As folhas de oliveira (Olea europaea) são ricas em polifenois, compostos bioativos presentes nos vegetais. Eles exercem muitas atividades em nosso organismo, que são benéficas para a nossa saúde.
Dentre os principais benefícios da folha de oliveira estão a melhora da digestão, a regulação dos níveis de açúcar no sangue e a diminuição da pressão arterial, quando alta.
Apesar dos potenciais benefícios da planta, que se aplicam ao contexto de várias doenças, é fundamental prosseguir com o tratamento proposto pelo seu médico ou médica e usar a planta apenas como terapia complementar, se isso for seguro e apropriado ao seu caso.
Veja mais detalhes sobre a planta oliveira, os benefícios da folha de oliveira e como usá-la.
Oliveira (Olea europaea): o que é?
A oliveira é uma planta nativa do Mediterrâneo e do norte do Irã, cujo fruto é muito apreciado no Brasil: a azeitona. Além da azeitona, o azeite de oliva, que é obtido a partir do seu processamento, também é bem popular entre os brasileiros.
No Brasil, a planta, que se adapta bem a regiões altas, é cultivada no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, entre outros estados.
Além da azeitona e do azeite de oliva, a oliveira pode oferecer benefícios à nossa saúde por meio de suas folhas.
A folha de oliveira apresenta aplicação medicinal, pois é rica em compostos fenólicos, que podem ser extraídos dela.
Benefícios da folha de oliveira
Dentre os compostos fenólicos presentes na folha de oliveira, estão a oleuropeína e o hidroxitirosol.
Dentre os efeitos conhecidos desses compostos estão:
- Efeito hipotensor: diminuição da pressão arterial.
- Efeito anti-inflamatório: melhora das funções vasculares, por meio da diminuição da produção de citocinas pró-inflamatórias, que promovem a inflamação dos vasos sanguíneos.
- Efeito antioxidante: ajuda a inibir o estresse oxidativo das células, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce.
- Efeito neuroprotetor: ajuda a prevenir a morte de células cerebrais, um problema que pode levar ao desenvolvimento de Parkinson.
- Efeito hipoglicêmico: ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.
- Efeito hipocolesterolêmico: ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue. Veja quais são as diferenças entre o colesterol LDL e HDL.
- Efeitos antifúngico e antibacteriano: alguns estudos mostraram a eficácia do extrato da folha de oliveira contra o fungo Candida albicans, causador da candidíase, e contra bactérias potencialmente patogênicas dos gêneros Streptococcus e Staphylococcus.
- Efeito termogênico: por elevar a temperatura corporal, o chá pode ajudar na perda de peso e durante crises de febre, por aumentar a transpiração.
Esses benefícios foram observados em estudos laboratoriais in vitro com doses altas do extrato de folhas de oliveira. No dia a dia, pode ser que você não observe todos esses efeitos ao tomar o chá ou usar o suplemento esporadicamente.
Na verdade, esse tipo de uso tem como foco a prevenção e não o tratamento de doenças. Logo, é fundamental que você alie o consumo diário da folha de oliveira com hábitos de vida e alimentação saudáveis.
Dessa forma, dentro de um plano de cuidados com a saúde, é possível dizer que a folha de oliveira entra como uma estratégia complementar na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
Como usar a folha de oliveira
O extrato de oliveira pode ser consumido na forma de chás e de suplemento manipulado.
Como não há estudos suficientes, a folha de oliveira não é indicada para crianças, adolescentes, gestantes e lactantes.
Suplemento de folha de oliveira
O extrato de folha de oliveira pode ser obtido na forma de suplemento natural, encontrado em cápsula ou comprimido, e na forma líquida.
- Dose recomendada do extrato de folha de oliveira em cápsula ou comprimido: 500 mg, de 1 a 2 vezes ao dia.
- Forma líquida: tomar conforme indicado no rótulo do produto, pois varia conforme a concentração manipulada por cada fabricante.
Chá de folha de oliveira
O chá é obtido a partir da infusão das folhas de oliveira, veja como fazer:
Ingredientes:
- 500 mL de água.
- 1 colher de sopa de folha de oliveira.
Modo de preparo:
Primeiramente, ferva a água e, depois, acrescente as folhas de oliveira. Tampe o recipiente e deixe as folhas em infusão até o chá ficar morno. Coe e beba ao longo do dia, sem requentar.
Você também pode aproveitar os benefícios da folha de oliveira adicionando-as picadas a pratos quentes, como sopas e ensopados Apenas acrescente as folhas ao final do preparo do prato.
Indicações
O chá de oliveira pode te ajudar quando estiver com sintomas de má digestão, pois exerce ação calmante e anti-inflamatória na mucosa do estômago. Por isso, pode ser usada como complemento no tratamento de problemas no trato digestivo, tais como gastrite, refluxo gastroesofágico, úlcera e colite.
Ele também é indicado para quadros de diabetes descompensada, podendo ser usado como terapia complementar com o objetivo de reduzir os níveis de açúcar no sangue.
O chá de oliveira também pode ser útil, quando você sentir um mal-estar por causa da pressão alta, uma vez que ele ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.
Você pode tomar o chá de oliveira bem quente, quando estiver enfrentando uma gripe ou resfriado, pois ele te ajudará a transpirar mais, podendo contribuir para a diminuição da temperatura corporal e promoção de bem-estar.
Possíveis efeitos colaterais
Não é comum ocorrerem efeitos colaterais pelo uso da folha de oliveira, mas algumas pessoas podem ter um quadro de pressão baixa, principalmente se fizerem uso combinado com medicamentos para tratar a pressão alta.
Algumas pessoas com o organismo mais sensível, podem ter diarreia ao usarem a folha de oliveira. Nesse caso, pode ser necessário reduzir a dose do suplemento.
Vídeo: Benefícios do chá das folhas de oliveira
Saiba mais sobre o chá feito a partir das folhas de oliveira!
Fontes e referências adicionais
- Aspectos físico-químicos de azeites de oliva e de folhas de oliveira provenientes de cultivares do RS, Brasil, Alimentos e Nutrição, 2012; 23(4): 537-548.
- Composição química de folhas de oliveira (Olea europaea L.) da região de Caçapava do Sul, RS, Ciência Rural, 2014; 44(10): 1874-1879.
- Avaliação do potencial antimicrobiano do extrato da folha de oliveira para aplicação em biofilmes, Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016; 8(2).
Fontes e referências adicionais
- Aspectos físico-químicos de azeites de oliva e de folhas de oliveira provenientes de cultivares do RS, Brasil, Alimentos e Nutrição, 2012; 23(4): 537-548.
- Composição química de folhas de oliveira (Olea europaea L.) da região de Caçapava do Sul, RS, Ciência Rural, 2014; 44(10): 1874-1879.
- Avaliação do potencial antimicrobiano do extrato da folha de oliveira para aplicação em biofilmes, Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016; 8(2).