Freekeh Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 18/09/2014

A ajudinha de grãos e farinhas naturais tem sido cada vez mais procurada por pessoas que fazem dietas e desejam reduzir o percentual de gordura sem desatentar para a nutrição de seu corpo. O freekeh possui origem árabe e é muito comum, mas apenas recentemente seu uso foi adotado para contribuir para o emagrecimento de pessoas. O Freekeh emagrece mesmo, mas seus benefícios não se limitam apenas a isso, ele pode contribuir para a sua saúde e ainda oferecer um sabor diferenciado ás suas refeições.

O que é freekeh?

O freekeh é um trigo que possui origem árabe, da Síria, do Líbano e da Jordânia. Esse ingrediente também pode ser conhecido como Farik ou Frik. Ele é torrado e moído. Esse ingrediente é constituído pela união de diversos grãos integrais verdes. Ele possui baixo teor calórico, porém não é livre de glúten. Em meio copo de Freekeh, você poderá consumir 16 gramas de proteínas, 4 gramas de fibras e pouco menos que 130 calorias.

Ele contribui com porções significativas de Ferro e Zinco. Você ainda pode encontrar esses grãos pré-aromatizados com sabor de alecrim ou tamari. Ele vem sido comparado à Quinoa, pois possui duas vezes mais proteínas que ela e três vezes mais fibras que o arroz integral. A combinação de grãos vem ganhando destaque desde que a apresentadora americana Oprah afirmou sobre o uso e benefícios adquiridos a partir da incorporação do Freekeh em sua alimentação.

Esse alimento pode ser utilizado no preparo de saladas, sucos, vitaminas, iogurtes, sopas e até em massas. Há destaque para o preparo de arroz com o acréscimo dos grãos de freekeh.

O tempo de preparo dos grãos pode variar de 15 a 25 minutos, ele deve ser fervido junto com agua até conquistar uma textura macia.

Efeitos do freekeh

O seu efeito emagrecedor foi descoberto devido à poderosa quantidade de fibras contida nos grãos. Além de emagrecer, o Freekeh ainda pode fornecer sais minerais como Selênio, Magnésio e Potássio. Esses grãos se destacam não só entre aqueles que desejam emagrecer, mas pode ser utilizado como fonte proteica para uma dieta de ganho de massa magra. O freekeh emagrece mesmo e possui sabor esfumaçado e textura em borracha de noz.

Você não necessariamente precisa consumir o Freekeh para emagrecer de forma isolada. Os grãos podem ser acrescentados às refeições junto com outros grãos integrais e funcionais para beneficiar a perda de peso.

Benefícios do freekeh

  • O freekeh pode reduzir os níveis de açúcar na corrente sanguínea, assim evitando picos de insulina e controlando o nível glicêmico de suas refeições.
  • O alimento contribui para a saúde de seus olhos, pois possui quantidades significativas de luteína e zeaxantina, carotenoides que são antioxidantes que podem prevenir a degeneração em sua visão devido ao avanço da idade.
  • O freekeh emagrece mesmo, pois ele proporciona saciedade e assim você consumirá porções menores.
  • Seu processo digestivo será beneficiado devido ao alto teor de fibras, assim prevenindo constipações intestinais, o que reduz a possibilidade de ocorrência de doença diiverticular.
  • O freekeh pode oferecer um efeito probiótico e estimula o crescimento de bactérias saudáveis para auxiliar no funcionamento do intestino.
  • É livre de conservantes e produtos químicos.

Contra indicação

O uso de freekeh em dietas não possui contra indicações, mas é recomendável que você reconheça se possui intolerância a glúten ou não, para que assim evite possíveis reações inesperadas. Pessoas que possuem restrição a potássio e problemas renais também devem atentar para o consumo do alimento.

Dieta equilibrada

O freekeh emagrece mesmo, mas é fundamental que você se adeque a uma dieta equilibrada e rica em alimentos que possam intensificar a queima de calorias e favorecer a conquista do peso desejado. A utilização do freekeh para emagrecer pode ser permitida após a avaliação das propriedades, pois assim você poderá se conscientizar das possíveis reações que podem ocorrer em seu organismo. Monte o seu plano alimentar e incorpore os grãos de forma positiva para a perda dos quilos que deseja perder.

Atividades físicas

Podemos afirmar que o freekeh emagrece mesmo, mas os hábitos saudáveis não devem ser deixados de lado. O consumo de freekeh deve ser apenas um auxílio para você conquistar o corpo que deseja de forma mais rápida e permanente. É imprescindível que você monte um planejamento para praticar exercícios físicos e assim você poderá garantir a eliminação das calorias necessárias.

Preços

Você pode comprar 250 gramas de freekeh por valores de R$ 32,00 a R$ 44,00.

Onde comprar?

Podemos dizer que não será uma tarefa fácil encontrar o freekeh no Brasil, então você só poderá encontrá-lo em lojas de produtos árabes. A compra do ingrediente também pode ser feita em sites que oferecem suplementos e produtos naturais por vendas online. Provavelmente, com o aumento da popularidade do alimento para processos de emagrecimento, a sua venda será oferecida por lojas de produtos naturais e suplementos alimentares.

Você já conhecia o Freekeh? Adicionaria esse alimento na sua dieta para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Freekeh Emagrece Mesmo?”

  1. Se eu usaria ? Tranquilamente , COM CERTEZA… DEPOIS DE “CONHECER” AS QUALIDADES DESSE GRÃO… AGORA É SO PROCURAR E COMECAR A CONSUMIR DE VARIOS MODOS… JA PENSOU UM BOLO DIET COM ESSES GRAOZINHOS PRE COZIDOS E AL DENTE COLOCADO NA MASSA PRA ASSAR ? Deve ser muito bom ! Vou atraz dele ,!