João Gordo, 60 anos, celebrou o fato de ter perdido 50 kg em um ano e meio de mudança de hábitos. No entanto, o músico admitiu que não está muito feliz com o fato de ter que seguir dieta.
O integrante da banda Ratos de Porão comentou como sua saúde estava sendo afetada antes da perda de peso. “Estava ‘empacotando’ com 170 (kg). Fiz o Rock in Rio de bengala, não conseguia subir escada… 10 sacos de açúcar a menos no lombo faz maior diferença, né?”, analisou em publicação feita no Instagram.
“Tô empacado e de saco cheio de dieta, continuo triste e angustiado, talvez o apocalipse esteja próximo mesmo, para muitos já chegou… Quero tocar, viajar o mundo com o meu filho antes do colapso geral”, entregou.
Por fim, João Gordo anunciou que sairá de férias. “Em uma semana estarei em uma ‘trip‘ completamente insana… Estou pronto. Eu e minha cerveja zero álcool”, concluiu. Saiba mais: João Gordo emagrece 45 kg após trocar o álcool pelo boxe.
Mudança de hábitos
João Gordo precisou mudar os hábitos após passar por uma sequência de problemas sérios de saúde. Devido a uma depressão durante a pandemia, o vocalista e guitarrista desenvolveu quadros como doença pulmonar obstrutiva crônica, que se agravou e o levou a quatro meses de internação na UTI e seis hospitalizações, ao todo.
A morte de seu amigo, Jabá, ex-baixista do Ratos de Porão, aos 60 anos, também serviu como um alerta para João Gordo. Em dezembro do ano passado, o músico começou uma rotina de exercícios físicos, que inclui boxe e outras atividades. Ademais, o cantor passou por uma reeducação alimentar.
“(Foi) Eu chegar ali na frente dele (do caixão), abraçar o Jão (baterista), que é meu companheiro de banda há 42 anos, e falar assim: ‘Cara, quem vai primeiro agora? Eu ou você?’. Acho que esse foi o ponto X, que meu cérebro desgraçado deu um ‘puim’ e eu acho que eu acordei um pouco”, afirmou em entrevista recente ao Viva Bem, do UOL.
Para essa mudança, o artista visita regularmente sua endocrinologista, além de estar em tratamento contra o vício em drogas e obesidade. A profissional que o acompanha, aliás, descreveu a dieta de João Gordo.
“(…) A gente fez um programa de alimentação, uma dieta de baixa caloria, cetogênica, que promove uma perda de peso rápida. Fomos acompanhando com vitaminas, para ele perder peso rapidamente”, listou, também ao site.
Gordo seguiu uma dieta vegana por muitos anos, rica em carboidratos, mas fraca em proteínas, causando inflamação. O cantor aceitou comer ovos e peixe, mas, por não gostar dos alimentos, não se adaptou. Por isso, ele prefere seguir uma dieta pronokal, que prioriza o uso de substitutos alimentares proteicos em forma de sachês.
Na ocasião, a médica celebrou a evolução de João Gordo: “(…) Reduzimos os carboidratos, essa dieta tem menos de 50 g por dia de carboidratos. Ele melhorou os hábitos, come bastante verdura e teve um equilíbrio no padrão alimentar”.
“Além disso, parar de beber foi uma decisão dele. Como é um gatilho para ele, até para usar droga, tem sido super favorável”, acrescentou. Veja também: O que acontece quando você corta as bebidas alcoólicas por um mês.