Faz mal comer e tomar banho em seguida?

Especialista da área:
atualizado em 02/03/2021

Praticamente todo mundo já ouviu que comer e logo em seguida tomar banho faz mal. Mas será que isso é verdade?

  Continua Depois da Publicidade  

Então, para responder essa pergunta, vamos entender a ciência por trás desse mito, e descobrir se comer e tomar banho em seguida faz mal mesmo.

Faz mal comer e tomar banho em seguida? 

Primeiramente temos que diferenciar os tipos de banho:

  • Chuveiro;
  • Imersão, que acontece quando entramos em um local com água, como uma piscina.

Então, quando falamos em tomar um banho de chuveiro após a refeição, não há qualquer contraindicação.

Mas no caso de um banho de piscina ou de mar, existem alguns fatores que precisamos prestar atenção:

  • Quantidade de comida ingerida: Quanto maior e mais pesada a refeição, maior o tempo que precisamos esperar para o banho de mar ou de piscina;
  • Tipo de atividade realizada durante o banho: Para realizar atividades físicas mais cansativas, é preciso um tempo maior de descanso;
  • Temperatura da água: Banhos de imersão em água muito quente ou muito fria não são recomendados logo após as refeições.

Então, o que faz mal não é o banho em si, mas sim a prática de atividades físicas dentro da água, assim como a exposição à água muito fria ou quente.

A ciência por trás do mito

exercicios na água - hidroginástica

1. Atividade física e digestão

Logo após uma refeição, nosso corpo direciona bastante energia para os órgãos digestivos, a fim de ajudar no processo de digestão dos alimentos. Por isso é comum sentir sono após refeições maiores, como uma feijoada ou um churrasco.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas um simples banho de chuveiro não é uma atividade que gaste muita energia, e o corpo consegue conciliar o banho com a digestão. Assim, a realização de atividades físicas mais cansativas após uma refeição pode atrapalhar esse processo, e causar mal-estar.

2. Temperatura da água

Outro ponto a ser levado em conta é a temperatura da água, uma vez que o corpo precisa manter sua temperatura interna para funcionar. E para manter essa temperatura, o organismo usa alguns mecanismo, como o suor, usado para resfriar o corpo, e o tremor, que ajuda a aquecer.

Mas os dois mecanismos também gastam energia, o que pode sobrecarregar o organismo, que já está ocupado digerindo a refeição. Então, embora um banho de chuveiro não faça mal, é importante evitar que a água esteja muito quente ou muito fria.

Quanto tempo esperar?

Embora não existam pesquisas que possam responder essa pergunta de forma exata, alguns especialistas recomendam, por exemplo, que se espere cerca de duas horas entre a refeição e atividades como o mergulho.

Mas é importante conhecer o próprio corpo, e saber reconhecer os sinais de que algo não vai bem. Por isso, caso sinta algum mal-estar durante o banho, seja de chuveiro, piscina ou mar, saia da água e, se necessário peça ajuda.

Você já tinha ouvido alguém falar que faz mal comer e tomar banho logo em seguida? Acreditava nisso ou não? Tem esse hábito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média 4,44)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário