Provavelmente, você já deve saber que praticar exercícios faz bem para a saúde física e mental, mas será que sabe também que praticar tênis, por exemplo, pode ser um caminho para a juventude? E é sobre isto que falaremos neste artigo!
De acordo com o Censo de 2022, divulgado recentemente, a população idosa no país alcançou o número de 31,2 milhões, um aumento de 39,8%, só entre o período de 2012 a 2021, ou seja, embora seja um fenômeno mundial, a população idosa vem apresentando um expressivo crescimento no território brasileiro durante as últimas décadas.
Com isso, aumentam as pesquisas e desafios em busca de uma melhor qualidade de vida, como um recente estudo realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que apresentou uma descoberta, no mínimo, curiosa: a de que praticar tênis pode ser o segredo para prolongar a juventude.
O objetivo desse estudo, que fez parte do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da PUCPR, foi investigar se o equilíbrio dos idosos melhoraria com os movimentos envolvidos na prática do tênis.
Na verdade, o estudo pretendia identificar as atividades que pudessem contribuir para prevenir acidentes, uma preocupação que vai de encontro ao aumento significativo do número de idosos nas últimas décadas..
De acordo com Eduardo Mendonça Scheeren, professor do PPGTS da PUCPR:.
A pesquisa ganha relevância devido ao envelhecimento da população brasileira, sobretudo com o aumento nas taxas de óbitos de idosos devido a quedas.
Para o estudo sobre os benefícios do tênis para idosos, foram utilizados dados biomecânicos obtidos no Laboratório de Motricidade Humana do PPGTS, sendo medido o tempo de reação da musculatura do membro inferior dos participantes. por meio de eletromiografia. Então, através de uma plataforma de força, acompanharam o movimento do corpo, com medições bem precisas, em milésimos de segundos.
Vale destacar o grande diferencial desse estudo, o de não comparar os idosos praticantes de tênis com idosos sedentários, mas sim com jovens saudáveis.
Na verdade, esse foco diferenciado foi o que permitiu avaliar se os idosos que praticam tênis ainda possuem respostas fisiológicas semelhantes às dos jovens.
De acordo com o estudo:
Idosos que jogam tênis apresentaram um tempo de resposta muscular semelhante ao dos jovens. A prática do esporte pode ser uma ‘fonte da juventude’ no que diz respeito à capacidade de manter o. o equilíbrio.
Porém, vale destacar que, apesar das respostas semelhantes entre os dois grupos, se identificou uma importante diferença: se por um lado os jovens se mantêm relaxados e reagem apenas ao impulso de desequilíbrio, por outro lado, os idosos praticantes de tênis, para manter a postura, acabaram desenvolvendo uma nova estratégia motora, ativando a musculatura com maior intensidade antes da perturbação do equilíbrio.
Na verdade, segundo o pesquisador, os idosos praticantes de tênis acabaram adaptando suas respostas no treino para manter o equilíbrio, e essas descobertas podem ser muito importantes para o envelhecimento saudável e a prevenção de quedas em idosos.
No mais, de acordo com o pesquisador, a prática do tênis, além de ser uma atividade física divertida, pode ser uma maneira eficaz de manter a juventude e melhorar a estabilidade em idosos.
Participaram do estudo, além de Scheeren, os pesquisadores Nathana Alves de França, Lucca Zambuzzi Nardin do Nascimento e Caluê Papcke.