Feniletilamina Emagrece? Como Funciona e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 19/03/2015

As recomendações para emagrecimento sempre são similares. O consumo de suplementos e medicamentos para acelerar a conquista do corpo desejado é muito julgado, mas podemos afirmar que esse suporte está longe de ser desconsiderado. As pessoas desejam modelar seus corpos e muitas delas não desconsideram a ideia de comprometer seu bem-estar pelas medidas sonhadas. As demais não se conscientizam realmente dos possíveis efeitos colaterais.

A feniletilamina emagrece, inúmeras pessoas ingerem essa substância, mas será que sabem o que é? Como funciona? E quais riscos pode oferecer? É exatamente sobre a feniletilamina que iremos conhecer um pouco mais, para que assim você possa avaliar se vale a pena utilizá-la como artificio para intensificar a sua perda de peso.

O que é?

A feniletilamina é um aminoácido e também pode ser conhecida como PEA. Ela pode ser encontrada em três formas distintas: D-fenilalanina, L-fenilalanina, e a DL-fenilalanina, que é produzida em laboratório. A primeira forma não se enquadra entre os aminoácidos essenciais. A segunda forma, a L-fenilalamina é um aminoácido essencial e é a única forma de encontrar a feniletilamina em proteínas. Se você deseja consumir a L-feniletilamina de forma natural, pode optar por alimentos como peixes, carnes, ovos e leite. Ela pode ser encontrada no chocolate ao leite, o que explica o prazer que diversas pessoas obtém ao consumi-lo.

Como funciona?

Afirma-se que a feniletilamina emagrece e pode auxiliar no tratamento de doença de Parkinson, de pele, como vitiligo, hiperatividade, déficit de atenção, osteorartrite, depressão e até reduzir impactos de abstinência de álcool. Diversos estudos e pesquisas especulam as reações da feniletilamina, mas não há nada comprovado. Ela pode beneficiar o processo de aprendizado e a memória. A ansiedade pode diminuir junto com a fadiga e o cansaço. A Feniletilamina pode se comportar e oferecer diversas reações em seu organismo.

O consumo de L-feniletilamina por via oral pode contribuir para reduzir o impacto da doença de pele Vitiligo. A medicação deve ser feita combinada com a exposição aos raios solares. Esse procedimento pode ser aplicado em adultos e crianças.

Afirma-se que a feniletilamina é utilizada em tratamentos para controlar déficit de atenção e hiperatividade, mas não há estudos suficientemente embasados para comprovar essa eficiência.

Pesquisas realizadas em 1980 sugerem que há eficácia no uso de feniletilamina para tratamento de depressão. Devemos reconhecer que devem ser feitas novas pesquisas para comprovar se esse poder é real ou não.

O uso de feniletilamina também está associado aos tratamentos de doença de Parkinson, mas a eficiência se limita à D-fenilalanina, pois estudos feitos com a DL-fenilalanina não ofereceram os mesmos resultados.

Especula-se o uso de feniletilamina para o tratamento de artrite e abstinência de álcool.

Feniletilamina emagrece mesmo?

Especula-se que a feniletilamina emagrece de forma indireta. Essa afirmativa é fundamentada devido às reações que a substância pode proporcionar no sistema nervoso. Ela pode ser facilmente encontrada em suplementos que são utilizados como pré-treino, pois estes podem melhorar o humor, beneficiar à concentração de norepinefrina neuronal e de dopamina.

Ela pode beneficiar o emagrecimento por diversas formas indiretas. A feniletilamina se comporta como um suplemento dietético, ocasiona a liberação de dopamina e ainda pode reduzir o seu apetite.

O maior efeito que daria embasamento para afirmação de que feniletilamina emagrece é a reação de estimulo no SNC, o que oferece energia que contribui para o melhor rendimento de seu corpo em treinos mais intensos, assim resultando em maior queima de gorduras.

Efeitos colaterais

O uso de L-fenilalanina de um modo geral é seguro, mas é importante consumir as dosagens recomendadas. Não há confiabilidade sobre as informações de segurança em referência ao uso de D-fenilalanina. Alguns estudos afirmam que o uso indevido de feniletilamina pode levar à dilatação das pupilas. A ingestão do medicamento pode ocasionar tonturas, insônia, dores de cabeça de diversas intensidades e oscilações de humor.

É importante que atente para os sintomas apresentados, pois pode ocorrer um aumento na frequência dos batimentos cardíacos, dores na região do peito e inchaços nas regiões do pescoço, nuca, boca e crises alérgicas.

Contra indicações

O consumo de feniletilamina é contra indicado para gestantes e mulheres em fase amamentação. A ingestão pode prejudicar a formação do feto e comprometer a composição do leite materno. É comum mulheres terem desequilíbrios de feniletilamina devido às alterações hormonais, então o ideal é que se conscientizem dos seus níveis, para que assim, em casos de altos níveis de feniletilamina, não consuma suplementos com essa substância.

Se você se submete a tratamentos com Levodopa, não deve consumir de forma alguma a feniletilamina.

O consumo de feniletilamina deve ser analisado, se for consumido junto com remédios para tratamentos de depressão, pois pode aumentar a quantidade de tiramina, o que também pode ocasionar o aumento da pressão arterial e se tornando assim perigoso.

Pessoas que possuem altos níveis de fenilalanina devem evitar o consumo de feniletilamina, isso inclui aqueles que possuam tendência ao aumento dessa substância devido às influências hereditárias. Aqueles que possuem doenças mentais, como a esquizofrenia, devem atentar para o consumo, pois pode intensificar as reações.

Acompanhamento médico

Com todas as informações obtidas, podemos reconhecer realmente que a feniletilamina emagrece indiretamente, mas o ideal é que a perda de peso seja de forma mais natural possível. Dessa forma, você pode evitar o consumo dessa substância, e ainda assim perder peso.

Se ainda assim você deseja ingerir esse estímulo extra, mesmo com os comprometimentos prováveis para sua saúde, busque uma avaliação de um profissional de saúde, pois apenas ele poderá fazer as recomendações necessárias para o melhor funcionamento do seu organismo diante das variações de medidas corporais.

Dieta equilibrada

Dentre as formas naturais para emagrecer, a dieta adequada e nutritiva deve ser a primeira iniciativa. As funcionalidades dos alimentos pode contribuir de forma significativa para a perda de peso, basta adotar uma dieta compatível com os seus objetivos.

Atividades físicas

É mais razoável ter em mente que a feniletilamina emagrece se for associada à prática de exercícios físicos. Os efeitos que são apontados como fortes para a perda de peso são melhor desfrutados se você queimar mais calorias durante o dia. Não desperdice a energia oferecida pelo medicamento, consuma-o antes de iniciar a prática de exercícios físicos.

Onde comprar?

Os remédios com feniletilamina podem ser comprados em farmácias. É importante que você saiba que a compra só pode ser efetuada após a apresentação do comprovante de pedido feito por um médico. A compra deve ser feita de acordo com as dosagens e frequência de consumo indicada pelo médico que conheça suas características pessoais.

Você conhece alguém que tenha feito suplementação com a feniletilamina? Quais foram os resultados? Você pensa em tomá-la também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário