Hixizine

Hixizine Dá Sono?

Enquanto sentir sono é normal e necessário, afinal dormir é uma necessidade básica do ser humano, ter sono além da conta não é tão bom assim.

Afinal, quando estamos muito sonolentos, fica difícil executar atividades rotineiras do dia a dia como estudar, trabalhar, praticar atividades físicas e preparar cuidadosamente pratos saudáveis para as nossas refeições.

Algo que pode nos deixar gente com mais sono do que o normal são os efeitos colaterais de alguns medicamentos. Por isso, vale a pena saber se um remédio dá sono ou não antes de começar o tratamento com ele.

E isso não significa desobedecer uma ordem médica e deixar de tomar determinado medicamento porque ele pode provocar sono, mas serve para que possamos nos preparar para enfrentar esse sono a mais, caso ele realmente apareça, sempre sob orientação médica, obviamente.

Vamos falar por exemplo sobre um anti-histamínico, que são medicamentos para alergia que são conhecidos por provocar sonolência. Será que o Hixizine dá sono?

O que é Hixizine?

Antes de entendermos se Hixizine dá sono mesmo, vamos descobrir o que é e em que situações o remédio pode ser utilizado?

Pois bem, Hixizine (Dicloridrato de Hidroxizina) é um xarope indicado para o alívio do prurido (coceira), provocado por problemas na pele como urticária, dermatite atópica e de contato ou por outras doenças sistêmicas.

O medicamento é apresentado como um anti-histamínico (antialérgico) potente, que apresenta efeito antipruriginoso (anticoceira). O seu uso é oral, adulto e pediátrico acima dos seis meses de idade.

A comercialização do remédio é permitida somente com a apresentação da receita médica. As informações são da bula de Hixizine.

E então, será que Hixizine dá sono?

Para sabermos se Hixizine dá sono, nós recorremos à bula do medicamento. Essa consulta nos levou a entender que sim, é possível que o remédio provoque o sono.

Isso porque a bula apresenta a sonolência como um dos efeitos colaterais muito comuns de serem causados pelo remédio, ou seja, que atinge mais de 10% das pessoas que utilizam o medicamento.

Entretanto, o documento afirma que essa sonolência geralmente possui um caráter moderado e transitório, podendo desaparecer depois de vários dias da continuação do uso de Hixizine.

Ainda assim, a bula alerta que nos casos em que houver efeitos como uma sonolência muito acentuada, secura extrema na boca, tremores ou erupção na pele durante o tratamento com o remédio, o paciente deverá procurar imediatamente o médico.

Portanto, se você perceber que o Hixizine dá sono para você, procure a ajuda do médico, mas não altere a dosagem ou deixe de usar o remédio por conta própria para evitar prejuízos para a sua saúde.

Efeitos colaterais de Hixizine

De acordo com a bula do medicamento, disponibilizada pela Anvisa, Hixizine pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

  • Dificultar o diagnóstico de apendicite e sinais não específicos de toxicidade por overdose de outras substâncias;
  • Mascarar sintomas de distúrbios auditivos com zumbido, tontura ou vertigem;
  • Sedação;
  • Secura na boca;
  • Sintomas gastrointestinais como náusea, vômito, dor de estômago, diarreia ou prisão de ventre;
  • Crises convulsivas;
  • Tremor;
  • Agitação.

Ao experimentar qualquer uma das reações adversas mencionadas acima ou sofrer com algum outro tipo de efeito colateral, o paciente deverá buscar rapidamente a ajuda do médico, mesmo que o sintoma não aparente ser grave.

Isso é importante para confirmar a seriedade da reação, saber se ela não exige algum tratamento específico e saber como proceder a partir de então em relação ao uso de Hixizine.

Contraindicações e cuidados com Hixizine

O medicamento não pode ser utilizado por pessoas que já tenham apresentado hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da sua fórmula, por mulheres que estejam grávidas ou no período de amamentação de seus bebês e por bebês prematuros ou recém-nascidos.

A paciente deve informar ao médico se estiver amamentando ou caso engravide durante ou depois do tratamento.

O remédio deve ser utilizado com cautela por pacientes diabéticos. É preciso que o médico avalie se Hixizine pode ser usado em pessoas com insuficiência renal, insuficiência hepática, epilepsia, glaucoma (aumento da pressão ocular), doença de Parkinson, obstrução da bexiga, hipertrofia prostática e retenção urinária.

Assim, se você sofre com qualquer uma dessas condições, informe ao médico antes de dar início ao tratamento com o medicamento.

No caso dos idosos, o médico deve considerar a necessidade de diminuir a dose do remédio, já que é possível que haja um aumento das reações adversas nesses pacientes. Eles têm mais chance de sofrer com reações como secura na boca e retenção urinária.

Quando esses efeitos ocorrerem, o uso de Hixizine deverá ser descontinuado, conforme a orientação do médico.

O uso do medicamento tem restrições para ocorrer ao mesmo tempo que o tratamento com substâncias depressoras do sistema nervoso central (medicamentos para tratamento de ansiedade, depressão e outros distúrbios psiquiátricos), anticolinérgicos (ex.: atropina, beladona, anisotropina) e álcool.

Portanto, se você faz uso de qualquer uma dessas substâncias ou algum outro tipo de remédio, suplemento ou planta medicinal, informe o médico a respeito disso antes de começar o tratamento com Hixizine para ter certeza que não faz mal utilizar Hixizine e a substância em questão simultaneamente.

O medicamento não pode ser aplicado na pele porque pode provocar sensibilização da pele e dermatite de contato; caso Hixizine entre em contato com a pele, o local afetado deve ser lavado abundantemente com água.

Recomenda-se que a utilização do remédio seja descontinuada 72 horas antes de um teste de reação alérgica na pele, com a orientação do médico, obviamente.

Enquanto estiver tratando-se com Hixizine, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas. As informações são da bula do medicamento.

Atenção

Este artigo serve somente para informar; não pode substituir a prescrição de um médico ou a leitura completa da bula. Portanto, sempre converse com o médico e leia a bula na íntegra antes de começar a usar um medicamento.

Referências adicionais:

http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=12634702016&pIdAnexo=3107555

Você já tinha percebido que o Hixizine dá sono para você? Já reportou esse efeito ao médico que receitou o medicamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*