Halle Berry, 57 anos, contou o caso em que um médico confundiu sua perimenopausa com “o pior caso de herpes já visto”. A estrela internacional disse que procurou ajuda médica após sentir dores intensas quando fazia sexo.
O assunto veio à tona em conversa com a primeira-dama norte-americana Jill Biden, no evento de debates A Day of Unreasonable Conversation (Um Dia de Conversa Irracional, tradução livre).
Após realizar exames, Berry teria sido diagnosticada com o “pior caso de herpes” já visto pelo médico que a atendeu. A atriz e o namorado, o músico Van Hunt, fizeram todos os exames e constataram que nenhum dos dois tinha a doença.
Berry, por sua vez, decidiu procurar outro profissional, onde finalmente foi informada que as fortes dores que sentia estavam relacionadas a perimenopausa.
“Antes de tudo, o meu ego me dizia que eu não passaria por isso. Me sinto segura e saudável, me livrei da insulina e tenho minha diabetes controlada desde os meus 20 anos. O meu médico não tinha conhecimento e não me preparou para isso. Aí, pensei: ‘Caramba, preciso usar a minha plataforma e preciso aproveitar meu alcance para fazer uma diferença para outras mulheres”, comentou, explicando o motivo de ter exposto seu caso.
Halle Berry, então, conclui: “Quero ajudar a mudar a forma como a cultura vê mulheres nesses estágios das nossas vidas”.
A perimenopausa, também conhecida como pré-menopausa, consiste na transição da idade fértil para a menopausa. Dentre os principais sintomas, estão: encurtamento do ciclo menstrual, com intervalos entre as menstruações ou até sangramento abundante, irritabilidade, insônia, diminuição de desejo sexual e redução da lubrificação vaginal.
Isso acontece devido à quantidade de estrogênio produzida pelos ovários, que começa a mudar entre os 30 e 40 anos, de forma que o ciclo menstrual também passa por algumas alterações e podem ser notadas nesse período.
A menopausa traz sintomas parecidos, além de ondas de calor. Vale lembrar a importância de manter as visitas a sua ginecologista de confiança, pelo menos, uma vez ao ano ou em caso de ter qualquer sintoma diferente.