Benefícios da Couve-flor – Para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 18/01/2021

A couve-flor é um vegetal da família dos crucíferos que traz vários benefícios para a saúde, apesar de muitas vezes ser ofuscada pelo seu primo, o brócolis.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas saiba que ela é rica em nutrientes, e pode ser usada em várias receitas, seja cozida ou crua.

Vamos então conhecer um pouco mais sobre a couve-flor, suas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde e a boa forma, além de ver dicas de como incluí-la na dieta.

Propriedades nutricionais

couve-flor
A couve-flor é rica em nutrientes

A couve-flor contém uma impressionante variedade de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais, antioxidantes e outros fitonutrientes.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de couve-flor crua.

ComponenteValor por 100g
Calorias27 kcal
Carboidratos5,43 g
Proteína1,98 g
Gorduras0,26 g
Fibra alimentar2,42 g
Couve-flor crua

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

Benefícios da Couve-Flor

1. É rica em antioxidantes

A couve-flor é rica em compostos antioxidantes, que são essenciais para combater os efeitos danosos dos radicais livres em nosso organismo.

Assim, incluir a couve-flor no cardápio pode trazer vários benefícios para a saúde, como:

  • Pele mais jovem: Os antioxidantes ajudam a evitar os danos causados pelo estresse oxidativo e pela radiação solar na pele, mantendo-a com a aparência jovem por mais tempo;
  • Efeito anti-inflamatório: Por regular o funcionamento do sistema imunológico, os antioxidantes da couve-flor ajudam a evitar o aparecimento de reações inflamatórias exageradas;
  • Pode ajudar a prevenir o câncer: Esse efeito se dá principalmente pela presença de sulforafano que parece agir tanto na destruição de células cancerígenas, quanto na prevenção do problema, como demonstrado em um estudo publicado na revista Antioxidants & redox signaling.

2. Melhorar a saúde do coração

Um dos nutrientes mais abundantes na couve-flor é o potássio, um mineral que ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, contribuindo para a redução da pressão arterial.

Além disso, ela é rica em sulforafano, que também atua na regulação da pressão.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Pode melhorar a saúde cerebral

Couve-flor é uma boa fonte de colina, uma vitamina do complexo B conhecida pelo seu papel no desenvolvimento do cérebro.

De fato ela pode até mesmo ajudar a diminuir o declínio da memória relacionada com a idade, e proteger o cérebro de danos causados por toxinas durante a infância.

4. Benefícios digestivos

Couve-flor é uma importante fonte de fibras alimentares, que são imprescindíveis para a manutenção da saúde digestiva.

Por fim, ela tem poucas calorias e promove uma sensação de saciedade. Esta capacidade dos legumes é ideal para pessoas que querem perder peso. Uma porção de couve-flor contém apenas 27 calorias.

Outros vegetais da mesma família

Brócolis
O brócolis é um vegetal crucífero, primo da couve-flor

Se couve-flor não é o seu vegetal favorito, não se preocupe. Você pode obter muitos desses mesmos benefícios da couve-flor se incluir outros vegetais da família crucíferos.

O brócolis é o principal deles, mas há outros também, incluindo brotos de brócolis, nabos, couve de bruxelas, repolho, rúcula, couve, rabanetes, mostarda e agrião.

Como escolher a couve-flor

Ao escolher uma cabeça de couve-flor, procure uma que seja firme, sem manchas amarelas ou marrons. Se ela está cercada por folhas verdes, é provável que esteja especialmente fresca.

Como incluir a couve-flor na dieta?

Couve-flor frita no óleo de coco
Couve-flor frita no óleo de coco

A couve-flor é um alimento super versátil, e pode ser usada em uma grande variedade de receitas, como:

  Continua Depois da Publicidade  

Veja no vídeo abaixo benefícios e receitas com a couve-flor.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de couve-flor crua.

ComponenteValor por 100g
Calorias27 kcal
Carboidratos5,43 g
Proteína1,98 g
Gorduras0,26 g
Fibra alimentar2,42 g
Gorduras saturadas0,12 g
Gorduras monoinsaturadas0,03 g
Gorduras poli-insaturadas0,03 g
Cálcio20,6 mg
Ferro0,48 mg
Sódio3,97 mg
Magnésio13,9 mg
Fósforo66 mg
Potássio295 mg
Zinco0,44 mg
Cobre0,03 mg
Selênio0,6 mcg
Vitamina A (RE)2 mcg
Vitamina A (RAE)1 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,07 mg
Tiamina0,03 mg
Riboflavina0,11 mg
Vitamina B60,12 mg
Vitamina C41,7 mg
Equivalente de folato60,1 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

Gostou das dicas?

Você já conhecia todos esses benefícios da couve-flor para a boa forma e saúde? Gosta do sabor desse crucífero, ou prefere algum dos substitutos dela? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Benefícios da Couve-flor – Para que serve e como usar”

  1. Ótima matéria como todas as outras. Parabéns mundo boa forma!!
    Eu comprei 6 pés de couve flor pra fazer de caldinho pra comer a noite, agora com essas informações vou comer até com mais gosto ;D

  2. Vi Agora os Benifios da Couve Flor, ja estava consumindo, nao como uma Dieta e sim uma Reeducacao alimentar, Pq pra mim Dieta e so para Otarios, esse negocio d vai e vem, HUummm nada a ver, portanto reeeducao alimentar e pro resto da Vida,e e isso que interessa pra saude,… Com certeza depois de ler essa materia o Couve Flor, que eu gosto muito, agora faz parte das minhas refeicoes..

  3. boa tarde, fiquei encantada com os beneficios do couve flor pulicada neste. e espero receber outros. quero agradecer pelas pessoas que dedicam seu tempo ajudando as pessoas que teem interesse pelo assunto.

  4. Agradeço penhoradamente as informações inseridas na mensagem, posto que revelam conhecimento dos efeitos medicinais da CÚRCUMA, pois por paradoxal que pareça, não conseguia dormir sem o uso de um analgésico, e, ao tomar a segunda dose, (uma colher de chá), já despresei o analgésico.