Suco de lima – Benefícios, receitas e dicas

Especialista da área:
atualizado em 02/12/2020

Rica em vitaminas, nutrientes e com grande poder antioxidante, o consumo regular dessa fruta trás muitos benefícios à saúde, como a prevenção ao envelhecimento precoce e o fortalecimento do sistema imunológico, além de ajudar a combater as pedras nos rins.

  Continua Depois da Publicidade  

A lima é uma fruta de origem asiática e é parecida com o limão, e não só no nome, mas também na aparência e no nível de acidez, além de ser igualmente da família das frutas cítricas.

suco de lima

Conheça suas propriedades e descubra como aproveitar a fruta no seu dia a dia.

Fonte de vitamina C e de outros poderosos antioxidantes

Além de ser rica em vitamina C, ela ainda possui flavonoides, que também são excelentes antioxidantes e protegem o organismo dos radicais livres.

O acúmulo dos radicais livres ao longo do tempo pode ocasionar diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares,  artrite, câncer além de contribuírem para o envelhecimento precoce.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que uma xícara de suco de lima contém 72,6 mg de vitamina C, e o suco de uma única fruta contém 13 mg, o que faz dele uma ótima fonte desse nutriente.

A vitamina C é fundamental para diversas funções do organismo, como:

  • Reparação e manutenção de ossos, músculos e dentes;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Absorção do ferro;
  • Combate ao envelhecimento precoce;
  • Formação de colágeno, proteína usada na produção de cartilagem, pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

O corpo não armazena vitamina C, por isso é preciso incluir alimentos ricos nesse nutriente na sua dieta. Além de ser rica em vitamina C, a lima também possui outros nutrientes muito importantes, como cálcio, magnésio, vitamina A e vitaminas do complexo B.

2. Propriedades medicinais

O suco de lima ainda ajuda a prevenir a cólera (doença provocada por uma bactéria), graças às suas propriedades antibióticas, segundo uma pesquisa realizada na África e divulgada na publicação Tropical Medicine and Internacional Health (Medicina Tropical e Saúde Internacional, em tradução livre).

Outro estudo, esse foi publicado em 2014 no Korean Journal of Urology, mostrou que o ácido cítrico presente na lima também combate as pedras nos rins, que são formadas por cálcio cristalizado, já que ele quebra esses cristais.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora tomar o suco seja uma forma de auxiliar na prevenção dessas doenças, ela não é a cura e nem a única maneira de evitar esses problemas.

É sempre bom lembrar que qualquer um diagnosticado com esses problemas deve seguir o tratamento recomendado pelo médico. Além disso, se você for viajar para lugares onde há risco de contrair cólera, deve tomar as devidas precauções para evitar ser contaminado.

Como fazer – Receitas de suco de lima

Receita 1

Ingredientes: 
  • 5 limas frescas;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • 1 litro de água filtrada;
  • Pedrinhas de gelo (opcional).
Modo de preparo:

Lave as limas e remova suas cascas. Coloque as frutas no liquidificador junto com a água, o açúcar ou o adoçante e as pedrinhas de gelo (opcional). Bata tudo e sirva em seguida.

suco de lima

Receita 2

Ingredientes:
  • 1 lima;
  • 1 limão;
  • 1 colher de chá de açúcar ou adoçante a gosto;
  • 1 xícara de água;
  • Cubos de gelo a gosto (opcional).
Modo de preparo:

Corte a lima e o limão e esprema-os. Em seguida despeje o líquido em uma jarra e acrescente a água e adoce. Mexa bem e sirva o suco em copos com gelo (opcional).

Dicas para aproveitar os nutrientes do suco de lima

Sempre use frutas frescas e evite coar ou filtrar o suco. Guarde as limas descascadas na geladeira, dentro de uma vasilha fechada e envolvidas em papel-toalha umedecido com água.

Beba o suco assim que ficar pronto, pois ele perde rapidamente os seus benefícios devido ao processo de oxidação, que acontece por causa do calor e da exposição ao ar e à luz.

Não armazene o suco, já que ele perde suas propriedades, além de ficar amargo com o tempo. Mas, se mesmo assim você quiser guardá-lo, use garrafas escuras e tampe bem, dessa forma é possível atrasar o processo de oxidação.

Informações Nutricionais

Seguem abaixo as informações nutricionais por 100 g da fruta in natura:

  Continua Depois da Publicidade  

ComponentesQuantidade por 100 g
Calorias43 kcal
Carboidrato total10,3 g
Proteína0,95 g
Gorduras0,25 g
Fibra alimentar1,98 g
Colesterol0 mg
Cálcio28,8 mg
Ferro0,11 mg
Sódio1,02 mg
Magnésio9,3 mg
Fósforo13,3 mg
Potássio118 mg
Zinco0,11 mg
Cobre0,03 mg
Selênio0,3 mcg
Vitamina A (RE)2,96 mcg
Vitamina A (RAE)1,48 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,38 mg
Tiamina0,09 mg
Riboflavina0,05 mg
Niacinatr
Vitamina B60,04 mg
Vitamina C39,8 mg
Equivalente de folato26,9 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Gostou das dicas?

Você já experimentou alguma vez o suco de lima? Pretende incluir alguma receita em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média 3,65)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Suco de lima – Benefícios, receitas e dicas”