Chá 30 Ervas Emagrece? Depoimentos, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Você já ouviu falar do chá 30 ervas? Trata-se de uma preparação que é composta pela combinação de 30 ervas medicinais e que promete dar uma força para o processo de perda de peso.

As seguintes ervas são utilizadas como ingredientes do produto:

  1. Abacateiro;
  2. Fucus vesiculosus;
  3. Douradinha;
  4. Salsaparrilha;
  5. Chá verde;
  6. Carobinha;
  7. Chapéu-de-couro;
  8. Erva-de-bugre;
  9. Dente-de-leão;
  10. Alcachofra;
  11. Cáscara-sagrada;
  12. Pau-magro;
  13. Maracujá;
  14. Quebra-pedra;
  15. Sene;
  16. Boldo-do-chile;
  17. Centella asiática;
  18. Graviola;
  19. Espinheira-santa;
  20. Carqueja;
  21. Angélica;
  22. Jambolão;
  23. Hibisco;
  24. Cajueiro;
  25. Melissa;
  26. Jurubeba;
  27. Cavalinha;
  28. Funcho;
  29. Sete sangrias;
  30. Pau-ferro.

Antigamente, o chá era preparado por meio da infusão de cada uma das 30 plantas, no entanto, atualmente é possível encontrar a mistura com as 30 ervas, pronta para ser comprada. A composição do produto pode variar de acordo com o seu fabricante.

O chá 30 ervas emagrece? 

A promessa é que o chá 30 ervas emagrece até 10 kg ao longo de um mês. Na prática, a bebida em si não causa a perda de peso, porém, pode servir como uma espécie de acelerador de resultados, desde que esteja associada a uma dieta balanceada.

A mistura proporciona uma série de efeitos que podem beneficiar o emagrecimento. Entre eles, estão a ação diurética e a regularização do intestino preso, que podem auxiliar em relação à diminuição do inchaço.

A bebida está associada à redução do apetite, à aceleração do metabolismo – o que torna o processo de queima de gorduras e calorias mais eficiente – e o controle da ansiedade – que pode ser útil para pessoas que têm compulsão alimentar, comendo para descontar as suas emoções.

Um exemplo da vida real

Conhecer depoimentos da vida real também é uma boa forma de entender como o chá 30 ervas funciona. Uma internauta conta que sofria com o efeito sanfona, chegou ao 87 kg quando engravidou de sua filha e, mesmo depois de ter dado à luz e emagrecido 14 kg, voltou aos 80 kg por conta de descuidos na alimentação.

Ela procurou uma nutricionista, passou a seguir uma dieta e perdeu 7 kg apenas no primeiro mês. Nos meses que estavam por vir, perdeu mais peso passando a cortar os refrigerantes, evitar doces e frituras e consumir diariamente o chá 30 ervas.

A moça contou que a bebida foi indicada por sua nutricionista e que o produto ajudou a acelerar o seu metabolismo, diminuiu a sua ansiedade, cortando a vontade de comer toda hora, e fez com que ela aumentasse a sua frequência de idas ao banheiro, sentindo-se menos inchada.

O resultado? Em um período de sete meses, conseguiu eliminar 29 kg e chegou ao peso de 51 kg.

Isso significa que o chá 30 ervas emagrece e deve ser utilizado por todas as pessoas que desejam e/ou necessitam emagrecer? Não. Primeiro porque mesmo no caso dessa internauta não foi o chá que causou a perda de peso – ainda que ele possa ter auxiliado, a moça seguiu uma dieta específica para ela, indicada por sua nutricionista, e melhorou seus hábitos alimentares.

Ou seja, nada garante que o simples consumo do chá 30 ervas emagrece, sem o cuidado com a alimentação em geral. Além disso, como você irá conferir abaixo, o produto não é unanimidade entre os nutricionistas e existe uma série de contraindicações em relação ao seu uso.

Então, antes de comprar o seu chá, consulte o seu médico e/ou nutricionista para saber se ele é realmente indicado para o seu caso.

Cuidados com o chá 30 ervas

Pessoas que têm gastrite, mioma, infecções no intestino, pressão arterial baixa, apresentam tendência à hemorragia e mulheres que estejam grávidas não podem fazer uso do chá de 30 ervas.

O produto também é contraindicado para pessoas que estejam fazendo um tratamento contra o câncer, sofram com a depressão e para as mulheres que estejam amamentando os seus bebês.

Pessoas que sofrem com a tendência à hemorragia também não devem fazer uso da bebida.

Vale consultar-se com o médico antes de começar a utilizar o chá 30 ervas.

Ter o acompanhamento médico é importante para saber de ele é indicado para o seu caso, não somente no que se refere ao alcance dos objetivos de perda de peso, mas principalmente para se certificar de que ele é seguro para a sua saúde, visto que a bebida pode provocar efeitos colaterais, especialmente em seus primeiros dias de uso.

Vale a pena checar com o médico a dosagem indicada para cada pessoa. Uma das reações adversas que o produto pode trazer é a eliminação de sais minerais por conta de seu efeito diurético, algo que pode acontecer por conta de uma ingestão não cuidadosa e exagerada.

Lembrando que um diurético provoca o estímulo da eliminação de líquido do organismo através da urina.

Caso esteja fazendo qualquer uso de medicamento, converse com o seu médico para saber se o remédio em questão e o chá 30 ervas não podem interagir, causando efeitos colaterais negativos para o seu organismo.

Quem usa remédios para pressão alta ou para afinar o sangue não deve utilizar o produto.

Nutricionista condena a utilização do chá de 30 ervas para emagrecer 

Animou-se com a ideia de que o chá 30 ervas emagrece? Pois saiba que alguns especialistas, como é o caso da nutricionista Fernanda Granja, são contra o uso do produto.

Ela explicou que o uso de chás que misturam mais de três tipos de ervas não deve ser feito porque as plantas interagem entre si de forma negativa, podendo potencializar ou inibir a ação dos componentes do chá.

A nutricionista ainda alertou que o uso indiscriminado de fitoterápicos pode causar uma série de efeitos colaterais como queda da pressão sanguínea, prejuízos ao funcionamento da tireoide, cólicas, movimentos intestinais em excesso, insônia e o desenvolvimento de doenças crônicas em caso de uso contínuo.

Fernanda ainda recomendou que nenhum chá deve ser consumido de maneira contínua e ressalta que, além das contraindicações que já apresentamos acima, hipertensos e portadores de qualquer tipo de doenças crônicas devem evitar o consumo de chás.

Outro ponto questionado pela nutricionista é o fato de não existir uma formulação padrão para o produto, em relação às ervas que serão utilizadas. Com isso, cada marca pode trazer um conjunto diferente de ingredientes e, consequentemente, trazer resultados diferentes, que podem ser satisfatórios ou não.

Como tomar 

O chá de 30 ervas pode ser encontrado comercializado pronto em lojas especializadas em produtos naturais. A orientação da página consiste em consumir 1 litro da bebida diariamente, divididas em pequenas porções ao longo do dia, que podem ser servidas quentes ou frias.

No entanto, é fundamental que a dosagem seja determinada e autorizada pelo médico de sua confiança. A bebida deve ser consumida em horários variados e que é recomendado esperar pelo menos 30 minutos antes ou depois das refeições para consumir o chá.

Outra possibilidade é tomar o chá 30 ervas por meio de cápsulas. Neste caso, a orientação pode ser a de ingerir duas cápsulas diariamente, entretanto, a dosagem apropriada deve ser determinada pelo médico ou nutricionista.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o chá 30 ervas emagrece? Tem curiosidade de experimentar e conferir se traz resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (243 votos, média: 3,65 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

55 comentários em “Chá 30 Ervas Emagrece? Depoimentos, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. Vou tomar …. mais vou passar por uma nutricionista para ver se posso ou não tomar …me previnir…ou ate mesmo com meu médico …

  2. Comecei a tomar hoje o chá, e tá me dando diarréia, e tô fazendo bastante xixi
    É normal? E pq acontece isso? Alguém sabe ?

  3. O intestino funciona muito bem, e umas cinco vezes por dia, diminuindo o abdomen e inchaço. Tomei, gostei, acabou e, comprei de novo! MARAVILHOSO!

    • Oi Ruth vc obteve algum resultado tomando o chá 30 ervas?? Vou começar a tomar hj.
      Daí eu gostaria de saber se dá msm resultado

      • dá resultado sim, porém, por ter sene, dá muita diarreia, ainda mais que no pacote não vem a quantidade especificada de cada erva, vai na sorte, pode ter mt sene ou não. E há ervas diuréticas, que fazem vc soltar mto líquido, então redobre a quantidade de água

  4. Eu comecei tomar ontem, mas hoje dormi o dia inteiro. Acho que a pressão caiu..Nao vou tomar mais,pois tenho medo de ter outras reações.