Está se tornando cada vez mais comum encontrar pessoas que fazem uso de medicamentos, como o Forfig, alegando que ele emagrece.
Entretanto, como veremos mais adiante, essa não é a ação esperada do Forfig, que é um medicamento indicado como tratamento auxiliar para algumas doenças que atingem o fígado.
Mas de onde vem essa crença de que o Forfig ajuda na perda de peso? E será que essa hipótese tem algum fundo de verdade?
Para responder a esses e a outros possíveis questionamentos, a seguir vamos conhecer melhor os efeitos, as indicações e a forma correta de utilizar do Forfig, além de descobrir de uma vez por todas se ele emagrece ou não.
Importante: Apesar de ser vendido sem receita médica, o Forfig deve ser usado apenas com a orientação de um médico, após a realização dos exames diagnósticos adequados.
Veja também: Principais exames para avaliar a saúde do fígado
O que é o Forfig?
O Forfig, ou silimarina, é um medicamento feito a partir do extrato de Silybum marianum, que possui ação hepatoprotetora. Ou seja, ele age protegendo o fígado contra os danos causados por doenças ou toxinas que atinjam o órgão.
O remédio pode ser encontrado em embalagens contendo 20 cápsulas gelatinosas duras contendo 200 mg de extrato, ou comprimidos revestidos de 100 mg.
Além disso, o seu uso é oral e deve ser feito por pacientes adultos.
Indicações do Forfig
O Forfig é indicado como auxiliar no tratamento de doenças do fígado, pois age na estabilização das membranas das células do órgão. Assim, o uso de 200 mg do extrato, que equivale a 140 mg de silimarina, leva a uma melhora do quadro clínico e da qualidade de vida da pessoa.
Além disso, ele ajuda também a proteger o fígado das agressões de substâncias tóxicas, tanto aquelas que são produzidas pelo próprio corpo quanto das toxinas externas.
Por isso, o medicamento é comumente prescrito em casos de:
- Cirrose hepática
- Doenças hepáticas crônicas inflamatórias
- Lesões causadas por intoxicação
E então, será que é verdade que Forfig emagrece?
De acordo com as informações disponíveis, tanto na bula como nos estudos, o Forfig não causa mudanças no peso. Ou seja, ele não emagrece, e nem engorda.
Outro ponto importante é que este medicamento foi desenvolvido para tratar problemas hepáticos, e não para a perda de peso.
Assim, para emagrecer com saúde, o ideal é realizar o algumas mudanças de estilo de vida, como:
- Praticar exercícios físicos regularmente.
- Adotar uma dieta balanceada, de preferência com restrição calórica.
- Beber uma quantidade adequada de água.
Por fim, é importante também procurar orientação profissional para auxiliar nesse processo:
- Médico, para avaliar se existe alguma causa fisiológica para o ganho de peso, como o hipotireoidismo.
- Nutricionista, que irá montar uma dieta adequada para o seu tipo físico.
- Educador físico, para orientar sobre os exercícios mais indicados para a perda de peso.
Como surgiu essa ideia de que o Forfig emagrece?
A ideia de que o Forfig pode ajudar na perda de peso não é nova, e se deve, principalmente, a um dos usos desse medicamento, que é o tratamento auxiliar da esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado.
Nesses casos, o Forfig atua na proteção das células do fígado, que sofre danos pela presença de gordura no órgão. Mas o medicamento não diminui esse acúmulo de gordura.
Assim, embora possa ser usado como parte do tratamento para a gordura no fígado, o Forfig não causa a perda de peso.
Efeitos colaterais de Forfig
Assim como todo medicamento, o Forfig pode causar algumas reações indesejadas, que podem variar de gravidade e duração, de acordo com a sensibilidade da pessoa e ao seu estado de saúde. São elas:
- Náusea
- Vômito
- Dor abdominal
- Diarreia
- Dor de cabeça
- Desmaio
- Urticária
- Sudorese
- Fraqueza
Assim, é importante que você informe ao médico caso sinta algum sintoma após o início do tratamento com o Forfig, para que ele possa avaliar a melhor forma de lidar com o problema.
Contraindicações
O Forfig é, de forma geral, considerado um medicamento bastante seguro, embora existam algumas contraindicações, que são:
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando seus bebês.
- Pessoas com menos de 18 anos de idade.
- Pessoas que possuem alergias a qualquer um dos componentes da formulação.
Além disso, é importante que o médico seja avisado de qualquer outro remédio, suplemento ou planta medicinal que a pessoa esteja utilizando, para assim evitar a ocorrência de interações medicamentosas.
Como usar Forfig?
De acordo com a bula do medicamento, o Forfig deve ser utilizado de acordo com a orientação médica, que pode variar de acordo com o diagnóstico ou o quadro clínico.
Mas, de forma geral, o medicamento é utilizado comumente da seguinte forma:
- Dose inicial: 1 ou 2 cápsulas ou comprimidos revestidos, 3 vezes ao dia.
- Dose de manutenção: Uma cápsula ou comprimido, 1 ou 2 vezes ao dia.
Além disso, tanto a cápsula quanto o comprimido não devem ser partidos ou amassados, e devem ser engolidos inteiros.
Quais os sintomas de problemas de fígado?
Diversos problemas podem atingir o fígado, como doenças infecciosas (hepatites), autoimunes, reações a medicamentos e intoxicações.
E, apesar das diferentes causas, os sintomas de um problema hepático tendem a ser parecidos. São eles:
- Dor de cabeça
- Coceira na pele, muitas vezes de grande intensidade
- Perda de peso sem motivo aparente
- Inchaço abdominal
- Fraqueza e cansaço
- Redução do apetite
- Distúrbios digestivos
- Sensação de peso no estômago
- Pele e olhos amarelados, um sintoma conhecido como icterícia
- Urina escura, muitas vezes de cor semelhante à coca cola
- Fezes esbranquiçadas
- Náuseas e vômitos
Então, caso apresente algum dos sintomas listados aqui, é importante procurar um médico, para que ele possa realizar os exames necessários e assim identificar, caso exista, o problema que está atingindo o órgão.
Fontes e referências adicionais
- Bulário Eletrônico, Anvisa
Fontes e referências adicionais
- Bulário Eletrônico, Anvisa
Olá meu nome é Marta esse remédio ele também ajuda na obesidade ou não.
Tomei este medicamento durante 2 meses, e simplesmente perdi 5 kilos…
Bom dia!!
Eu sempre pratiquei exercícios físicos e nunca consegui perder mais do que 2 kg, mas minha alimentação também não era correta. Comecei a sentir dores abdominal e procurei o médico, onde o mesmo me solicitou um ultrassom. O resultado foi gordura no fígado, então me receitou o medicamento Forfig, e sugeriu para eu realizar atividades físicas e me alimentar corretamente. A atividade física continuei a praticar como de costume, mas alimentação não mudei muito. Tomei as 60 capsulas do medicamento, 1 capsula de 12/12 horas com prescrito e em um mês perdi 5,600 kg. Vou retornar no médico para ver se preciso continuar o tratamento, mas fiquei muito feliz com o resultado.
muito bom o site
eu faço uso do forfig 200 mg eu tenho gordura no fígado
Boa tarde queria saber se o por FORFIG atrapalha na pedra doente pois eu tenho pedra no rins. O médico mandou tomar 4 meses para tirar gordura do fígado.. desde já obrigada