Forfig Emagrece? Para Que Serve e Como Usar

Imaginamos que você esteja aqui para saber se Forfig emagrece, correto? Entretanto, antes de chegarmos a esse ponto, precisamos conhecer o que é e para que serve esse medicamento.

Pois bem, o remédio é indicado como auxiliar no tratamento de doenças do fígado. A promessa é que o medicamento promove a estabilização das membranas das células do fígado, resguardando a sua integridade e a função fisiológica do órgão.

Com isso, Forfig também promete promover a melhora de sintomas clínicos como cefaleia (dor de cabeça), astenia (debilidade, fraqueza, falta de vigor), anorexia, distúrbios digestivos, sensação de peso epigástrico (na região superior do abdômen), entre outros.

O remédio pode ser encontrado em embalagens contendo 20 cápsulas gelatinosas duras, o seu uso é oral e deve ser feito por pacientes adultos.

Não é necessário apresentar a receita médica na hora de comprar Forfig, entretanto, o mais seguro é que você consulte o médico antes de começar a utilizá-lo (confira o tópico sobre contraindicações e cuidados no decorrer deste artigo). As informações são da bula do medicamento.

E então, será que é verdade que Forfig emagrece?

Não podemos afirmar que Forfig emagrece, pelo menos não de acordo com o que a bula do medicamento, disponibilizada pela Anvisa, nos informa a respeito dos efeitos que podem ser provocados pelo seu uso.

Primeiro, porque como acabamos de aprender, não é para a perda de peso que o remédio foi desenvolvido – já sabemos que ele serve para auxiliar o tratamento de doenças no fígado. Em segundo lugar, a bula não apresenta o emagrecimento como uma das possíveis reações adversas que podem ser provocadas por Forfig.

Além disso, a bula também informa que cada cápsula gelatinosa dura do remédio é composta por 200 mg do extrato seco da planta Silybum marianum e que esse teor da substância é equivalente a 140 mg de um composto conhecido pelo nome de silimarina.

Não existem registros que apontem que a silimarina seja detentora da função de promover o emagrecimento.

Entretanto, se ainda assim você perceber que emagreceu durante o seu tratamento com Forfig, é importante que informe ao médico a respeito disso, especialmente se essa diminuição do peso for significativa.

Pode ser que essa redução no peso seja resultado de uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. Mas também existe a possibilidade de que o emagrecimento apareça como sintoma de alguma doença ou efeito colateral de outro medicamento que você esteja usando, portanto, é fundamental que o médico seja avisado.

Até porque, assim como acontece com o aumento de peso significativo, uma considerável diminuição do peso também pode representar problemas para a saúde.

Efeitos colaterais de Forfig

Agora que já analisamos se o Forfig emagrece ou não, podemos ver que, de acordo com informações da bula, o medicamento pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

Reações raras – observadas em menos de 1 em cada 1 mil usuários

  • Náusea;
  • Vômito;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Cefaleia – dor de cabeça;

Reações muito raras – observadas em menos de 1 em cada 10 mil usuários

  • Desmaio;
  • Urticária;
  • Sudorese;
  • Fraqueza.

Ao experimentar qualquer um desses efeitos colaterais ou ainda algum outro tipo de reação adversa, ainda que o problema não aparente ter muita gravidade, procure rapidamente o auxílio do médico para saber o que deve fazer a partir de então.

Contraindicações e cuidados com Forfig

O medicamento, em sua apresentação na forma de cápsulas gelatinosas duras com 200 mg de extrato seco da planta Silybum marianum, não pode ser utilizado por pessoas com menos de 18 anos de idade.

Forfig também não deve usado por pessoas que sofrem com a hipersensibilidade (alergia) à silimarina e/ou a qualquer outro dos componentes da fórmula do remédio. As mulheres que estejam grávidas ou se encontrem em processo de aleitamento dos seus bebês devem utilizar o medicamento somente sob a orientação do médico.

Quem faz uso de outro remédio, suplemento ou planta medicinal precisa consultar o médico para saber se Forfig não pode interagir com a substância em questão que esteja sendo utilizada.

Mesmo que você não necessite apresentar a receita médica na farmácia para levar o remédio para casa, consulte o médico para saber se o uso do medicamento realmente é seguro para você e que ele não poderá provocar nenhum prejuízo para a sua saúde. A orientação é importante para todos, especialmente para os idosos e as pessoas que foram diagnosticadas com algum tipo de doença ou condição específica de saúde.

Como usar Forfig

Como a própria bula do medicamento indica, Forfig deve ser utilizado conforme a orientação do médico em relação a todo o tratamento, o que envolve aspectos como a dosagem diária a ser ingerida do remédio, os horários de uso e a duração do tratamento.

O documento ainda completa que o medicamento deve ser ingerido via oral e não deve ser partido, mastigado ou aberto.

Segundo a bula, a não ser que exista outro tipo de recomendação por parte do médico, o tratamento com Forfig 200 mg em cápsulas gelatinosas duras deve ser iniciado com a ingestão de uma cápsula gelatinosa dura três vezes ao dia.

Já a dose de manutenção do tratamento com Forfig 200 mg em cápsulas gelatinosas duras deve ser feita com a ingestão de uma cápsula gelatinosa dura duas vezes ao dia, sempre respeitando as orientações do médico em relação ao tratamento.

Referências adicionais: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=22663042017&pIdAnexo=10285219

Você conhece alguém que tenha tomado e afirmado que o Forfig emagrece? Já foi receitado este medicamento por um médico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...

5 comentários em “Forfig Emagrece? Para Que Serve e Como Usar”

  1. Eu estava pesando 86/5 depois que tomei fortig estou com 75 / 4 também muito minha alimentação

  2. Eu já Tomie forfig e emagreci junto com boldine o médico que mim receitou pra tirá a gordura do fígado

  3. Vivia com o estômago muito inchado por conta de figado gordo e por indicação de um amigo que sofria do mesmo problema experimentei tomar, sei que foi um erro já q n tive orientação médica, mesmo assim tomei e me dei muito bem, desinchou meu estômago quase q totalmente e percebi uma relevante perda de peso, embora tenha mudado um pouco meus hábitos alimentares, agora vou ao médico saber se posso repetir.

Deixe um comentário