Remédio para Tireoide Emagrece?

Especialista:
atualizado em 22/10/2019

Remédios contra o hipotireoidismo têm sido muito usados no Brasil devido a sua eficiência no combate a esse mal. Além disso, muitos acreditam que ele emagrece devido a possíveis resultados que aparentemente causa na perda de peso. Vamos explorar o papel da glândula tireoide, se o remédio para tireoide emagrece e os cuidados necessários que você precisa ter com esse remédio.

Antes de mais nada, é muito importante que você entenda corretamente o que é a tireoide e quais problemas ela pode ter, além de fazer o exame de tireoide para entender exatamente quais são os seus resultados e o que eles significam, antes de você tomar qualquer decisão com relação a isso.

A Glândula Tireoide

A tireoide é uma das mais importantes glândulas do corpo humano. Localizada no pescoço, a tireoide tem como função produzir uma série de hormônios que regulam vários aspectos fisiológicos, como o crescimento e a produção de proteínas, bem como a velocidade do metabolismo.

O seu mal funcionamento pode ser de dois tipos: o hipotireoidismo (mais comum, cerca de 80% dos casos) ocorre quando a glândula produz menos hormônios do que o normal; o hipertireoidismo, por sua vez, se dá quando a glândula produz hormônios demais. Em ambos os casos verificam-se desequilíbrios indesejáveis nas funções reguladas pela tireoide.

É importante que você saiba que os problemas mais comuns relacionados a tireoide são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Sendo assim, é necessário conhecer bem os sintomas de ambos para saber se você se encontra em algum desses casos.

Também é importante que você saiba que os problemas com a tireóide podem ser um pouco piores do que você imagina, como é o caso do nódulo na tireoide, que é importante conhecer para saber se você está com algum dos sintomas e se precisa procurar um médico.

Qual é a relação entre a Tireoide e o Peso?

Os hormônios produzidos pela tireoide regulam, entre outras coisas, a velocidade do metabolismo. É possível deduzir, dessa forma, que há uma relação indireta entre a atividade da tireoide e o ganho ou perda de peso.

Se a tireoide produz hormônios demais (hipertireoidismo), o metabolismo tende a se acelerar. O metabolismo mais rápido provoca um aumento no gasto de energia e, consequentemente, ocorre a perda de peso.

Por outro lado, se a tireoide produz menos hormônios do que deveria (hipotireoidismo), o metabolismo tende a ficar mais lento. Com o metabolismo mais lento, o corpo gasta menos energia e, portanto, engorda.

Também por esse motivo é importante estar atento às mudanças no peso: apesar da dificuldade em determinar suas causas, são possíveis sintomas do hipo e do hipertireoidismo.

Nessa mesma linha, você pode querer se informar sobre se a famosa dieta da tireoide realmente emagrece e como ela funciona.

Tomar Remédio para Tireoide Emagrece?

O funcionamento da tireoide relaciona-se, de fato, ao peso. Mas será mesmo que remédio para tireoide emagrece?

Pacientes afetados pelo hipotireoidismo sofrem as consequências da insuficiência hormonal de várias formas, muitas vezes com ganho de peso. Como forma de tratamento, esses pacientes muitas vezes ingerem formas sintéticas do hormônio T4 (como o Puran T4, muito comercializado no Brasil). Com a dose adequada do hormônio, as funções por ele reguladas (entre elas a velocidade do metabolismo) voltam ao funcionamento normal.

Há quem faça uso do hormônio sintético sem verdadeira necessidade. Quando o hormônio sintético é ingerido por uma pessoa cuja tireoide funciona normalmente, ocorre uma verdadeira sobrecarga hormonal, ou seja, uma forma induzida de hipertireoidismo. Muitas pessoas buscam, dessa forma, obter a aceleração no metabolismo como forma de facilitar o emagrecimento.

Essa busca, porém, não é eficaz.

Estudos recentes da American Thyroid Association apontam para o fato de que o uso de formas sintéticas do hormônio T4 não provoca perda de peso. Na verdade, a relação entre a tireoide e a velocidade do metabolismo levou muitos especialistas a associar de forma errônea a obesidade ao hipotireoidismo: o fato é que muitas vezes esses fenômenos são independentes.

Essa associação errônea provocou, por sua vez, a ideia equivocada de que tomar remédio para tireoide emagrece. Muitos fatores regulam a perda ou o ganho de peso, de forma que não é possível assegurar nenhum efeito através da ingestão de remédios para tireoide.

Eficaz somente a Curto Prazo

A aceleração no metabolismo que se obtém através da ingestão do hormônio T4 só pode funcionar a curto prazo. Só é possível perder peso através de grandes doses do hormônio, o que causa uma instabilidade hormonal insustentável. A médio prazo, desaparece o efeito emagrecedor. Assim que os níveis hormonais voltam ao normal, há, em geral, uma recuperação de todo o peso perdido.

Efeitos Colaterais

O emagrecimento obtido a curto prazo através da ingestão do hormônio sintético T4 é, na verdade, uma doença induzida. Para emagrecer desta forma, é preciso provocar em si mesmo o hipertireoidismo.

Dessa forma, os remédios para tireoide não são apenas ineficazes no emagrecimento: eles podem causar uma série de outros problemas metabólicos. Entre esses efeitos colaterais estão, em primeiro lugar, os sintomas do hipertireoidismo: taquicardia, ansiedade, nervosismo, fadiga, dificuldade para dormir e queda de cabelo.

Há, ainda, uma consequência particularmente nociva para quem pratica atividade física. Muitas vezes, a perda de peso obtida com a ingestão do hormônio sintético T4 é, na verdade, perda de massa muscular. Dessa forma, muitas pessoas que procuram se livrar da gordura acabam eliminando apenas massa magra de seus corpos.

Além dessas consequências nocivas, há o sério risco de que uma overdose hormonal leve à morte por parada cardíaca.

Tireoide Equilibrada

A ingestão de remédios para tireoide sem necessidade é, além de nociva, ineficaz na perda de peso. O melhor caminho para a perda de peso é obter um metabolismo equilibrado através da articulação entre uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios. Se a tireoide regula o metabolismo, a melhor estratégia para atingir o peso ideal não é obter níveis altos demais dos seus hormônios, mas mantê-los nos níveis corretos.

Exceto nos casos de hipotireoidismo e hipertireoidismo diagnosticados por um endocrinologista, é possível manter a tireoide equilibrada através da ingestão moderada dos alimentos que estimulam sua atividade. Consuma alimentos ricos em cálcio e iodo, bem como níveis consideráveis de vitamina D. Boas opções são o leite, os peixes de água salgada e as gemas de ovos.

Você conhece muitas pessoas que acham que remédio para tireoide emagrece? O que elas relataram? Conhece algum caso de efeito colateral grave? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (54 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário