Benefícios do Tomate – Para que serve e propriedades

atualizado em

O tomate é um dos alimentos mais consumidos do mundo, principalmente por sua versatilidade e seu sabor, bem como a facilidade do seu cultivo. Mas grande parte desse sucesso se deve, sem dúvida, aos benefícios do tomate para a saúde.

Não é por acaso que o tomate é um dos principais alimentos da chamada “dieta mediterrânea“, sempre elogiada pela sua capacidade de promover a longevidade e sobretudo de evitar doenças cardiovasculares.

Portanto veja a seguir quais são esses benefícios para a saúde e a boa forma.

Ele é rico em antioxidantes

O tomate é um alimento com um alto teor de antioxidantes. Dentre esses, os mais importantes são os quatro principais carotenoides: alfacaroteno, betacaroteno, luteína e licopeno.

Esses quatro antioxidantes trabalham em sinergia uns com os outros, de modo que a presença dos quatro torna o tomate um alimento antioxidante potente, como demonstrado em um artigo publicado no Molecular nutrition & food research.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido o papel dos antioxidantes na prevenção dos danos causados pelo acúmulo de radicais livres é essencial para a manutenção da saúde, e pode influenciar diversos sistemas do corpo, como:

  • Sistema imunológico: Os antioxidantes ajudam na regulação da imunidade, evitando reações exageradas do corpo contra organismos invasores, e melhorando problemas inflamatórios e autoimunes;
  • Sistema cardiovascular: Outro efeito dos antioxidantes é a proteção do coração e dos vasos sanguíneos. Isso ocorre através de vários fatores, como a redução da inflamação local, a melhora dos níveis de colesterol e a prevenção do acúmulo de gorduras nas artérias.

Mas além dos efeitos nesses sistemas já citados, os antioxidantes presentes no tomate, com destaque para o licopeno, podem auxiliar o corpo na prevenção de alguns tipos de câncer. Isso ocorre tanto por sua ação protetora no DNA das células, quanto pelo efeito anti-inflamatório.

O tomate ajuda na perda de peso

O tomate tem pouquíssimas calorias, cerca de 17 calorias a cada 100 g. Isso o torna um dos alimentos mais apropriados para promover a perda de peso.

Além disso, outro ponto positivo é a sua concentração de fibras, que ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, de modo a evitar a ingestão excessiva de calorias nas horas seguintes.

  Continua Depois da Publicidade  

É rico em várias vitaminas e minerais

Os tomates são ricos de uma grande variedade de vitaminas e minerais, principalmente a vitamina A e a vitamina C, responsáveis por muitos de seus benefícios à saúde.

Entre os minerais, o tomate ainda conta com os benefícios do magnésio, que atua nos músculos e nos ossos, favorecendo um metabolismo energético mais eficiente.

E, de todos os minerais, o mais significativo no tomate é o potássio, que ajuda no controle da pressão arterial. Essa importância torna-se ainda maior se considerado que a maior parte das pessoas não consome os níveis recomendados desse mineral.

Ajuda na prevenção da hipertensão

A associação entre o consumo do tomate e a melhora da saúde em geral é antiga, principalmente com relação aos efeitos dos antioxidantes na saúde cardiovascular.

Mas, além dos benefícios para o coração trazidos pelos antioxidantes do tomate, este fruto é rico em potássio, que auxilia na redução da pressão arterial.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, como já foi demonstrado em um estudo publicado no periódico Critical reviews in food science and nutrition em 2003, o consumo regular de tomates pode ajudar na prevenção de problemas cardiovasculares.

O tomate mantem a saúde da pele

A pele é um órgão extremamente sensível à ação dos radicais livres, uma vez que essas substâncias agem acelerando o processo natural do envelhecimento.

Assim, o consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes, como o tomate, pode ajudar a amenizar esse efeito, mantendo a pele saudável e tonificada por mais tempo.

Dicas e cuidados

Poucos alimentos são tão versáteis como o tomate, que pode ser consumido cru ou em diversas receitas, como:

Veja aqui muitas outras receitas fit contendo o tomate.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, por fim, é importante lembrar que os tomates estão entre os vegetais mais contaminados por agrotóxicos durante o cultivo, de modo que os benefícios do tomate podem muitas vezes vir acompanhados por uma carga de veneno.

Por isso recomenda-se procurar conhecer a procedência dos tomates, dando preferência aos de origem orgânica.

Assista ao vídeo da nossa nutricionista falando sobre os benefícios do tomate, e se ele engorda ou emagrece.

Tabela nutricional

Porção de 100g do tomate cru.

ComponenteValor por 100g
Energia17 kcal
Carboidrato 3,82 g
Proteína1,04 g
Gorduras0,17 g
Fibra alimentar1,6 g
Cinzas0,44 g
Colesterol0
Gorduras saturadas0,02 g
Gorduras monoinsaturadas0,03 g
Gorduras poliinsaturadas0,07 g
Gorduras trans0
Cálcio6,94mg
Ferro0,3 mg
Sódio3,13 mg
Magnésio10 mg
Fósforo21,8 mg
Potássio191 mg
Zinco0,15 mg
Cobre0,07 mg
Selênio0,2 mcg
Vitamina A (RE)101 mcg
Vitamina A (RAE)50,6 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,46 mg
Tiamina0,09 mg
Riboflavina0,02 mg
Niacinatr
Vitamina B60,04 mg
Vitamina C15,5 mg
Equivalente de folato15,1 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / tr = traços

Gostou das dicas?

Você já conhecia todos esses benefícios do tomate para a saúde? Com que frequência você o inclui na sua alimentação? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

8 comentários em “Benefícios do Tomate – Para que serve e propriedades”

  1. Amei a explicação…tinha receio de usufrui-los pq tinham me falado q aumentava as dores nos ossos..vi que é benéfica… muito obrigado..

    Responder
  2. Uso muito o tomate pra fazer molhos, coloco em prática, as dicas que vejo na internt, na lavagem do tomate. Misturo na água vinagre com bicarbonato, pra diminuir a ação dos venenos, já que é muito difícil, encontrar algum alimento sem veneno. Nosso meio ambiente está envenenado, rios, mares, agricultura e a agropecuária, intoxicada de hormônios para a produção de gado, sem se preocupar com os efeitos nocivos para todos os seres vivos.

    Responder
  3. Gostei das propriedades curativas/medicinais do tomate. Já comecei a realizar a meta de consumir um tomate, antes do café da manhã. Consumir no minimo um por dia, para sempre.

    Responder
    • Uso muito o tomate pra fazer molhos, coloco em prática, as dicas que vejo na internt, na lavagem do tomate. Misturo na água vinagre com bicarbonato, pra diminuir a ação dos venenos, já que é muito difícil, encontrar algum alimento sem veneno. Nosso meio ambiente está envenenado, rios, mares, agricultura e a agropecuária, intoxicada de hormônios para a produção de gado, sem se preocupar com os efeitos nocivos para todos os seres vivos.

      Responder
  4. FIQUEI DESLUMBRADA COM O POTENCIAL DO TOMATE E SEUS BENEFÍCIOS, AO MESMO TEMPO INDIGNADA E TRISTE DE SABER QUE OS LEGUMES E FRUTAS QUE PODERIAM BENEFICIAR ATÉ SALVAR VIDAS, SÃO ENVENENADOS PELO HOMEM COMO FOI DITO CONFORME EXPOSTO EM TELA. TUDO PELO CAPITALISMO QUE PAIS É ESSE? QUANDO A CONSCIÊNCIA VAI CHEGAR NA CABEÇA DESSES EXTERMINADORES DO AMBIENTE E DA HUMANIDADE.

    Responder
    • O pior que nosso atual Presidente está em completo apoio ao total extermínio do nosso valiosíssimo meio ambiente. Estamos literalmente caminhando para o fim da nossa espécie…

      Responder