estresse.

A diabetes aumenta os riscos de sofrer com doença cardiovascular. Do mesmo modo, uma ativação prolongada do sistema de resposta ao estresse e uma exposição excessiva ao cortisol e outros hormônios do estresse eleva as chances de ter doença no coração.

Aliás, um estudo da Universidade de Oxford mostrou como o coração de uma pessoa pode se beneficiar da prática de exercícios. A pesquisa envolveu dados de 90.211 adultos que participaram do UK Biobank.

A saber, o UK Biobank é um grande banco de dados de saúde e estilo de vida do Reino Unido, que contém informações de mais de 500 mil voluntários com idade entre 40 a 69 anos.

Mais detalhes sobre o estudo

Treinar

Os pesquisadores dividiram os voluntários analisados em grupos, de acordo com a quantidade de exercícios que praticavam por semana e se os exercícios eram mais moderados ou mais intensos. Então, os cientistas identificaram quais deles desenvolveram doença cardíaca mais tarde.

Assim, em sua análise, os cientistas apontaram que quem não fazia nenhum tipo de exercício dobrou o seu risco de desenvolver doença cardíaca.

Já os que caminhavam duas horas por dia e faziam exercícios mais vigorosos por 50 minutos a cada semana semana não apresentaram risco para doença cardíaca.

Vale destacar que a caminhada de duas horas por dia incluiu tanto o exercício quanto hábitos diários que exigem andar, como ir ao supermercado, por exemplo. Aproveite e conheça outros benefícios da caminhada.

Embora o estudo não prove que caminhar e praticar outras atividades fortalece diretamente o coração de uma pessoa, a pesquisa mostra que há uma ligação entre eles. O estudo saiu em janeiro de 2021 na revista científica PLOS Medicine.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas não são só os exercícios que importam. Conheça também alguns alimentos que fazem bem para a saúde do coração com o vídeo da nossa nutricionista:

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma fazer exercícios diariamente como a caminhada? Se não, que tal começar agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário