Vitaminas e Minerais

Glutationa – O que é, para que serve e fontes

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

A glutationa é o antioxidante mais encontrado em nosso organismo, mas poucos sabem exatamente o que ela é e para que serve.

Por isso, vamos agora conhecer esse antioxidante, o que ela faz no organismo, seus benefícios para a saúde e as principais fontes alimentares.

O que é a glutationa?

A glutationa é uma proteína encontrada em todas as células do corpo humano, especialmente nas células do fígado, e é formada por três aminoácidos:

  • Cisteína;
  • Glicina;
  • Ácido glutâmico.

Sua principal função no corpo é a de agir como um poderoso antioxidante, protegendo as células da ação dos radicais livres, além de contribuir para o funcionamento do sistema imune.

Os níveis de glutationa no corpo humano diminuem com a idade, começando a decair a partir dos vinte anos. Por isso, a sua suplementação, ou dos aminoácidos que a formam, pode auxiliar na prevenção de diversos problemas de saúde.

continua depois da publicidade

Outras formas de aumentar os níveis de glutationa são a prática de exercícios regulares e a redução do estresse.

Principais benefícios da glutationa

Frutas e vegetais são ricos em glutationa

1. Combate ao estresse oxidativo

Esse é o principal efeito dos antioxidantes, uma vez que todos eles contribuem para o combate aos danos causados pelos radicais livres.

Desta forma, o aumento da produção de glutationa, assim como a sua suplementação, pode auxiliar na prevenção e no tratamento de uma série de doenças causadas pelo estresse oxidativo.

2. Melhora a qualidade do esperma

Um estudo publicado no periódico Drug metabolism letters demonstrou que a produção de glutationa está reduzida em homens inférteis, e que isso pode alterar a morfologia do espermatozoide.

continua depois da publicidade

Assim, a sua suplementação pode ser uma boa ajuda para casais com dificuldades de engravidar.

3. Trata doenças respiratórias

A ação dos radicais livres está intimamente ligada às doenças pulmonares, e por isso, o aumento da quantidade de glutationa nas células pode auxiliar na melhora e na prevenção de problemas como:

  • Asma;
  • Enfisema;
  • DPOC, ou doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • Apneia obstrutiva do sono;
  • Síndrome do desconforto respiratório agudo.

4. Previne e trata doenças psiquiátricas

Transtornos psiquiátricos, como o transtorno bipolar, a esquizofrenia e a depressão, estão ligados a níveis baixos de glutationa no organismo.

Uma possível ligação entre as duas coisas pode ser o fato de que essas doenças estão ligadas ao estresse oxidativo, e que ela tem um efeito antioxidante importante, além de estar presente em todas as células do corpo.

5. Regula o sistema imune

Uma pesquisa realizada na Sapienza University of Rome demonstrou que a glutationa tem um papel importantíssimo na regulação do sistema imunológico.

continua depois da publicidade

Assim, ela ajuda no tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes, além de possivelmente evitar as crises de atividade dessas doenças.

Alimentos ricos em glutationa

Alguns alimentos contêm glutationa, enquanto outros estimulam sua produção. A seguir você encontra alguns alimentos que podem ajudar a aumentar os níveis de glutationa no organismo.

  • Frutas e vegetais: vegetais ricos em enxofre, como alho e cebola, e vegetais crucíferos, como brócolis, couve, couve-flor. Mas é importante salientar que cozinhar os vegetais reduz os níveis de glutationa em 30 a 60%, e o enlatamento elimina completamente a substância;
  • Produtos de origem animal: A glutationa é encontrada em grande quantidade nas carnes frescas e cruas, e em quantidade moderada em laticínios e ovos;
  • Alimentos ricos em selênio: Esse grupo inclui castanhas, nozes, castanha do Pará, legumes, atum, carne bovina, aves, queijo e ovos;
  • Alimentos ricos em ácido alfa lipóico: Como espinafre, tomate, ervilha, couve de Bruxelas, farelo de arroz e maionese.

Suplementos

Existem diversos tipos de suplementos que ajudam a aumentar os níveis de glutationa no organismo.

Entretanto, o uso específico de suplementos de glutationa é questionado por alguns profissionais, uma vez que o corpo “quebra” ela durante o processo de absorção, separando-a em aminoácidos, fazendo com que a absorção de glutationa propriamente dita seja mínima.

Mas mesmo ocorrendo esse processo, a suplementação desses aminoácidos separados já ajudaria a aumentar os níveis de glutationa no corpo.

continua depois da publicidade

Mas existem outras formas de aumentar a produção de glutationa, como a ingestão de alimentos ricos neste nutriente, assim como a suplementação com aminoácidos que a formem, como no caso do whey protein.

Fontes e referências adicionais

Você já consumiu suplementos de glutationa? Quais foram seus motivos e resultados? Sua alimentação tem níveis bons da substância? Comente abaixo.

3.9 de 5 (139 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Pois não?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Li que a glutationa juntamente com a enzima aldeído desidrogenase são responsáveis por decompor o acetaldeído resultante da metabolização do álcool. Atualmente passo muito mal ao ingerir qualquer quantidade de álcool. Já descartei a hipótese do dissulfiram. Será que meu organismo está deficiente na produção da glutationa ou do aldeído desidrogenase? Ou até mesmo dos dois? Há como reverter este quadro?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • pare de beber !! rssss

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Melhor você perguntar ao Youtuber Luiz Fernando Padalino.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma